17 de nov. de 2015

DONA CONCEIÇÃO

Sempre ocupamos este espaço para fazer homenagens. Homenagens a grandes homens, grandes e importantes criadores. Mas hoje vou fazer uma homenagem a uma mulher pequena. Uma mulher singela, discreta, sorridente e que poderia passar despercebida se não fosse sua história de grande ser humano.
Trata-se de dona Conceição, lá da Fazenda São Bento, morada do gir JFR. Maria da Conceição de Sá, que tem seu nome gravado na Marca JFR (João Feliciano Ribeiro), não por que é a esposa do lendário Seo João, mas por que foi seu companheiro em grande parte da vida de ambos. Foi uma verdadeira mulher forte, destas que faz qualquer feminista arrepiar, destas que viveu nos tempos difíceis de um Brasil rural distante, sem estradas, sem água tratada, sem energia elétrica e sem supermercado.
Sempre ao lado do marido, com persistência e muito trabalho, fizeram história na raça gir. Maria da Conceição e João Feliciano tiveram apenas um casal de filhos. João Feliciano faleceu em 2006, e hoje sua pequenina esposa completa 92 anos de vida. Maria da Conceição se preparou para a velhice dando muito carinho aos filhos e, por isso, sempre recebeu e recebe muito carinho e atenção dos filhos. Um deles, Onofre Ribeiro, é reconhecido internacionalmente como um grande criador da raça, mas mesmo no glamour da fama e do prestígio que o gir lhe trouxe, nunca se esqueceu da mãezinha. Por varias e inúmeras vezes cancelou sua participação em grandes eventos da raça para cuidar, ou ficar na companhia da mãe, um exemplo raro nos dias de hoje.
Então, na verdade, essa homenagem será para, primeiro, a aniversariante, depois para o marido da aniversariante e depois para o filho da aniversariante. Um abraço para a família Ribeiro.
(Rosimar Silva)

Nenhum comentário: