Rosimar Silva visita a
fazenda Bom Sucesso,
propriedade de Marcelo Moraes (á direita),
em Abaeté, em setembro de 2007.
Naquela época Marcello já
planejava realizar um leilão de
liquidação do seu plantel de gir,
com mais de 30 anos de seleção e
quatro touros provados para leite.
O Engenheiro Marcello Moraes se deu muito bem na criação e seleção de Gir. Depois de viver quase 30 anos na cidade do Rio de Janeiro, mudou-se para Abaeté, cidade da sua esposa, Maria Nina Rosa Mourão, e iniciou a criação do gado sagrado da Índia, atividade em que se deu muito bem.
Revelou importantes touros para o Brasil, como Último (Sudhano X Pitanga) e Bonanza (Lord 347 X Toyota), cujos PTA´s no sumário de touros leiteiros da ABCZ/Unesp são de 220,10 e
Em setembro de 2007 estive na fazenda Bom Sucesso (foto), em plena seca do cerrado mineiro e vi o manejo simples da fazenda para manter os animais em bom estado e produzindo leite. A novilhada e o gado solteiro estava todo a pasto, “comendo capim e um bom sal mineral”, dizia Marcello. Os animais em lactação recebiam volumoso de cana-de-açúcar, mais concentrado. Os animais são extremamente dóceis.
Marcello Moraes é intransigente quando o assunto é a utilização de hormônios para estimular a produção de leite. Em todos os documentos de divulgação do seu rebanho, ele faz questão de
anunciar que as lactações “foram obtidas em duas
ordenhas diárias e sem uso de estimulantes hormonais e/ou rações especiais”.
As lactações oficiais das suas principais vacas são todas “reais”, como ele costuma repetir. Por isso, nunca espere ver “grandes” lactações do rebanho da Bom Sucesso.
Devo retornar a Abaeté, mais especificamente à fazenda Bom Sucesso, na próxima semana para reencontrar Marcello Moraes, documentar, pela última vez, o rebanho de Gir da Fazenda antes do leilão de liquidação.
Veja mais sobre o leilão de Marcello Moraes
Catálogo Eletrônico: click aqui
Veja também o pré-catálogo completo
Voltar para LEILÃO MARCELLO MORAES
Nenhum comentário:
Postar um comentário