![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEja0tWtTzD95hxe4mb-B2mX7x-qybFJA1PArMI1qiWev8sclcapQekftsiBkR4ULgkTL-0GmelgU374qpQAkebEkd69hRd1oTU4R3cQcdIb9cqls2iqSXldfGvQXTpEUcxItJ-M6vwyfFK_/s400/ROSIMAR+-+JOE+-+EMILIO+-+BLOG+510x307.jpg)
Brasília (DF) – Emílio da Maia de Castro, presidente e Rosimar Silva, vice-presidente da Girgoiás – Associação Goiana de Criadores de Gir de Goiás e Sérgio Moreira, presidente da Associação de Gir do Planalto, foram recebidos em audiência por Joe Valle, Secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, do Ministério da Ciência e Tecnologia, em Brasília, dia 4 de fevereiro de 2009.
Joe Valle, além de Secretário é criador de Gir em Brasília, na Fazenda Malunga, onde produz leite orgânico e vários produtos hortigranjeiros para o mercado de Brasilia. Os representantes dos criadores de Goiás levaram para Joe Valle solicitações de convênios entre a Girgoiás e o Governo Brasileiro para a continuidade e consolidação do teste de progênie Embrapa/Girgoiás e para a implantação do núcleo Moet de Goiás.
Segundo Joe, “sabemos que existe uma grande endogamia na raça Gir no país e consideramos de vital importância o trabalho da Girgoiás com o teste de progênie”. Disse também que “é interesse do governo investir na solução deste problema. O teste de Goiás poderá, em breve, ampliar a base genética do Gir brasileiro, por isso irá investir recursos para a consolidação do teste”.
Recursos
Joe disse que está acompanhando o trabalho dos criadores de Goiás em propor ações de desenvolvimento da raça e dos criadores do Estado e que “o governo brasileiro tem interesse em participar e investir recursos desse árduo trabalho de resgatar e testar linhagens importantes da raça Gir, que irá contribuir para eliminar o risco da endogamia da raça no Brasil”.
Disse também que a raça Gir “tem tudo a haver com a inclusão social, com a inclusão do pequeno produtor rural, por a raça capaz de produzir a baixo custo”.
Projetos
O teste de progênie Embrapa/Girgoiás está em seu quarto grupo de touros, cujos sêmens estão sendo distribuídos para mais de cem fazendas colaboradoras. O Núcleo Moet de Goiás será coordenado pelos pesquisados Benedito Trovo, da Embrapa Arroz e Feijão, Rodolfo Rumpf, do Cenargen e Rui Verneque, da Embrapa Gado de Leite.
Segundo Emílio da Maia, presidente da Girgoiás, “o Moet de Goiás contribuirá na avaliação dos touros do teste de melhoramento Embrapa/Girgoiás”. Rosimar Silva informou que o laboratório de TE e Fiv instalado na Embrapa Arroz e Feijão está preparada para fazer todos os serviços de biotecnologia necessários para a realização do Moet. Informa também que os sêmens dos touros serão sexados para a obtenção de o máximo de fêmeas.
Brasília
Nesta reunião ficou acertado, também, que as associações de Goiás e de Brasília vão estreitar as relações para, num futuro bem próximo, realizar ações conjuntas em prol do Gir.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWso1jZMsI_tyHWIL_TmzDXo9f5aRdi_4z3coAmFnzAuAR9U2x8DsnQc_xmjdpwA7YZvZFUzKpaqDTTbrlDsx_3eV5YSD4duJo88ibtPiRUtZ3aHbE-3MwNLYxzwi-HgXdOwqJlWPNOIuX/s320/SERGIO+E+JOE+-++BLOG.jpg)
Joe Valle informou que sua secretaria tem interesse em apoiar iniciativas cooperativistas que visam à inclusão de produtores que estão fora do mercado de sêmen no Brasil.
Veja, com exclusividade, o depoimento de Joe Valle sobre os investimentos do seu Ministério nos programas de melhoramento genético da raça gir no Estado de Goiás:
Nenhum comentário:
Postar um comentário