12 de out. de 2007

CTZL - Centro de Transferência de Tecnologias de Raças Zebuínas

Goiânia (GO) - O Centro de Transferência de Tecnologias de Raças Zebuínas com Aptidão Leiteira (CTZL), área de 194 hectares localizada na Rodovia BR 060, no Gama (DF), a 50 km da Esplanada dos Ministérios, será inaugurado dia sete de novembro de 2007. O presidente do Conselho Técnico Administrativo do CTZL é o pesquisador da Embrapa Cerrados, Moacir Saueressig.
O chefe-geral da Embrapa Cerrados, Roberto Teixeira Alves, destaca que o projeto do CTZL é "um bom exemplo de integração de órgãos federais, distritais e iniciativa privada". A criação do CTZL, orçada em 11,6 milhões, recebeu o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Ciência e Tecnologia, Emater-DF, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e Associações de Criadores de Raças Zebuínas Leiteiras (Gir, Guzerá, Indubrasil e Sindi).

"A razão de apoiar é que o projeto beneficia a inclusão social através da difusão de tecnologias", salienta Aniceto Weber. O CTZL fica na Fazenda Tamanduá, local que servia de base para o Sistema de Produção de Leite da Embrapa.

CTZL oferecerá cursos, palestras e dias de campo voltados para agricultores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, representantes de cooperativas e associações de produtores. "Acreditamos até que iremos receber profissionais de toda a América Latina",

Prova de Produção de Leite

Segundo Paulo Horta, criador de Gir em Brasília e um dos lutadores para a concretização do CTZL, a primeira ação será a I PROVA NACIONAL DE PRODUÇÃO DE LEITE, abrangendo fêmeas registradas Gir (PO ou LA), primíparas, até os 42 meses de idade, sob o mesmo manejo e com igual alimentação. NÃO HÁ EXIGÊNCIA DE LACTAÇÃO CONTROLADA OFICIALMENTE DAS MÃES. Segundo ele “queremos estimular a identificação de novas linhagens leiteiras, fugindo da evidente endogamia, hoje tão presente.” Basta ser GIR registrada pela ABCZ.

Paulo Horta diz que as "novilhas" prenhes deverão estar na Fazenda a partir de 01.5.08; as parições deverão estar programadas para 01.07.08 a 30.8.08; o manejo será: pastejo rotacionado com suplementação de concentrado. Durante a seca será fornecido feno e silagem de milho. Não serão usados hormônios.

Nenhum comentário: