25 de ago. de 2009

San Cristobal, Mexico



Catedral de San Cristobal, cidade fundada pelos espanhois em 1546, no Estado de Chiapas.






San Cristobal de las casas (México) – Informo aos visitantes de Girbrasil que me encontro no México e em função de uma agenda de viagens e visitas não há tempo disponível para atualização do blog. Informo também que tudo esta sendo documentado para posterior publicação. Hoje, 25 de agosto, estamos em San Cristobal, bem ao centro do Estado de Chiapas. Saímos ontem de Palenque e depois de mais de sete horas de carro atravessamos a região de selva do México, onde estão algumas reservas indígenas.

De San Cristobal vamos para o litoral do pacifico, viagem que deve durar mais de 6 horas. Em breve publicaremos as informações sobre o resultado do congresso internacional de gir e o resultado geral da exposição nacional de gir de palenque. Cabe informar que a grande campeã e o grande campeão foram animais filhos de touros um único touro brasileiro. O Jurado foi Marcelo Mirando, jurado oficial da Abcz, de Salvador, Bahia.

III Congresso
Goiânia foi confirmada em Palenque como sede do III Congresso Internacional de Criadores de Gir em 2010. A proposta da Girgoias foi aceita e a AMCC – Associação Mexicana de Criadores de Cebu confirmou a indicação e o apoio para a realização do Evento no Estado de Goiás.

21 de ago. de 2009

Congresso de Gir



Foto: Girbrasil
A abertura oficial do Congresso foi no parque de exposições de Palenque, na presença do governador do Estado de Chiapas e do Presidente a AMCC – Associação Mexicana de Criadores Cebu, promotora do Evento. Também aconteceu um desfile das roupas tradicionais da região. O almoço foi churrasco com tordilha. Tudo recheado com um calor de quase 40 graus.


Palenque (México) – O Congresso Internacional de Criadores de Gir de Palenque, no Estado de Chiapas, no Mexico, acontece no Hotel Villa Mercedes e terá seu encerramento hoje, com o fim das palestras. Ontem, dia 20, quinta-feira, aconteceu a abertura do congresso no parque de exposições da cidade com a presença do governador Juan Sabines Guerrero, que prestigiou o evento e a exposição nacional.


Segundo informações locais, havia muitos anos que uma autoridade nacional não comparecia a uma exposição de gado. O governador aproveitou para lançar um projeto do governo que prevê a produção de 10 mil embriões de gir com holandês e pardo suíço com holandês. Um projeto ousado para alavancar a produção de leite no Estado de Chiapas. A idéia do governador e fazer desse projeto um modelo para ser estendido para todo o México.


O Congresso
O congresso está bastante prestigiado, com mais de 400 participantes, entre criadores de gir, produtores de leite, estudantes, técnicos e criadores de outras Raças interessados em saber mais sobre o gir, principalmente os criadores de Brahma, a principal raça do país.


No primeiro dia ocorreram as palestras de Cardenas Solorzano, prestigiado criador e ex-político nacional do México, que falou sobre a situação social e econômica do México e sua relação com a pecuária de leite. Também falaram João Cruz Reis Filho, representante do Ministério da Agricultura do Brasil; e Emilio Maio, ex-presidente da Associação goiana dos Criadores de gir. Hoje será a vez de Jose Neto, presidente da Assogir, Rosimar Silva, que falara sobre o teste de progênie nascido no Estado de Goiás e Ivan Ledic, Diretor Técnico da Assogir.


O gir
As discussões no dia de ontem demonstrou o interesse crescente do México e outros países latinos pela Raça gir; a procura por um animal adaptável ao clima tropical da região, com produção a pasto. Também foi discutida exaustivamente as chamadas barreiras econômicas e sanitárias que impedem a entrada legal de material genética aqui no México. O congresso deve aprovar uma carta pedindo o fim das barreiras entre Brasil e México.

18 de ago. de 2009

Pé na estrada: México

Foto: Arquivo Girbrasil

Rosimar Silva e Jaime Mantecón Alvarez, pai de Jaime Dario Mantecón, um dos maiores criadores de gir do México, usuários da genética brasileira e incentivadores do crescimento da raça naquele país.



Goiânia (GO) – Rosimar Silva, presidente da Associação Goiana dos Criadores de Gir, embarca agora à noite para São Paulo e de lá para a cidade de Palenque, no México, onde participará da Exposição Nacional de Gir e do II Congresso Internacional de Criadores de Gir, que acontece até o dia 23 de agosto.

Rosimar participará do Congresso de criadores de Gir como conferencista sobre o teste de progênie Girgoiás/Assogir/Embrapa. Depois do Congresso, Rosimar pegará a estrada e visitará várias fazendas mexicanas em diversas regiões do país até o dia 30 de agosto. O guia do presidente será o criador mexicano Jaime Dario Mantecón, que é sócio de Rosimar Silva em alguns animais aqui no Brasil.

Além da conferência e das visitas às propriedades do México, Rosimar candidatará a cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás, como sede do III Congresso Internacional de Criadores de Gir em maio de 2010. Também está previsto uma rodada de conversações com criadores de vários paises latinos para a criação de uma “articulão Latino Americana de Gir”, que segundo Rosimar, será uma oportunidade de unir os paises produtores de genética leiteira de Gir com vistas a expandir o mercado internacional lutando para quebrar as barreiras sanitárias impostas, principalmente, pelos Estados Unidos?”.

O Panamá é o único país da América Central que pode imprtar material genético e animais do Brasil. “Com o crescimento da raça em nível mundial, o Brasil precisa estar atendo aos novos mercados e começar logo uma articulação com outros criadores também interessados nesse intercâmbio, que poderá ser para outros fins, como troca de experiência e etc.”.

Teste de progênie
Rosimar Silva informa que o 5º grupo do teste de progênie Girgoiás/Assogir/Embrapa já foi escolhido e em breve os touros irão para as centrais coletar e congelar sêmen. “Vamos para o México falar um pouco da nossa experiência em montar um programa de melhoramento genético com vistas a testar novas linhagens de Gir, principalmente aquelas que ainda não foram testadas e comprovadas”.

Segundo Rosimar Silva, “é sabido que o Gir leiteiro brasileiro sofre com o problema da consaguidade e não podemos permitir o comprometimento da sustentabilidade da raça em função dos interesses econômicos, do ganho rápido. Precisamos do comprometimento dos criadores e selecionadores brasileiros em não permitir que a endogamia comprometo os avanços da raça até agora, por isso o teste de progênie nascido em Goiás é importante, pois tem o compromisso com a perpetuação da raça, com a ampliação da base genética do Gir nacional e com a qualidade racial do Gir”, finaliza.



1º Bateria de touros com apenas 6 touros. Neste ano foram 30 inscrições e 15 escolhidos. O criador brasileiro está cada vez mais consciente da importância de se provar novas linhagens da raça.


17 de ago. de 2009

Leilão e exposição homologada da Raça Gir Leiteiro no Espírito Santo



Foto: Arquivo Girbrasil

Prenhez sexada de fêmea:
Detentora Kubera (foto) X Vaidoso da Silvânia. Detentora (Rajkot de Brasília X C.A Organista (Graduado de Bras. X C.A Graxeta) tem lactação de 7.081 Kg/ 224 dias (Aberta), média 31.60 Kg, projeção para mais de 10.000 Kg, será ofertada por Elio Virgínio Pimentel, durante o leilão Nova Geração.







Carapina (ES) – A exposição de Gir leiteiro no Espírito Santo começa amanhã, 18 a 23 de agosto, de 9 da manhã às 10 da noite, no Centro de Eventos Floriano Varejão, em Carapina, na Serra, Estado do Espírito Santo. A veterinária responsável: Drª Aline Carlette Zóboli.

Pela primeira vez no Espírito Santo acontecerá a Exposição Homologada pela Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro.

Segundo Elio Pimentel, criador de Girolando e Gir e um dos promotores do Leilão Nova Geração, “a homologação aumenta a força e a credibilidade da raça e capacita a Granexpoes para o ranqueamento nos próximos anos”

Segundo Elio, grandes criadores são esperados na pista de julgamento e concurso leiteiro da raça no evento deste ano.

Os interessados em adquirir animais durante a feira também contarão com financiamentos com condições especiais, seja por aquisição nos leilões ou diretamente com os expositores. Os financiamentos serão oferecidos pelos bancos parceiros do evento, como Banco do Brasil e Banestes.

O evento é uma promoção do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio do Sistema Secretaria da Agricultura Estadual do Espírito Santo/INCAPER/IDAF/CEASA, com realização da Extrema Eventos em parceria com o Projeto Águas do Rio Doce.


Agenda do Gir Leiteiro na Granexpoes 2009

19 de agosto (quarta-feira)
6h, 14h e 21h - ordenha
Local: Pavilhão Concurso Leiteiro

20 agosto (quinta-feira)

6h, 14h e 21h - ordenha
Local: Pavilhão Concurso Leiteiro

14h às 18h - Julgamento

Dia: 21 de agosto (sexta-feira)

06h00 - ordenha
Local: Pavilhão Concurso Leiteiro

14h00 - Resultado final e premiação
Local: Pavilhão Concurso Leiteiro

20:h30 min. -3º Leilão Nova Geração – Transmissão Agrocanal
Local: Tattersal José Moraes



Lactações da Café Velho



Fotos: Arquivo Girbrasil/Café Velho
Descrita S. Humberto
(CA Paladino X Observada S. Humberto)
Produziu nas duas últimas pesagens oficiais na fazenda Café Velho 45,9 e 52,4 kg, respectivamente.







Cravinhos (SP) – Recentemente Girbrasil noticiou aqui que uma vaca do rebanho leiteiro de José Luiz Junqueira Barros, da Fazenda Café Velho, em Cravinhos, no Estado de São Paulo, havia produzido mais de 52 quilos de leite, em um único dia, em 3 ordenhas. Isso em controle leiteiro oficial, na presença do controlador credenciado pela ABCZ.

Houve uma repercussão muito grande. Vários e-mails e telefonemas para saber se isso era verdade, porque José Luiz não pertence à lista dos tradicionais criadores de Gir Leiteiro e foi, sem dúvidas, uma grande novidade.

Hoje, Bi, como é conhecido, enviou uma relação com as ultimas pesagens de 6 vacas e algumas fotos dessas vacas. Dessas vacas em controle leiteiro, duas são POI (Puro de Origem Importada).


Veja abaixo as últimas duas pesagens das seguintes vacas:










Bassra da SJ (Mahadnama da SJ X Macedônia da SJ) 33,6 e 31,9 kg
















Joaima GVT (Caramucho X Poanchitinha) 23,60 e 24,78 kg
















Pirraça (TAcaré ZS X Quicama ZS) 39,5 e 32,84 kg















Mangueira Poi (Fidalgo da Esmeralda – Kassudi da Lagoa - X Bhama da Esmeralda) 29,0 e 29,96 kg















Nantanga (Faceira da Esmeralda X Prema 369 da AS) 24,60 e 24,66 kg



16 de ago. de 2009

Girbrasil e CanalDeLance


Olá Rosimar,

O Rio de Janeiro mais uma vez foi o palco de um belíssimo leilão da Raça Gir Leiteiro. Nesta oportunidade o grupo formado por Felipe Picciani, Tico Cardoso e o ator Murílo Benício receberam criadores do todo Brasil na Nuth Lounge, uma das mais movimentadas boates do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca.

A marca do grupo AgroCopa, segundo Tico Cardoso, se deu pelo fato de serem os 3 cariocas e ter surgido a idéia durante um leilão da Monte Verde no Copacabana Palace. E a TV Girbarsil com o CanalDeLance.com estiveram lá com Programa PréLance, trazendo ao vivo, A Palavra dos Criadores para o Brasil e o Mundo.

A iniciativa foi muito elogiada por todos e criadores de peso do cenário Nacional que falaram diretamente para os nossos Netespectadores, assim como "o pessoal do outro lado" como a apresentadora Paula Santana, do “Pecuária TV”, que abriu os trabalhos com sua beleza e simpatia, o apresentador Grego, também do Canal Rural e o pisteiro Silvinho, que falou a todos do profissionalismo da categoria.

Jorge, Felipe e Leonardo Picciani, da Monte Verde, Tico Cardoso, Murílo Benício, Elio Virgino Pimentel (ES), José Antônio Lino (RJ), Fernando Fiuza Diz (RJ), os casais Cristino Áureo e Cláudia (Secretário de Agricultura - RJ) e Janine Borges e Luiz Evandro Aguiar (MilkCenter - MG), Maria Tereza Lemos Calil e sua sobrinha (SP), Demétrius Mesquita (DF), Henrique Figueira, Rafael Coutinho, da Central Santa Edwiges(RJ), Paulo César Barreira(MG) foram entrevistados pelo PreLance.

Muitos mais convidados poderiam ter estado conosco, mas o leilão iniciou e os lances começaram. Foram R$ 1,5 milhão em vendas e uma média expressiva de R$ 40 mil por lote. Lembrando que a Monte Verde e o Grupo Agrocopa já estão com os preparativos para iniciarem a comercialização virtual de prenhezes no CanalDeLance.com e divulgação pelo blog GirBrasil. No início da semana vocês já poderão assistir a reprise do Programa PréLance da TV Gir Brasil no CanalDeLance.com.

Flávio Birman
CanalDeLance.com
Rio de Janeiro



Congresso Internacional de Criadores de Gir



Palenque (MX)
– Ivan Ledic e João Cruz Reis Filho já estão no México para participarem como conferencistas do II Congresso Mundial de Criadores de Gir. Ivan foi no dia 12 direto para Cancun. Só no dia 18 ele irá para Palenque, sede do congresso. João Cruz, da Fazenda Sumaúma, embarcou hoje (16 – domingo) para Palenque.

João, além de ser um excelente criador de Gir, é um importante pesquisador da raça, além de prestar serviços no Ministério da Agricultura, em Brasília. É dele a tese de mestrado “Endogamia da raça Gir”, um importante estudo sobre a consaguinidade na raça, um problema que já gera preocupações nos verdadeiros selecionadores de Gir no Brasil.

Viagem
Dia 18 embarcam para o México Rosimar Silva, presidente da Associação Goiana dos Criadores de Gir; Emilio da Maia de Castro, ex-presidente da Associação Goiana dos Craidores de Gir; José Sab Neto, presidente da Assogir e Marcelo Miranda, jurado oficial da Abcz, responsável pelo julgamento do Gir na Exposição Nacional de Gir do México, no próximo fim de semana. Rosimar, Emilio e José Neto, também serão conferencista no Congresso Internacional.

15 de ago. de 2009

Adriana Bombom no leilão de Gir


Foto: Divulgação

Adriana Bombom, a bela gata do Carnaval Carioca, foi a celebridade presente ao 1º Leilão Agrocopa, dos criadores Tico, Felipe e Murilo Benício, que faturou R$ 1 milhão e 500 mil, com média de R$ 40 mil.







Rio de Janeiro (RJ) – Anderson Blanco acaba (23:15) de comprar 50%, por R$ 150 mil, de uma filha da vaca Moda F. Mutum, Ecologia TE F. Mutum, do trio Tico Cardoso, Felipe Picciani e Maurício Benício, durante o leilão Agrocopa, na cidade maravilhosa.

O leilão Agrocopa está mostrando que as ofertas de alto valor agregado do Gir leiteiro ainda está aquecida.

Fábio, criador em Goiás, vendeu por R$ 40 mil uma prenhez da sua principal vaca, Ilhabela II Fan com Nobre da Cal. Fábio André é o criador de Gir padrão mais premiado da Expozebu em mais de 30 anos consecutivos como expositor.

A vaca Moda TE Mutum, mão de Taça, campeã Expozebu 2008, foi vendida no leilão Gir Mania, em Salvador, por R$ 240 mil. Os seus compradores venderam uma prenhez dela com Teatro no Agrocopa por R$ 46 mil. Veja bem o que representa investir no Gir leiteiro: com esse valor da prenhez, os investidores vão precisar de pouco mais 5 prenhezes para pagar o valor investido na vaca.

Adriana Bombom
O 1º Agrocopa, além de apresentar vários animais de grife, com alto valor agregado, caras e raras, levou para o recinto da boate uma espectadora de tirar o fôlego: Adriana Bombom (foto).

Adriana Bombom, ou Adriana Soares, nasceu no Rio de Janeiro no dia 8 de janeiro de 1974. Ela trabalhou como dançarina ao lado do You Can Dance e das paquitas na época do Planeta Xuxa e lançou um single com três canções que cantava nos intervalos do programa, quando a Xuxa tinha turnê. As canções eram Dança da Bombom e Bom Apetite, que Gabriel o Pensador fez para ela.

Na televisão, fez participações no programa A Turma do Didi, no Zorra Total e em Sob Nova Direção, todos da Rede Globo. Na Band, Adriana Bombom fez reportagens para programas como o de Leonor Corrêa e o de Leão Lobo. Em 2006 passou a apresentar o programa de variedades Bom Demais, na Rede Record do Rio.

No cinema, participou de quatro longa-metragens, entre eles Xuxa Requebra, de 1999 e Xuxa Popstar, de 2000; e foi protagonista de dois curtas, entre eles A Incrível História da Mulher que Mudou de Cor, de 2004. Em 2008, voltou a tela da TV Bandeirantes para interpretar a senhorita Ana Balanço, do humorístico Uma Escolinha Muito Louca. É casada com o sambista Dudu Nobre e tem duas filhas.

Adriana Bombom no Paparazzo (clique aqui e veja as fotos), a bela morena de olhos verdes e bumbum durinho está no ensaio sensual do Paparazzo, ela está muito sexy neste ensaio, a gata que é rainha do carnaval, apresenta suas belas formas e musculatura definida, que a gata consegue através de muita malhação, está sempre na mídia e agora está namorando a raça Gir. Será mais uma celebridade a entrar na raça?

http://www.depositonaweb.com.br/wp-content/uploads/fantasma.gif

Cadê o fantasma?
No sábado não tem fantasma no Canal Rural? Não tem Medalhão persa? Medalhão tem, mas o leilão não saiu do ar, ultrapassou a batida da meia noite sem sair do ar. Ufa!!! Que beleza.

O que aconteceu? Os apelos de Girbrasil foram ouvidos? A meia noite e 24 minutos o Medalhão persa entrou no Ar. A apresentadora se desculpou pelo atraso. Será que foi a força dos promotores? Seja o que for: se foi mudança de contrato; pedido dos promotores, ou da leiloeira, o importante é que o fantasminha não apareceu hoje . Vamos ver os próximos leilões.

Antes de bater o martelo do penúltimo lance, Felipe Picciani pegou o microfone e deu o seguinte aviso: "na hora que acabar o leilão ninguém vai embora, vamos tirar as cadeiras e isso aqui vai rolar a mais festa". Afinal de contas eles estavam na boate Nuth Lounge. Pena que o Canal Rural não transmitiu a festa.

Mas a noite merecia mesmo uma festa, pois o faturamento foi, segundo a Programa leilões, de R$ 1 milhão e 500 mil, com média de R$ 40 mil. Parabéns ao Agrocopa, já nasceu rico.








Ecologia TE F. Mutum,
comprada por Anderson Blanco por R$ 150 mil. Ecologia é filha de Moda F. Mutum.

Tosta FIV Gavião



Olá Rosimar,

Pelo que tenho visto no Girbrasil, as coisas estão cada vez melhores, e isso nos anima muito. Pois, à medida que vemos as noticias no blog sobre novos criadores e novos animais conquistando lugar de destaque no cenário nacional é um sinal claro, de que a raça está crescendo.

Nos da Fazenda Mato Dentro temos orgulho de dizer que estivemos e estamos com o Girbrasil e com a raça gir desde o começo, que foi difícil até esse momento de crescimento da raça.

Porém, também nos preocupamos com o futuro da raça, que deve construir uma base sólida para evitar possíveis quedas de mercado. Um fato que nos mostrou essa crescente evolução do gir, foi a presença de animais gir na 45ª Expovale, em Ponte Nova (MG).

A região de Ponte Nova é umas das primeiras a abrigar alguns dos principais criatórios de gir do Brasil. Porém muitos deles se perderam no esquecimento, ou acabaram pela crise a qual a raça gir passou. Alguns criadores se mantiveram fiéis a raça, e ainda permanecem pouco conhecidos no cenário nacional.

Entre eles gostaria de destacar o rebanho do senhor Ricardo Almeida (Piedade de Ponte Nova-MG), gado herdado do seu pai, e atua como fazenda colaboradora deste o inicio do programa de melhoramento genético do gir leiteiro.

Dentre outros em que a visita em seus criatórios é uma aula de gir. E com este aprendizado, nos da Fazenda Mato Dentro já começamos a colher os frutos dessa caminhada pela raça. Conseguimos o campeonato bezerra, e o reservado campeão macho jovem. Tosta FIV Gavião (foto acima), que foi campeã bezerra na 45ª Expovale. Animal cria do Dr. Carlos Caldeira Brant, um dos maiores conhecedores e incentivadores da raça gir, que soube muito bem fazer este acasalamento, gerando Tosta Fiv Gavião. Uma pintura de bezerra, que ainda mostrará seu potencial em outras pistas pelo Brasil.

Assim, como o Girbrasil, a fazenda Mato Dentro quer ganhar o Brasil com seus animais, após construir está base sólida. Isso só foi possível após conhecer rebanhos como o Santa Cruz, Maravilha, Gavião, Calciolândia, Brasília, Urbano, Eva..etc. As pessoas que ajudaram a construir o gir possuem o bem mais precioso de todos: o conhecimento. Algo que o verdadeiro selecionador sabe e busca cada vez mais. Temos hoje o blog Girbrasil, que é o maior informativo da raça gir. Sendo um parceiro muito importante, para informar e instruir o criador

Um abraço a você Rosimar e aos amigos giristas.




Dr. Rafael Bastos Teixeira
Doutorando Genética e Melhoramento Animal - UFV
Professor Instituto Federal Minas Gerais - Campus Bambuí
Fazenda Mato Dentro - Gir Leiteiro –Viçosa - MG



3º Leilão Nova Geração, Vitória (ES)



Vitória (ES) – As Fazendas São Francisco, Jabaquara, São José e Fazenda Santo Antônio, vão realizar o 3º Leilão Nova Geração, dia 21 de agosto, sexta-feira, as 20:30h, no Centro de Eventos Floriano Varejão, durante a Granespos 2009 – A exposição Estadual do Estado do Espírito Santo, em Vitória, com transmissão pelo Agrocanal.

Além dos promotores, venderão também neste leilão Fazenda Acalanto Fernando Fiúza Diz, Fazenda Calciolândia, Fazenda Brasília, Fazenda Monte Verde, Geraldo Borges e contabrás Agropecuária, Marcelo Rezende Queiroz, Maria Tereza Calil, Miller Cresta e José Coelho Vitor e Ouro Fino Agronegócio.




Vaca gir produz mais de 52 kg de leite em um dia

Fotos: Rosimar Silva

14 de ago. de 2009

Cenoura da Mackllani

Bom dia Amigo Rosimar,


Segue informação para divulgar no seu blog. Sou criador de gir ha 6 anos na cidade de Santa Bárbara-MG, e participamos na semana passada da exposição de Itabira - MG, Expoita 2009, onde levamos 13 animais da raça gir e ganhamos 6 primeiros lugares, anexo foto da novilha Cenoura da Mackllani, que foi na semana passada Grande campeã da raça Gir.


Cenoura é filha da Ilda do Gavião que vai a Radar com Meteoro de Brasília. Está recém parida, com 27 meses, com 18 kg leite dia. O juiz foi o Sr. Clarindo, juiz da ABCZ.


Colocamos à disposição para mais informações.


Abraço,



Renato Fonseca
www.fazmackllani.com.br

"32.080 Kg aos 103 dias de parida (2ª cria)"



Prezado comandante do GIRBRASIL,


Informo-lhe que a POLINA (Gálaxy X Vanguarda TE): "o úbere n. 1 do Brasil", não decepcionou na Exposição de Sete Lagoas (MG) no último fim de semana.

Confirmou o resultado da Megaleite 2009 e ganhou o título de melhor úbere no torneiro (que você já havia noticiado) e na pista. Foi também a terceira colocada no torneiro leiteiro, com produção média de 32.080 Kg aos 103 dias de parida (2ª cria).

Colocarei prenhes dela com o Vaidoso da Silvânia no 1º GIRVERSÁRIO, dia 26.09.09, onde sua presença e dos amigos do Gir será imprescindível.

Grande abraço.

Luciano Ferraz
GIR LEITEIRO GIROESTE

13 de ago. de 2009

Resultado da exposição de Paracatu (MG)



Foto: Arquivo Fazenda Santa Terezinha

Luciano Conceição recebe premiação de Setiba II FIV, em Paracatu (MG)








Brasília (DF) – O condomínio Setiba, formado pelos criadores Luciano Conceição, José Mário Abdo, Jaymilton Gusmãoe Ângelo Lucciola, proprietários de Setiba II Fiv (foto), filha de Setiba com Sansão, estão satisfeito com o mega investimento na aquisição do embrião na Expozebu 2008.

Setiba II foi premiada com o título de Campeã Novilha Menor da Exposição de Paracatu, em Minas Gerais. Segundo Luciano Conceição, “ pista em Paracatu não estava “mole”, super disputada, com as participações de criatórios consagrados no país, como Mutum e Palma”.

Resultado dos grandes campeonatos de Fêmeas e Machos:


Grande Campeã
Florida Te F. Mutum
Modelo Te da Bras. X Imperatriz F. Mutum
Expositor: Léo Machado Ferreira - Faz. Mutum - Alexânia - GO

Reservada Grande Campeã
Piracema Te Poções
Radar dos Poções X Violeta dos Poções
Expositor: Geraldo de Carvalho Borges - Haras Paraíso - Brasília - DF

Grande Campeão
Abidé da B. Pastor
Bem Feitor Raposo X Arandela Te Kubera
Expositor: Agrop. Bom Pastor Ltda - Faz. Salobo - Vazante - MG

Reservado Grande Campeão
Pantaneiro Fiv Palma
Bem Feitor Raposo X Arandela Te Kubera
Expositor: Fazenda Palma - Luziânia - GO

Resultado do Concurso leiteiro:

O julgamento de melhor úbere para Piracema, de Geraldo Borges, foi feito por Fábio Miziara e a responsável técnica pela torneio leiteiro foi Ranielly da Silva Maciel, técnica da Abcgil.


Pontuação:
Melhor Expositor de Paracatu 2009:
1 º - Léo Machado Ferreira 674,00
2 º - Joaquim Domingos Roriz 488,00
3 º - Ricardo Alves da Conceição 388,00
4 º - Geraldo de Carvalho Borges 379,00
5 º - Célio Teodoro da Silva 352,00
6 º - Agrop. Bom Pastor Ltda 336,00
7 º - Antônio Pires Maciel 180,00
8 º - Jeferson Mendes do Nascimento 168,00
9 º - Antonio A. Araújo / Haroldo V. Valadão 144,00
10 º - Cristiano Lucio Costa Censoni 114,00
11 º - Luis Fernando Rabelo Barros 108,00
12 º - João Domingues Gomes Dos Santos 84,00
13 º - Rodrigo César Neiva Borges 17,00
14 º - Hélio Macedo de Queiroz 16,00

Melhor Criador de Paracatu 2009:
1 º - Léo Machado Ferreira 726,00
2 º - Celio Teodoro da Silva 528,00
3 º - Joaquim Domingos Roriz 456,00
4 º - Agrop. Bom Pastor Ltda 336,00
5 º - Agropast.dos Poções E Part .Ltda 270,00
6 º - Ricardo Alves da Conceição 268,00
7 º - Antônio da Aparecida Araújo 144,00
8 º - Ângelus Cruz Figueira 116,00
9 º - Gabriel Donato de Andrade 104,00
10 º - João Feliciano Ribeiro 100,00
11 º - Luis Fernando Rabelo Barros 68,00
12 º Marcelo Costa Censoni / Out. Cond 64,00
13 º Léo Machado Ferreira 56,00
14 º José Eduardo Costa Mancini 50,00
15 º Jeferson Mendes do Nascimento 40,00
Felipe Miguel Roncaratti Curi 40,00
16 º Jorge Cordeiro de Souza 20,00
17 º Faz. Brasília Agropecuária Ltda 12,00
Dilson de Cordeiro Menezes 12,00
18 º Geraldo de Carvalho Borges 5,00
Rodrigo César Neiva Borges 5,00
Fonte: Abcgil










Piracema, campeã do Torneio Leiteiro, com produção média de 28,519 quilos de leite, ela pertence aos criadores Geraldo Borges e Leonardo Carvalhaes

O “fantasma” só aparece para quem o convidou

http://www.depositonaweb.com.br/wp-content/uploads/fantasma.gif


Prezado Prefeito do Gir,


Eu fui um dos muitos prejudicados por esse tal “fantasma da meia noite”, do Canal Rural. Acho que as leiloeiras precisam definir tempo máximo para a venda de cada animal. Senão, muitos vendedores ficam prejudicados. Alguma coisa tem que ser feita. É um desrespeito para vendedores e compradores. Você já pensou ficar até a meia noite acordado esperando o lote do seu interesse e, de repente, o leilão saí do ar, você fica sem ação e para não perder a motivação é obrigado a dar lance em lotes de “tapetes”.

No leilão “Minas Gerais” eu vendi um animal pela metade do preço que tinha no curral. Pois não tinha mais canal e comprador “morreu de rir”, ao se beneficiar por essa concorrência do Canal. Não defendi e jamais defenderei um animal em leilão. No caso do leilão “Minas Gerais”, o organizador do leilão é o homem mais correto e educado que já conheci na vida: o dr. Tomaz de Aquino, da fazenda Grotadas, seria um desrespeito ao esforço dele, que ficou tão chateado quanto eu.

O pior dessa coisa é que a gente paga o canal do mesmo jeito. No leilão que fiz junto com amigos na Megaleite 2009, tomamos a decisão de que os organizadores poderiam até ser prejudicados, mas os convidados não.

Assim, o “fantasma” só aparece para quem o convidou!





Roney Quirino

Fazenda Rayputana

Making Off do Agrocopa pela TV Girbrasil

Foto: Rosimar Silva
Antônio Henrique, do CanalDeLance, comandanto a TV Girbrasil durante o IV Jasdan, em Minas, no mês de junho de 2009.







Rio de Janeiro (RJ) - No próximo dia 15 de Agosto o CanalDeLance.com e o Girbrasil estarão transmitindo ao vivo e trazendo aos seus netespectadores A Palavra do Criador no Making Off do Leilão Agrocopa Gir Leiteiro, diretamente da boate Nuth Lounge, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

O leilão é uma realização do grupo formado por Felipe Picciani, Tico Cardoso e Murílio Benício e contará com a participação de diversos outros criadores de peso no cenário nacional.

Trata-se de uma transmissão em caráter experimental e com a finalidade de formatar a TV Girbrasil, projeto que vem sendo elaborado já há algum tempo por Rosimar Silva, de Girbrasil, Antônio Henrique e Flávio Birman, do CanalDeLance.

Essa será a 2ª transmissão. A primeira foi durante o IV Jasdan, em Paraopeba, no Estado de Minas Gerais, no grande evento de Onofre Vieira.

Você assistirá a TV Girbrasil no endereço: www.canaldelance.com

12 de ago. de 2009

Rara X Uaçaí no Agrocopa, dia 15 de agosto


Fotos: arquivo Fazenda Figueira
Henrique Figueira ofertará uma prenhez de Rara (foto) no leilão Agrocopa, di 15 de agosto, no Rio de Janeiro.






Uberaba (MG) – Henrique Figueira, da Fazenda Figueira, ofertará uma prenhes sexada de fêmea de Rara Alto Estiva com Uaçai Jaguar no 1º leilão Agrocopa, dia 15 de agosto, na cidade do Rio de Janeiro.

Rara honra o nome por ser, realmente, um animal raro. Segundo Henrique Figueira, “Rara está com lactação em aberto e deverá ultrapassar os 6 mil quilos de leite, podendo chegar a 7 mil”.

Títulos
A progênie de mãe da Rara foi campeã em Franca (SP) 2009, Passos MG) 2009 e premiada na Expozebu 2009 e Megaleite 2009. FIGO (foto) Poema FIV (Rara x Paraiso Cajú) foi Reservado Campeão Bezerro na Expozebu, Megaleite, Franca e Passos todas em 2009.

A Loma FIV DP (Rara x Sansão) foi destaque absoluto de preço do Leilão Puro de Origem, na Expozebu 2009, quando foi vendida por R$ 60 mil.

Segundo Henrique Figueira, “a primeira filha da Rara em lactação, Zara FIV Alto Estiva (foto) (Rara x Sansão), foi a quarta colocada no torneio leiteiro da Megaleite 2009, produzindo acima dos 30 kg de leite em média na categoria fêmea jovem”.

Henrique não esconde o entusiasmo com a prenhez que será ofertada no Agrocopa, “é um produto raro no mercado de prenhezes, dois pedigrees de alto valor agregado e com muita responsabilidade, projetamos com esse acasalamento muito leite e muita raça. Além da qualidade e de genética de Rara, o Uaçaí Jaguar é pai de Dengosa, Xantina e Jaguar TE do Gavião”.

Henrique diz que “o produto desse acasalamento vem aberto para ser trabalhada com todas as grandes linhagens do Gir Leiteiro atual como Everest, Radar, Benfeitor, Silvânia e Poções”.

“A maior expectativa da Fazenda Figueira no momento é esse acasalamento e será o único Rara x Uaçaí Jaguar que disponibilizaremos para venda”, finaliza.

11 de ago. de 2009

HIPOTENUSA ZS



Como vai Rosimar?


Antes de contar uma boa notícia aqui do gado GRF, quero dizer que você mereceu ser, ao nosso ver, o líder da Associação do Gado Gir de Goiás pelo seu esforço e dedicação a esta raça, estando presente sempre em todos os eventos, não só como amigo e girista, mas também levando as notícias e retratando os acontecimentos para todo o Brasil àquelas que não podem estar presentes.

Tenha certeza de que, assim como muitos outros, tenho por rotina diária acessar o blog Girbrasil para me atualizar.

Gostaria de te enviar a foto da premiação da HIPOTENUSA ZS (foto) como campeã adulta do III Concurso Leiteiro de Goianá - MG, já no seu 10 (décimo) mês de lactação do bezerro EXECUTIVO GRF (Hipotenusa ZS x Meru ENA333).

Executivo GRF também recebeu o primeiro prêmio da categoria dos machos.
Com certeza, Hipotenusa será a próxima doadora candidata à FIV da Fazenda Santa Luzia.


Abraços,




Guilherme Radesca Figueira
Fazenda Santa Luzia

Exposição de Vitória de Santo Antão (PE)



Caro Rosimar,


Gostaria de convidar você e toda a família do Gir para a Exposição de Animais de Vitória de Santo Antão em Pernambuco, dos dias 27 a 30 de agosto de 2009.

Vitória, a Capital Pernambucana do Gir Leiteiro, terá uma participação única e extensa da Raça, com a presença confirmada dos maiores e melhores rebanhos de Gir Leiteiro do estado, como por exemplo Manassés Rodrigues (Presidente da Associação Pernambucana dos Criadores, ex- Sociedade Nordestina de Criadores), Cristiano Nogueira (2 vezes Melhor Criador da Exposição Nordestina), Fernando Almeida, Neilson Fonseca (várias vezes Melhor Criador e Expositor, Expo. Nordestina) e outros.

Abraços,



Cristiano Nogueira

Fazenda Canadá
Pombos - PE
"Gir: Zebu manso e leiteiro."

Gripe Suína derruba exposição de Uberlândia (MG)



Uberlândia (MG) – Além do medo da doença, a gripe suína começa a provocar prejuízos no Brasil. O Comitê Municipal de Enfrentamento à Gripe A (gripe suína) “recomendou” o adiamento da exposição de Uberlândia.

Evidentemente que os organizadores e expositores não gostaram, mas não teve jeito. A feira foi adiada sem nova data para a realização.

Essa seria a primeira exposição de Paulo Ferolla, atual presidente do Sindicato Rural de Uberlândia. Segundo Eduardo Milagre, coordenador da exposição de gir, “é um momento muito difícil para os criadores de gado da região, pois Uberlândia será uma exposição ranqueada pela Abcgil e os criadores locais, assim, vão ser prejudicados na disputa pelo ranking”.

Segundo fontes do sindicato rural, a entidade investiu muito dinheiro na preparação da exposição, como reforma do parque, ampliação de instalações, aquisição de alimentos (silagem) para os animais, contratação de shows e eventos e agora não se sabe quando será autorizado a realização do evento.

Veja abaixo o comunicado do Sindicato Rural:

COMUNICADO À IMPRENSA SOBRE O CAMARU 2009

"O Sindicato Rural de Uberlândia, em atendimento à recomendação do Comitê Municipal de Enfrentamento à Gripe A, decidiu adiar a realização da 46ª Exposição Agropecuária de Uberlândia, prevista para o período de 24 de agosto a 7 de setembro.

A diretoria do Sindicato Rural de Uberlândia está consciente e solidária da importância das ações preventivas que estão sendo tomadas, no sentido de preservar a saúde e integridade da nossa população.

Esclarecemos que da parte do Sindicato Rural, tudo estava preparado para que Uberlândia tivesse este ano a maior e mais popular feira agropecuária já realizada no município.

A comissão organizadora do Camaru 2009 torce para que esta situação, que hoje inspira tantos cuidados, seja superada e vislumbra a possibilidade da realização da feira em uma outra data".


Resultado do julgamento da Exporural, Salvador (BA)




Foto: Rosimar Silva/Salvador (BA)

Axé - Gir foi a grande campeã da Exporural de Salvador, ela é filha de Marcanti Pati da Cal na Raposa TE da Cal.







Salvador (BA) – Girbrasil publica com exclusividade o resultado do julgamento da exposição de Salvador, na Bahia, durante a Exporural, de 1º a 8 de agosto, realizado pelo jurado José Otávio Lemos. A expogir foi uma realização da Núcleo de Criadores de Gir Leiteiro da Bahia e Sergipe, cujo presidente é Joaquim Souto.

Grande Campeã: Axé - Gir
Criador: André Luiz de Amorim Rodrigues
Expositor: Agropecuária Santa Terezinha

Res. Grande Campeã: Athena Fiv Morena
Criador: José Geraldo Vaz Almeida
Expositor: José Geraldo Vaz Almeida

Grande Campeão: Destaque Fiv Jgva
Criador: José Geraldo Vaz Almeida
Expositor: José Geraldo Vaz Almeida

Res. Grande Campeão: Reator de Taquipe
Criador: Contabrás Agropecuária Ltda
Expositor: Contabrás Agropecuária Ltda


Resultado Fêmea:
Campeã Bezerra: Querida ELZ
Criadora: Elza Perreira Alves
Expositora: Elza Perreira Alves

Res. Campeã Bezerra: Bonança Fiv
Criador: Paulo Eduardo Guimarães Freitas
Expositor: Agropecuária Santa Terezinha

Campeã Novilha Menor: Capitú Fiv Morena
Criador: Morena Agropecuária Ltda
Expositor: Morena Agropecuária Ltda

Res. Campeã Novilha Menor: Vera Fiv Dos Poções
Criador: Agropastoril dos Poções
Expositor: Agropecuária Santa Terezinha

Campeã Novilha Maior: Doçura Fiv Jgva
Criador: José Geraldo Vaz Almeida
Expositor: José Geraldo Vaz Almeida

Res. Campeã Novilha Maior: Lindesa da Vila Rica
Criador: Evilásio Bastos Chaves
Expositor: Geraldo Magela Sant’anna

Campeã Fêmea Jovem: Axé – Gir
Criador: André Luiz de Amorim Rodrigues
Expositor: Agropecuária Santa Terezinha

Res. Campeã Fêmea Jovem: Tocaia Fiv
Criador: Agropastoril dos Poções E Parta.
Expositor: José Geraldo Vaz Almeida

Campeã Vaca Jovem: Athena Fiv Morena
Criador: José Geraldo Vaz Almeida
Expositor: José Geraldo Vaz Almeida

Reservada Campeã Vaca Jovem: Atriz Sansão Fiv Bn
Criador: Marco Antonio Silva Navarro
Expositor: Marco Antonio Silva Navarro

Campeã Vaca Adulta: Pirâmide de Taquipe
Criador: Contabrás Agropecuária Ltda
Expositor: Contabrás Agropecuária Ltda

Campeã Progênie de Mãe: Cafona Te F. Mutum
Criador: Leo Machado Ferreira
Expositor: José Geraldo Vaz Almeida

Res. Campeã Progênie de Mãe: Fabulosa de Taquipe
Criador: Contabrás Agropecuária Ltda
Expositor: Contabrás Agropecuária Ltda

Campeão Conj. Família: Pirâmide de Taquipe
Criador: Contabrás Agropecuária Ltda
Expositor: Contabrás Agropecuária Ltda


Resultado Machos:
Campeão Bezerro: Astro TE Meu Sonho
Criador: Geraldo Magela Sant’anna
Expositor: Geraldo Magela Sant’anna

Res. Campeão Bezerro: Balde Sansão
Criador: Paulo Eduardo Guimarães Freitas
Expositor: Agropecuária Santa Terezinha

Campeão Junior Menor: Reator de Taquipe
Criador: Contabrás Agropecuária Ltda
Expositor: Contabrás Agropecuária Ltda

Res. Campeão Junior Menor: Intacto Mamj
Criador: Milton de Almeida Magalhães Junior
Expositor: Milton de Magalhães Junior

Campeão Junior Maior: Destaque Fiv Jgva
Criador: José Geraldo Vaz Almeida
Expositor: José Geraldo Vaz Almeida

Res. Campeão Junior Maior: Gênio Mamj
Criador: Milton De Almeida Magalhães Junior
Expositor: Milton De Almeida Magalhães Junior

Campeão Macho Jovem: Federal Fiv Mamj
Criador: Milton de Almeida Magalhães Junior
Expositor: Milton de Almeida Magalhães Junior

Res. Campeão Macho Jovem: General Te Mamj
Criador: Milton de Almeida Magalhães Junior
Expositor: Milton de Almeida Magalhães Junior

Campeão Touro Jovem: Asterix Fiv Morena
Criador: Morena Agropecuária Ltda
Expositor: Morena Agropecuária Ltda

Campeão Touro Adulto: Astro – Gir
Criador: Rubem Sérgio Santos de Oliveira
Expositor: Rubem Sérgio Santos de Oliveira

Res. Campeão Touro Adulto: Dino Mamj
Criador: Milton de Almeida Magalhães Junior
Expositor: Milton de Almeida Magalhães Junior

Fonte: Abcgil

9 de ago. de 2009

Urtinga TE (Gaiolão DC X Luma)


Foto: Girbrasil





Esta é a foto mais recente de Urtinga TE (Gaiolão DC X Luma JFR), tirada domingo, dia 9 de agosto de 2009.
Urtinga é novilha e doadora de embriões da Fazenda Santa Clara, de Rosimar Silva, em Bela Vista de Goiás, onde já tem filhos e filhas nascidas. Além da docilidade, rusticidade e aspecto leiteiro, urtinga é um animal extremamente volumoso e bastante arqueado.

8 de ago. de 2009

O Fantasma da meia noite ataca em Salvador



Goiânia (GO) – O leilão Gir Mania, dia 5 de agosto, em Salvador, foi vítima do “fantasma” da meia noite no Canal Rural.

Como está ocorrendo em quase todos os leilões, o Gir Mania também teve que vender alguns lotes sem o canal, pois não conseguiu concluí-lo até meia noite e, como todos sabem, chegou meia noite o leilão saiu do ar e os telespectadores tiveram que comprar, ao invés de Gir, tapetes persas.

Não sei se a grande audiência do Canal Rural nas cidades compensa a perda de sinal depois da meia noite. Alguns vendedores contam que já venderam bem por outros canais de madrugada, sem prejuízo de preço.

No Gir Mania o leiloeiro levou 38 minutos para vender a vaca Moda F. Mutum, de Augusto Andrade. Foi o segundo lote mais demorado para vender. O primeiro foi os 50% do touro Jaguar TE do Gavião, na expozebu 2009, que levou 1 hora e 11 minutos para ser vendido.

Moda foi vendida para o condomínio formado por Reinaldo Bertin, Maurício Odebrecht, Felipe Picciani, Tico Cardoso e Murilo Benício por R$ 240 mil e 50% de Jaguar foi vendido para Eduardo da Costa por R$ 660 mil.

O trio Felipe, Tico e Murilo vão realizar o 1º leilão Agrocopa Prenhezes Gir Leiteiro, dia 15 de agosto, na boate Nuth Lounge, no Rio de Janeiro, às 20 horas, com transmissão pelo Canal Rural.

Como será em uma boate, o Agrocopa tem que se preocupar que o fantasma da meia noite deverá rondar por lá.

O leilão do Adir foi conduzido por dois leiloeiros que se revezavam no martelo: Paulo Brasil e João Gabriel. Gabriel também participou como vendedor. Ora ele estava com microfone em punho ofertando os lotes, ora estava no recinto ofertando como vendedor. Às vezes que esteve como assistente do leilão, Paulo Brasil também deu alguns lances.

Com martelo na mão, Paulo Brasil pegou uma "maré baixa" do leilão e foi necessário buscar argumentos os mais diferentes possíveis para tentar convencer os compradores a darem lance. Em um dos momentos ele proferiu a pérola: "se você for no Gir, vai no mais novo. Quanto mais novo, mais evoluído".

Essa "maré baixa" pegou dois renomados criadores despreparados: Fábio André e José Luiz Junqueira Barros tiveram seus lotes vendidos a preços muito aquém do que se esperava pelos animais. Fábio André vendeu uma novilha cria de Marcelo Coelho, da marca UBRE, por R$ 520,00 de parcela.

Paulo Brasil encerrou o leilão sem informar o resultado do remate. Adir do Carmo Leonel agradeceu todo mundo, mas não disse o faturamento e nem a média do leilão.


Nelorista compra vaca gir por R$ 84 mil



Ribeirão Preto (SP)
– Adir do Carmo Leonel, mestre na comercialização de Nelore e Gir do Brasil, promoveu o seu leilão hoje à tarde pelo canal Rural e alcançou altas médias no nelore.

No Gir, o destaque foi a vaca Diametral TE, com lactação oficial de 8.958 quilos de leite, ofertada por Guto Quintela, da Agropecuária Bom Jardim, adquirida por Walter Egídio da Costa, da Terra Mata Agropecuári, por R$ 84 mil.

Além do preço, o destaque para esse lote foi o comprador. Walter Egídio é um mega nelorista que também caiu na graça da raça e estreou no Gir no leilão do Adir.

Ouro Fino
No mesmo leilão, a Ouro Fino Agropecuária e Alberico de Souza Cruz, ex-rede Globo, compraram a vaca Taba da Cal por R$ 56 mil. Taba TE Cal - 4.942 quilos de leite, filha de Paladino na Polina TE Benfeitor Cal, cuja lactação oficial é de 10.581 kg de leite.


twister, bi-grande campeão na Exposete



Foto: Arquivo Girbrasil

Brancura é a vaca mais premiada do Estado do Rio de Janeiro:
• Grande Campeã Novilha Estado de São Paulo/2006.
• Melhor Úbere Jovem, Campeã Torneio
Leiteiro e Grande Campeã Fluminense/2006.
• Melhor Úbere jovem e Grande Campeã
ExpoCordeiro/2006.
• Campeã Vaca jovem ExpoPapucaia - RJ/2006.
• Campeã Vaca 4 anos Expo Gir Leiteiro Araruama/2006.
• Reservada Campeã Nacional Expomilk - SP/2006.
Grande Campeã Cordeiro 2009.
• Grande Campeã da Exposete 2009.




Sete Lagoas (MG) – Girbrasil já tem os grandes campeonatos da exposição de Sete Lagoas. O grande campeã foi o touro Twister de OG ( Benfeitor X Raposa), que agora tem a invejável marca de bi-grande campeão de Sete Lagoas em 2008 e 2009. Além disso ele foi Grande Campeão Superagro BH, Campeão Macho Jovem ExpoZebu e grande campeão Uberlândia em 2008.

A grande campeã foi Brancura TE da Silvânia, filha de Teatro na Rocar Mantilha Zonado (4.549 kg), do condomínio Brancura, formado por Volmer Cerqueira, Milca Carvalho, Maria Tereza Lemos e Ribamar Macedo Coelho.

Brancura, cria de Eduardo Falcão, foi vendida por Emerson Teixeira de Oliveira, no último leilão de cordeiro, no Rio de Janeiro, por R$ 166.000,00.

Polina do Gavião, de Luciano Ferraz, foi o melhor úbere da exposição e do torneio leiteiro. A campeã do torneiro leiteiro foi Duqueza, de Maria Tereza Lemos Calil, cuja produção média foi de 39,920 quilos.






Twister
,
bi-grande campeão de
Sete Lagoas em 2008 e 2009



Galaxi e suas filhas maravilhosas

Foto: arquivo Girbrasil
Nefrita do Gavião, 8.711 Kg de leite, irmã paterna de Polina do Gavião, "o úbere nº 1 do Brasil".






São Pedro do Suaçuí (MG) – Nefrita do Gavião (foto), do plantel de Carlos Roberto Caldeira Brant, é uma filha de Galaxi TE Gavião com Egle Cadarço, que é uma vaca linhagem Pancada da Cal.

Nefrita tem lactação oficial de 8.711 kg de leite. Segundo Caldeira Brant, Nefrita produziu 32,880 quilos de leite na 3º pesagem, cujo controlador foi Marcos Laine.

A exemplo de Nefrita, Polina do Gavião também é filha de Galaxi TE Gavião. Polina foi o melhor úbere da megaleite e ganhou também o titulo de melhor úbere da exposição e do torneio leiteiro de Sete Lagoas, julgamento concluído hoje (08/09/2009) pela Dra. Tatiane Drummond Tetzner.

Vale à pena observar a qualidade de úbere desses dois animais. Segundo Caldeira Brant, “Galaxi é espetacular para ubere”, falou a voz da experiência e do conhecimento.


Polina do Gavião,
de Luciano Ferraz,
foi melhor úbere
na Megaleite 2009.


Galaxi TE do Gavião,
(Everest X Sara Cal)
pai de Polina
e Nefrita

7 de ago. de 2009

Encontro de criadores em Sete Lagoas (MG)




Goiânia (GO)
– Acabo de falar com Luciano Ferraz, da Fazenda Estiva, em Itapecerica (MG), dono de Polina, “o úbere nº 1 do Brasil”, que está na exposição de Sete Lagoas (MG) com vários criadores.

Segundo ele, estão lá a convite de Orlando Giordani: José Afonso Bicalho, Onofre Ribeiro, Paulo Barreira, Gerson Dias, Luciano e Mariângela, Maria Tereza Lemos Calil, Coronel Marcos, Dep. José Santana, presidente da Amcgil – Associação Mineira de Criadores de Gir Leiteiro e Sílvio Queiroz, presidente da Abcgil – Associação Brasileira de Criadores de Gir.

Amanhã, dia 8 de agosto, acontecerá um leilão presencial na Fazenda de Orlando Giordani somente com animais premiados no julgamento.

Luciano informa que Polina já ganhou o título de melhor úbere do torneio Leiteiro.

O dia 8 de agosto, sábado, irá entrar para a história do gir como dia que mais aconteceu leilões de gir: Leilão Virtual Mega Gir leiteiro, de Fernando Leite, Padre Bernardo (G); Leilão do Agir, em Ribeirão Preto (SP) e leilão na Fazenda do Orlando Giordani, em Sete Lagoas (MG). São os novos tempos da raça gir. (Rosimar Silva)

Cruzamento de Gir para produção de Carne

Fotos: Zanata (divulgação)
























Santa Rita do Pardo (MS) – Antônio Braz Zanatta Júnior, medico veterinário e diretor da Assogir, especialista em produção de gado de corte, desenvolve há vários anos esperimentos em melhoramento genético de gado voltado para produção de carne. Na fazenda com o nome bonito de “Porta do Céu”, Zanatta está fazendo cruzamento de vacas meio sangue simental com touros Gir.

Ele envia fotos (acima) desses animais e diz que obteve “bons resultados, não só no desempenho dos indivíduos, mas notamos que ao acasalarmos touros nelores em vacas ½ sangue europeu obtínhamos ótimos produtos, devido a habilidade materna dessas vacas, mas ao compararmos no mesmo grupo contemporâneo, animais filhos da mesma base de vacas (inseminação aleatória), com touros nelore e Gir, notamos que houve um ganho adicional de 10% para os filhos de touros Gir, mostrando que houve também hereroze por parte paterna”, explica.

Zanata diz que as fotos “são de um macho e uma fêmea ½ Gir e vacas ½ simental, 280 kg e 240 kg respectivamente ao desmame, aos 8 meses a compo sem Creep, só mineral – diz ainda – que a média de peso ao desmame nesse lote foi de 225 kg para fêmeas e 245 para machos, com mesma composição genética”.

Por fim, Zanata diz que continuará trabalhando “esse outro lado da raça Gir que está passando despercebida, que é o cruzamento em gado de corte”, finaliza.

Vejar abaixo artigo de Zanata:




Gir, o Zebu mais versátil do mundo


Antônio Braz Zanatta Júnior, para Girbrasil

No meio eqüestre, costuma-se dizer que o quarto de milha é o cavalo mais versátil do mundo, seria porque este se adapta em várias modalidades, saindo-se muito bem em todas elas.

Sem pretensão, eu julgaria o Gir, como a raça zebuína, mais versátil, pois produz leite e carne nas mais variadas condições, com grande longevidade.

Meu maior intuito neste momento seria dar ênfase a uma característica, que no passado foi a mais perseguida pelos criadores, que é a produção de carne do Gir, que talvez tenha sido deixada do lado, pois do ponto de vista comercial, a curto ou médio prazo, o leite foi uma característica que permitiu os muitos criadores continuarem na raça, principalmente cruzando suas matrizes com taurinos.

Como já é sabido, quanto mais características selecionarmos ao mesmo tempo, mais demoramos a alcançar o nosso objetivo, portanto, não gostaria de levantar polêmicas, nem discutir números elevados de certas lactações e como forão conseguidas, ou a origem duvidosa desses animais, e sim começarmos e enxergar o Gir como ele realmente é.

Dessa forma eu diria que o termo dupla aptidão, seria meio intransigente, pois não encontraremos no mesmo indivíduo carne e leite com abundância, podendo sim haver animais equilibrados, que possuem boa carcaça e que não seja negativo para leite.

No caso do corte, ao se pesquisar publicações antigas dos testes de desempenho, e até as mais atuais, dão muita importância ao GPD (G de Peso Dia), ao compararmos raças, notamos que o Gir está entre os últimos, mas quando olhamos textes de rendimento de carcaça, carne desossada e cobertura de gordura, o ranque se inverte, ficando entre os primeiros.

Ainda é muito subjetiva a maneira como são feitos esses testes, na maioria em confinamento, se 97 % de nossas boiadas são acabadas a pasto, é uma grande incoerência este tipo de teste, o número de animais e criadores também não era expressivo, além do que o GPD comparando raças, não prova sua superioridade, pois se levarmos charolês puro para região amazônica, provavelmente não sobreviva, já nos testes está entre os primeiros.

Vale ressaltar que ao selecionarmos altas lactações ou mesmo altos ponderais, aumentamos o metabolismo do animal, em conseqüência o custo de mantença dos mesmos, e uma maior necessidade de se incluir grãos na dieta, portanto volto a frisar que devemos buscar indivíduos equilibrados, e que os extremos não são os melhores.

Não devemos de forma alguma pensar que o Gir irá substituir o Nelore na produção de carne, e sim se destinando aos programas de cruzamento, numa pecuária de ciclo curto e com carne de qualidade.

Existem hoje no mercado, várias raças zebuínas e taurinas com uma infinidade de propostas de cruzamento envolvendo as mesmas, no nosso meio às vezes nos deixamos levar pelos modismos ou copiamos o que vem sendo feito por alguns, cruzamento não é receita de “bolo”, toda raça tem sua utilidade, depende do manejo, clima, topografia e etc.

Ao escolhermos as raças que irão compor um programa de cruzamento devemos estudar todos os prós e contras, temos que ter em mente a complementaridade e heterose gerada entre as mesmas, pois como se sabe, os melhores resultados ocorrem ao cruzar zebuínos com taurinos, tanto para produção de leite ou carne.

Na pecuária de corte têm se acasalado várias raças taurinas e zebuínas, com matrizes nelores, onde se obtém ótimos resultados no abate desses animais, mas uma grande vantagem adicional, que muitos não aproveitão é o uso das fêmeas ½ sangue na reprodução, talvez por problema de manejo, ou por não terem opção de uma raça que mostre resultados vantajosos no ciclo de recria e engorda, essas fêmeas resultão em altas taxas de prenhes aos 16 meses, e podem ser abatidas aos 36, com 16 @ e nos ter deixado uma cria, outra possibilidade, seria usa-lo na região sul, onde a base das matrizes é de origem taurina e se produz animais compostos como: Brangus, Braford e etc.

Mas que raça usar, para manter a rusticidade, pois como já foi dito 97% das boiadas são acabadas a pasto e ainda manter certo grau de heterose, já que a base zebu é nelore?

Aí que eu digo que o Gir se presta muito bem, nos dando bezerros pequenos ao nascimento, com heterose (maior distância genética do nelore que outros zebuínos), ótimos ganhos, com acabamento precoce a pasto e uma excelente composição de carcaça.

Eu diria que a composição da carcaça, é tão ou mais importante que o próprio peso da mesma, pois os frigoríficos querem bois de 18 @ com alto rendimento de carne desossada, mesmo que ainda não nos remunerem por isso, o Gir pode colocar, basta a nós criadores, começarmos a buscar linhagens e indivíduos que nos proporcione tais características.

Esse mercado requer uma demanda de touros enorme, pois se estimarmos 50 milhões de matrizes em reprodução no Brasil e apenas 1% sendo cobertas por touros Gir, de cara uns 15 mil touros para atendê-las, será que dispomos de tanto material genético?



Antônio Braz Zanatta Júnior

Fazenda Porta do Céu
Santa Rita do Pardo (MS)