27 de jul. de 2015

VISITA À PROVA DE LEITE

Nesse sábado, dia 25 de julho, passei a manhã na Fazenda Experimental da UNIPC, em Bom Despacho (MG), onde acontece a 3ª prova de leite de novilhas gir leiteiro, executada em parceria entre a Unipac e a Amcgil - Associação Mineira dos Criadores de Gir Leiteiro.
O trabalho realizado pelo professor Fabiano Junqueiro (no centro da foto) é muito bom. A fazenda está toda organizada e replica uma situação real da maioria das fazendas brasileira de produção de leite.
Foi gratificante conhecer as instalações, o manejo, os animais (um por um), perceber o cuidado da fazenda escola com o projeto. O 3º grupo está no final e no mês que vem já começa o 4º grupo, que deverá ser bem melhor, haja vista que os principais problemas possíveis a equipe do professor Fabiano enfrentou nesse 3º grupo.
Parabéns também a Amcgil, cujo presidente é Luciano Ferraz (à direita na foto) pioneira em Prova de leite de gir no Brasil, que luta, com o apoio dos seus associados, para manter funcionando este projeto. A história haverá de reconhecer a importância desse trabalho para o gir nacional. É importante que todos que podem participar (com animais, apoiando, patrocinando, colaborando) com o projeto devem fazê-lo. Os resultados desse trabalho é um bem coletivo, uma conquista da raça, e uma forma de garantir que realmente a raça gir seja verdadeiramente leiteira e sustentável.

Rosimar Silva - Editor das mídias Girbrasil

Nenhum comentário: