31 de mar. de 2016

Concurso Leiteiro Natural

Abcz realizará 4º Concurso Leiteiro Natural



por Laura Pimenta

As inscrições para a 4ª edição do Concurso Leiteiro Natural, que será promovido pela ABCZ na Estância Orestes Prata Tibery Júnior nos próximos dias, superaram as expectativas da equipe do PMGZ Leite (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos). “Todas as 30 vagas disponibilizadas foram preenchidas, o que demonstra o grande interesse dos criadores em participar de uma prova diferenciada como esta”, avalia Bruna Hortolani, gerente do PMGZ Leite.

Participarão da prova matrizes das raças zebuínas com aptidão leiteira das raças Gir, Sindi e Guzerá, divididas em três categorias de idade: Fêmea Jovem (menos de 36 meses), Vaca Jovem (mais de 36 até 48 meses) e Vaca Adulta (mais de 48 meses). 
A entrada dos animais participantes do Concurso acontece nos dias 03 e 04 de abril e o período de adaptação acontece entre os dias 05 e 18 de abril. A primeira pesagem acontece no dia 19 de abril, às 5h da manhã. Serão realizadas 10 ordenhas, com a última pesagem realizada no dia 23 de abril.

Durante o concurso, além da pesagem do leite ocorre também a análise de qualidade dos animais participantes. A divulgação dos resultados acontece no dia 04 de maio, durante a ExpoZebu 2016. O período de parição das fêmeas participantes deve estar compreendido entre 40 e 130 dias, com data base de 05 de abril.

O 4º Concurso Leiteiro Natural promete ser uma das atrações da ExpoZebu Dinâmica, uma vez que após a finalização do concurso os animais participantes ficarão expostos na área da ABCZ, localizada na MG 427, e o público poderá acompanhar as ordenhas nos horários das 6h e 16h, nos dias 04, 05 e 06 de maio. Uma área especial, com 6 hectares de Integração Lavoura Pecuária Floresta, foi preparada pela ABCZ na Estância para receber as matrizes participantes do concurso.


Kinkão está com Fred

Kinkão declarou apoio ao candidato
Fred na eleição da Abcz
Foto: Rosimar Silva
O criador de Gir Leiteiro Joaquim José da Costa Noronha, ou simplesmente Kinkão, atual vice-presidente da Abcgil e dono da grife CA (Campo Alegre), publicou na sua página oficial do Fecebook que “apoia” a chapa liderada pelo criador Frederico Cunha Mendes, o Fred, na eleição da ABCZ.

Kinkão é um grande líder nacional do Gir Leiteiro, criador de CA Sansão, melhor touro da raça segundo a Embrapa, e admirado por muitos pelo seu estilo franco e discreto. Entre os grandes criadores de Gir leiteiro, vários já manifestaram de que lado estão.

Com Fred, além de Kinkão, estão José de Castro, Sílvio Queiroz, José Mário Abdo e apoiando a chapa oposicionista de Arnaldo Manuel, o Arnaldinho, estão, por exemplo, Eduardo Falcão e Onofre Ribeiro.

Gir Leiteiro na Colômbia

Vaca campeã na Colômbia é
abatida no pasto por ladrões

Na Colômbia ladrões abatem vaca campeã de pista e torneio leiteiro


A vaca Farita (Fardo em vaca teatro) foi brutalmente morta por ladrões no departamento de Casanare, na Colômbia, no ultimo dia 30 de março. Farita pertencia ao criador Daniel Engativá, da Ganaderia “La Esmeralda” e era uma campeã de pista.

Farita foi Grande Campeã da Exposição de Villavicencio, em 2014 e tinhas os títulos de melhor Ubre Jovem e campeã de concurso leiteiro com produção média de 26,14 litros de leite. Era considerada na Colômbia uma vaca extraordinária e não poderia ter um fim como esse.

A vaca Farita (Fardo em vaca teatro)
Esse fato teve uma grande repercussão nas redes sociais em que as pessoas manifestaram de forma enfática a indignação pela morte do animal. O proprietário da vaca lamentou o episódio e disse que Ganaderia está de luto pelo ocorrido.

É uma pena que ladrões de gado na Colômbia não sabiam que o animal abatida tinha um valor genético infinitamente superior que o seu peso na balança. A insegurança no meio rural é uma realidade de todos os países da América do sul. Aqui no Brasil, em todos os estados, é comum o furto de gado.

Colômbia perde um de seus excelentes exemplares de gir leiteiro,
que poderia contribuir bastante para o melhoramento genético da raça naquele país.



Girista morre em acidente de carro

Luis Fernando Rabelo Barros e o filho, vítimas fatais de
acidente de carro no dia 26 de março de 2016
Mais um jovem criador de gir leiteiro morre vitima de acidente de carro no Brasil. Desta vez foi o criador Luis Fernando Rabelo Barros, da cidade de Paracatu (MG). Além dele, morreu também no acidente o filho mais velho de 12 anos.

O acidente foi na BR 040, próximo a cidade de Paracatu. Segundo Geraldo Borges, vizinho de fazenda do criador, Luis Fernando morreu sábado, dia 26, depois que sua camioneta Halux passou por uma aguaplanagem.

Luis Fernando, que era apaixonada pelo gir leiteiro, também erá oftalmologista. Deixou esposa e um casal de filhos.

Luis era dono da vaca Ucharia Cal, campeã do torneio leiteiro de Unaí (MG), em 2009, quando produziu 42,463 quilos de leite.

Gir Leiteiro no Centro Norte de Minas

Marco Paulo Quirino sucederá Antônio Eustáquio,
cuja transmissão de cargo será no berço do
queijo de vaca gir: a fazenda Pedra do Queijo, no Serro

Núcleo de Gir Leiteiro do Centro Norte de Minas tem novo presidente


O criador Marco Paulo Quirino, de Bom Despacho, será o novo presidente do Núcleo de Gir Leiteiro do Centro Norte de Minas Gerais, com sede na cidade de Curvelo. Ele substituirá o criador Antônio Eustáquio, de Curvelo.

Rodrigo Simões, da Lapa Vermelha, será o vice-presidente e João Guilherme Maldini Pitanqui será o tesoureiro. A posse da nova diretoria será no próximo sábado, dia 2 de abril, às 14:00 horas, na Fazenda Pedra do Queijo, do criador Túlio Madureira, no município do Serro (MG). Túlio é reconhecido nacionalmente como produtor de queijo do Serro de leite de vaca Gir: o queijo do gir.

Esse núcleo tem patrocinado bons e importantes eventos na região, principalmente a exposição de gir leiteiro da cidade de Curvelo, cuja sede no Parque de Exposições Agropecuárias se chama "Casa do Gir".

João Guilherme Maldini Pitanqui, futuro tesoureiro e um dos fundadores do núcleo, diz que o pilar do sucesso do Núcleo de Gir leiteiro do centro norte de Minas “é a nossa união”.

Túlio Madureira na Fazenda Pedra do Queijo,
nas montanhas do Serro
Para o novo presidente, “a posse da nova diretoria na região produtora de um dos melhores queijos do Brasil, que é o Serro, é uma honra para nós criadores de gir leiteiro, produtores de leite”. Diz também que “vamos realizar um evento classista e uma confraternização em uma propriedade que atualmente é um dos grandes orgulhos do gir nacional, que a fazenda Pedro Queijo, a única que produz o queijo tipo Serro  de leite exclusivamente de vaca gir”.


Para Marco Paulo, "assumir a presidência de um Núcleo de criadores ativos, empreendedores e cientes da importância do Gir para a pecuária nacional, é uma responsabilidade muito grande, que só terá êxito com a manutenção da nossa principal característica: a união entre os criadores”, finaliza.

30 de mar. de 2016

Eleição na Abcz

Luiz Humberto Carrião

Carrião votará em Arnaldo Manuel Borges para presidente da Abcz


O ex-presidente da Assogir – Associação Brasileira dos Criadores de Gir, Luiz Humberto Carrião, atualmente criador e professor universitário, declarou em sua pagina no Facebook que seu voto na eleição da Abcz será do candidato da oposição, Arnaldo Manuel, o Arnaldinho.

Segundo ele, essa declaração de voto ocorreu depois que ficou sabendo que Arnaldinho se comprometeu a “colocar fim aquele processo viciado de eleição (da Abcz)”. 

Agora são dois ex-presidentes da Assogir que declaram voto ao candidato Arnaldinho: Dona Leda Góes e Carrião. O atual presidente da Assogir, José Sab Neto, apoia e vota no candidato da situação, Frederico Cunha Mendes.

Sílvio Queiroz, ex-presidente da Abcgil – Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro, também apoia e vota no candidato situacionista.

29 de mar. de 2016

Arnaldinho na Jasdan

Onofre Ribeiro e Antônio Dourado,
candidatos a conselheiros consultivos da Abcz
O candidato da oposição a presidente da Abcz, Arnaldinho, participará de um almoço com criadores no Maquiné Park Hotel, na cidade mineira de Paraopeba, distante 80 km de Belo Horizonte, às margens da BR 040, no dia 1º de abril, sexta-feira.

O organizador do evento é o criador Onofre Ribeiro, dono da grife Gir Jasdan, que realiza todo ano, há dez anos, um mega leilão de gir leiteiro.

Segundo Onofre Ribeiro, o encontro será uma oportunidade dos criadores locais ouvirem a proposta de Arnaldinho para a ABCZ. Onofre foi convidado por Arnaldinho a compor sua chapa no cargo de conselheiro consultivo da Abcz pelo estado de Minas Gerais. Ele aceitou.


Além de Onofre, Antônio José Dourado, criador de gir, também é candidato na chapa de Arnaldinho a conselheiro consultivo pelo estado do Maranhão. Eduardo Falcão, da Estância Silvânia, ex-presidente da Abcgil, é candidato a diretor na chapa oposicionista.

Araxá realizará 5ª exposição ranqueada

Alan Marcolini Campidelli,
jurado oficial da Abcz
A exposição Ranqueada de gir leiteiro da cidade mineira de Araxá será entre 5 a 24 de abril. Será a 5ª exposição ranqueada e o jurado oficial será Alan Marcolini Campidelli.

O torneio leiteiro será de 11 a 14 de abril e o julgamento será nos dias 15 e 16 de abril. 

O custo de argola será de R$ 50,00 para os animais que vão participar do julgamento e de R$ 300,00 para os animais do torneio leiteiro. O dono da vaca vencedora do torneio leiteiro ganhará uma motocicleta zero km.

EVA dividido

Tomaz de Paula, neto de Evaristo de Paula
A disputada na ABCZ já provocou mais um racha. Desta vez foi entre os criadores de gado gir EVA, de Curvelo (MG). João Guilherme Maldini Pitangui, tradicional herdeiro do gado EVA, criador também de gir leiteiro, promotor do leilão Maravilhas do Cerrado, já declarou seu voto para o candidato Fred, Inclusive com foto no site da candidato.

Mas Tomaz de Paula Melo, estudante de Zootecnia na Federal de Viçosa (MG), neto herdeiro de Evaristo de Paula, o criador da linhagem EVA, faz campanha ostensiva nas redes sociais ao adversário de Fred, o candidato da oposição, Arnaldinho. Tomaz inclusive assinou a lista online de apoio ao candidato oposicionista.


João Guilherme, da Fazenda Santo Antônio, em Curvelo
João e Tomaz fazem parte de um grupo de criadores de gir que promovem exposições fortes da raça no centro Oeste de Minas Gerais, principalmente nas cidades de Curvelo e Pompéu. Foi desse grupo que saiu um dos candidatos a Conselheiro Consultivo da Abcz por Minas Gerais, na chapa do candidato Fred, Richard L`Abbate, também criador em Curvelo, na Fazenda dos Ipês.

Carrião cutuca: onde está a Assogir?



Carrião, ex-presidente da Assogir
Luiz Humberto Carrião, polêmico criador de gir padrão, ex-presidente da Assogir, aliado incondicional de Leda Góes, também ex-presidente da Assogir, adversário ferrenho de José Sab Neto, atual presidente da Assogir, em uma publicação no Facebook sobre a sucessão na Abcz, cutuca: onde está a Assogir?

Carrião foi diretor da Abcz, ex-diretor e ex-presidente da Assogir, de onde saiu depois de renunciar ao cargo graças a uma pressão dos criadores associados da entidade liderada, na época, pela Dona Leda e pelo José Sab Neto, que já desejava assumir a vaga de presidente.


Eu seu longo texto no facebook sobre a eleição na Abcz, ao contrário de Leda Goes, que já declarou voto ao Arnaldinho, Carrião não revela seu voto e deseja sucesso aos dois postulantes: Fred e Arnaldinho.

FRED X ARNALDINHO:

Eduardo e Zé de Castro, dois giristas em
lados opostos na eleição na ABCZ

A campanha pela presidência da Abcz se intensifica

Visitando os sites dos candidatos a presidentes da Abcz em eleição para o mês de agosto, é possível ver as propostas de cada um e, principalmente, saber quem são os seus apoiadores.

Os dois sites têm um espaço para o internauta registrar o seu apoio ao candidato. Basta colocar o nome e enviar. O candidato Frederico Cunha Mendes (ou simplesmente Fred) informa no próprio site que já tem registrado 396 apoiadores. Já Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges (o Arnaldinho)  diz que seus apoiadores inscritos são 284. Nessa corrida aí o Arnaldinho está perdendo.

Nomes

Numa olhada rápida na lista online de apoiadores do Arnaldinho estão os nomes de Eduardo Falcão, da Fazenda Silvânia, um dos criadores de maior projeção da raça no Brasil e fora; de Camila Almeida Alves, esposa de Eduardo Falcão; Ivan Ledic, pesquisador aposentado da Epamig e ex-diretor técnico da Abcgil por longos anos e Jordane José da Silva, da Fazenda Calciolândia, Arcos (MG).

Maxwel, Luizinho e dona Leda engrosam a
lista de apoiadores do candidato Arnaldinho
Girgoiás

Luiz Alberto de Paula e Souza, atual presidente da Girgoiás, que deixou a entidade falir e até hoje não se afastou do cargo de presidente; Maxwel Claudino de Souza, também diretor da Girgoiás e parceiro de Luiz Alberto na criação de gado gir, e dona Leda Goes, ex-presidente da Assogir e protetora da dupla Luiz Alberto e Maxwel, também assinam a lista de apoio a Arnaldo.

Já o site do candidato Fred exibe alguns girista como seus apoiadores: José Mário Abddo, de Goiás; Silvio Queiroz, ex-presidente da Abcgil; Jaymilton Gusmão, criador de gir leiteiro na Bahia e Henrique Figueira, criador em Uberaba e provável futuro vice-presidente da Abcgil.

Na disputa pelo foto dos associados da Abcz criadores de gir, os candidatos apostam em propostas e em apoios importantes, no caso do Fred, já escolheu como diretor para sua diretoria o criador José de Castro, tradicional criador Paulista e atual diretor da entidade maior do Zebu. Já Arnaldinho também buscou um apoio de peso: Eduardo Falcão, um nome respeitado no gir leiteiro.

Se você quer declarar seu voto aos candidatos, click no nome de um dos concorrentes e registre seu apoio:

FRED
ARNALDINHO




22 de mar. de 2016

GIR LEITEIRO RANQUEADO

Vanessa Lima, criadora
em 
Curvelo (MG), 
e promotora do 
leilão Maravilhas
do Cerrado

Cidades Mineiras dão um Show de organização em exposições de Gir Leiteiro



O site da Abcgil – Associação Brasileira dos criadores de Gir Leiteiro, com sede em Uberaba (MG), cujo presidente é o secretário de finanças do governo de Minas Gerais, José Afonso Bicalho, divulga uma extensa lista de prováveis exposições ranqueadas da raça pelo Brasil. A grande maioria ainda com datas a confirmar.

Porém, duas dessas exposições já estão com datas confirmadas e seguem na expectativas de serem grandes e importantes exposições, que são em Pompéu e Curvelo, ambas em Minas Gerais. As duas cidades vão para a 5ª exposição ranqueada da raça. Curvelo, por exemplo, em 2015, realizou a maior exposição da raça em numero de animais. Superou, inclusive, Uberaba.


Antonio Carlos Barbosa,
Presidente do Sindicato
de Pompéu, em Minas
Curvelo, cidade onde nasceu o gado EVA, uma linhagem da raça gir, com o ex-criador Evaristo de Paulo, tem o charme de realizar em seu parque de exposições uma das exposições mais organizada da raça no Brasil, com forte atenção ao criador, com leilão e extensa programação de apoio ao criador e expositor.

Organizadores

Em Pompéu a exposição agropecuária é organizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais, cujo presidente é Antônio Carlos Barbosa, o Bode, que, nos últimas quatro edições, demonstrou total comprometimento com a raça gir. Em Curvelo também ocorre leilão de gir leiteiro, um elemento importante para alavancar a exposição.


Antônio Eustáquio,
Presidente do Núcleo de
Gir Leiteiro de
Curvelo (MG).
Em Curvelo a exposição é promovida pelo Núcleo de criadores de Gir Leiteiro, cujo presidente é Antônio Eustáquio, que junto com os criadores locais e regionais, se unem para uma grande festa da raça. Também em Curvelo ocorre o leilão de Gir Leiteiro na Fazenda Santo Antônio, de João Guilherme Maldini Pitangui, um dos herdeiros de Evaristo de Paulo, que junto com a Criadora Vanessa Lima, promovem o leilão Maravilhas do Cerrado, onde é servido um almoço na fazenda, mesmo local do leilão.

21 de mar. de 2016

Fique de olho: daqui a pouco Fórmula do Basa


Evandro Guimarães, das Fazendas do Basa
Começa daqui a pouco, às 21:00 horas, no canal Rural, o Leilão de Gir Leiteiro e Girolando Fórmula do Basa, de Evandro Guimarães. Você ainda pode ver os filmes e o catálogo do leilão. Está recheado de animais top. Confira aqui:
Veja aqui o catálogo completo.
Você pode assistir os vídeos dos Lotes

20 de mar. de 2016

Fórmula do Basa será amanhã, segunda-feira, dia 21 de março


Está chegando o momento de assistir o leilão Formula do Basa, do criador Evandro Guimarães, que será amanhã, dia 21 de março, segunda-feira, às 21:00 horas, pelo Canal Rural. Será um leilão misto “de Gir Leiteiro de alta qualidade e girolando meio sangue Plus, produtos somente de vacas de alta lactação com touros top do mundo”, informa o criador.

Entre os destaques de animais jovens Gir Leiteiro, Evandro ofertará duas filhas de Radar dos Poções, “Radar ainda é um grande touro e suas filhas já provaram isso em diversos torneios leiteiros do Brasil, pois além de animais produtivos, Radar ainda imprime raça e beleza”.

Gateira do Basa reservada grande campeã
do torneio leiteiro e da pista da
 exposição de
Sete Lagoas (MG), em 2015
São duas novilhas, Mandorra Fiv do Basa e Moeda Fiv do Basa. A primeira, Mandora, e filha da vaca Harpada TE BJS – 7.700 kg (CA Sansão X Oficina de Brasília – 9.774 kg). Harpada também é mãe de Gateira do Basa, cuja lactação oficial é de 9.125 kg e foi reservada grande campeã do torneio leiteiro e da pista da exposição de Sete Lagoas (MG), em 2015. “Portanto, uma família produtiva”, lembra Evandro.


Moeda Fiv do Basa é a outra filha do Touro Radar que será ofertada no leilão Fórmula do Basa. Ela é filha da vaca Hena Fiv de Brasíia- 7.455 kg (Espelho TE de Brasília X Oferenda de Brasília – 15.260 kg de leite). Evandro chama a atenção para esse animal, “pois são quatro recordes mundiais de produção no pedigree: Profana, Oferenda, Farroupilha e Ginger).


Veja aqui o catálogo completo.
você também pode ver os filmes de MANDORRA E MOEDA

17 de mar. de 2016

DOADORAS GIR LEITEIRO

Click nas fotos para ampliar

As fazendas do Basa vão vender no Leilão Fórmula do Basa várias doadoras gir leiteiro, todas filhas de mães e pais provados. Segundo Evandro Guimarães, dono das Fazendas do Basa, “nossa base genética no gir leiteiro é extremamente consistente, pois foi selecionado a partir do que se tem de melhor no Brasil em melhoramento genético de gir leiteiro, somente com mães consagradas e touros provados”.
                     

Veja abaixo as fotos desses animais e você pode conferir maiores detalhes no catálogo que está disponível AQUI.








16 de mar. de 2016

Domingo de gir leiteiro no Canal Rural


Luiz Ronaldo de Paula e Pedro Venâncio
na Estância Jasdan, de Onofre Ribeiro,
em 2011, durante o Leilão da Jasdan.
Click na foto para ampliar

Domingo, dia 20 de março, será um dia para comprar gir leiteiro pela televisão no Brasil. Os vendedores reservaram o dia para ofertar animais da raça. Logo pela manhã a Leite Gir venderá o restante do rebanho que foi do ex-assessor e criador Luiz Ronaldo de Paula. O leilão da Leite Gir esta previsto para começar as 10:00 horas.

Às 14:00 horas, também pelo canal Rural, será a vez de Pedro Venâncio vender gir leiteiro e girolando em seu leilão Virtual Agropecuária Cristal. E na segunda, dia 21 de março, haverá outro leilão de gir leiteiro pelo Canal Rural, à noite, oportunidade em que o criador Evandro do Carmo Guimarães, ofertará animais gir leiteiro e e girolando por meio do leilão Fórmula do Basa.

MAIS GIR LEITEIRO NO MERCADO

Pedro Venâncio, criador de
gir leiteiro em Minas Gerais

A Inovação Assessoria Pecuária, de Fábio Miziara, Henrique Pinheiro e Saul Borges, anuncia grande leilão de Gir leiteiro para o próximo dia 20, domingo, pelo canal Rural. Será o Leilão Virtual Agropecuária Cristal, do criador Pedro Venâncio, de Minas Gerais.

Além de gir leiteiro, o criador ofertará vários lotes de girolando. O leilão está previsto para começar às 14:00 horas. A leiloeira será a Programa Leilões.

15 de mar. de 2016

Gir Leiteiro do Basa


Fazendas do Basa venderá doadoras consagradas do gir leiteiro

Evandro do Carmo Guimarães, da Fazenda do Basa
As fazendas do Basa, do criador Evandro Guimarães, fará um grande leilão de gir leiteiro e girolando dia 21 de março, segunda-feira: Leilão Fórmula do Basa, cuja transmissão será pelo canal Rural, às 21:00 horas. Nesse leilão, o pecuarista irá apresentar ao Brasil sua fórmula “para fazer gado leiteiro de alta qualidade”.

O criador, há vários anos, seleciona gir leiteiro com base em genética de ponta dos principais planteis da raça no país. “adquirimos animais, embriões e doadoras top de linha da raça e cruzamos esses animais somente com touros provados pela Embrapa e temos um plantel razoável de doadoras com lactações que vão de 7 mil quilos a 15 mil quilos de leite”. Evandro informa que essa é a base para a produção do Girolando Meio Sangue Plus, “que é o resultado ideal para produzir vacas de leite, ou o girolando melhorado, pois o nosso girolando Plus tem um patrão genético altíssimo, proporcionando segurança, confiabilidade e consistência genética”. Os touros holandeses usados para produção do girolando Plus também são os melhores do mundo.


Gir Leiteiro

No leilão haverá ofertas de girolando Plus e gir leiteiro. Inédita Fiv do Basa é uma vaca Gir Leiteiro, doadora de 8.220 quilos de leite em pesagem oficial pela Abcz, filha do melhor touro do gir leiteiro, CA Sansão, na vaca União TE de Brasília – 15.010 kg, “portanto, a união de dois renomados planteis da raça gir leiteiro do Brasil: Campo Alegre e Brasília”, informa Evandro.



Aqui você pode ver e baixar o catálogo do leilão Fórmula do Basa.








14 de mar. de 2016

OFERTA DE GIR LEITEIRO

L`Abbate venderá gir leiteiro e girolando pela televisão

Richard (de chapéu) ao lado de Jordane José da Silva,
da fazenda Calciolândia
Richard L`Abbate, dono da Fazenda dos Ipês, em Minas Gerais, fará uma grande oferta de gir leiteiro e girolando por meio de leilão virtual. Serão 160 animais, sendo 100 girolando e 60 gir leiteiro.


O leilão será no dia 10 de abril pelo canal Terraviva. Entre os lotes de gir leiteiro, haverá dez de doadoras. A fazenda dos Ipês fica na cidade de Curvelo (MG). Richard L`Abatte ficou nacionalmente conhecido depois de enfrentar a Abcgil na Justiça para ter o direito de expor seus animais que possuía menos de 3.500 quilos de lactação oficial. Foi o primeiro criador da raça a participar de uma exposição sob os efeitos de uma liminar judicial. Foi em Salvador, na Bahia, em 2014, onde, inclusive, foi premiado.

Campeões em Passos (MG)

Abcgil divulga o resultado final da exposição de gir leiteiro de Passos

 Nito Parintins do JOA
Nesse sábado, dia 12 de março, terminou a exposição de gir leiteiro de Passos, no interior de Minas Gerais, cujo jurado oficial foi André Rabelo.

O grande Campeão foi o touro Nito Parintins do JOA, do criador Steven Richard Jennifer de Melo, da cidade de Lagoa da Prata (MG).

A grande campeã de pista foi a vaca Luther (Radar dos Poções X Soja de Brasília – 11.022 kg), do criador Winston Frederico Drumond, de Capinópolis (MG). Luther é uma criação da Fazenda Brasília.

A Vicenza Fiv Cabo Verde (Jaguar TE do Gavião x Atlanta - 10,884 kg), do criador José Coelho Vitor,  quebrou o recorde de produção de leite em torneio leiteiro com a média de 56,308 quilos de leite, na categoria Fêmea Jovem. Essa novilha produziu mais que os animais de outras categorias, como Vaca Jovem e Vaca adulta. O recorde anterior de Fêmea Jovem era do animal Doris Fiv Alambari, com média de 55,906kg de leite durante o concurso leiteiro da Exposição de Uberlândia, em 2014. 

A próxima exposição ranqueada pela Abcgil será na cidade mineira de Araxá, em abril. Além dessa exposição, não tem nenhuma mais agendada para este ano no site da Abcgil.

Quer saber o resultado completo da exposição de Passos? CLICK AQUI !

GIRBRASIL NO FACEBOOK

A FanPage de Girbrasil no Facebook ultrapassa os 8 mil seguidores.

12 de mar. de 2016

EXPOSIÇÃO DE GIR LEITEIRO EM ARAXÁ, MINAS

Cidade Mineira receberá segunda exposição ranqueada da raça em 2016

Vaidosa TE Pedreira, campeã do Torneio leiteiro de 
Passos em 2015, do criador José Avilmar Lino da Silva
Segundo o site da Abcgil, a exposição ranqueada de Araxá será na segunda semana de Abril, com torneio leiteiro marcado para iniciar dia 11 e terminar dia 14 de abril.
O julgamento, que será realizado por Alan Marconini Campidelli, será nos dias 15 e 16 de abril. Em 2015 Araxá recebeu para a pista 76 animais e 9 vacas para o torneio leiteiro.
A grande campeã de pista de 2015  foi a vaca Ofélia Fiv, do criador Winston Frederico Drumond e a campeã do torneio leiteiro foi a vaca Vaidosa TE Pedreiro, do criador mineiro José Avilmar Lino da Silva, com produção média de 61.223 quilos de leite.

EXPOSIÇÃO DE GIR LEITEIRO



Diminuiu o número de animais na exposição de Passos

Até agora apenas duas exposições ranqueadas de Gir Leiteiro estão confirmadas para 2016 no site da Abcgil: Passos e Araxá, ambas em Minas Gerais.

Passos acontece neste final de semana. O julgamento realizado pelo jurado André Rabelo foi ontem e hoje (sábado), mas a Abcgil ainda não publicou o resultado final da exposição. O facebook informa em várias publicações que o touro Grande Campeão foi Nito Parintins do JOA, do criador Steven Richard. Nito é o segundo do Ranking nacional. O primeiro é o touro Akel Fiv DP.


Nito Parintins do JOA,
grande campeão de Passos, 2016
Este ano a exposição de Passos foi modesta com apenas 78 animais e 13 expositores. Passos já foi uma das melhores exposições de gir leiteiro do Brasil, revelando grandes animais na pista no torneio leiteiro, inclusive com quebras de recordes.
Mas o número de animais em exposições está caindo a cada ano. Em 2013, Passos fez uma exposição com 153 animais e 23 expositores.

Também caiu o número de vacas em torneio leiteiro, em 2015 foram 12 e em 2016, 11 vacas.

A novidade esse ano foi a quebra de recorde da vaca Vicenza Fiv Cabo Verde (Jaguar TE do Gavião x Atlanta - 10,884 kg), cuja média no torneio foi de 56,308 quilos de leite, na categoria Fêmea Jovem. Ela pertence ao criador José Coelho Vitor, que levou para a pista 23 animais.

GIROLANDO PLUZ

Evandro Guimarães se especializou em produzir girolando de alta performance, ou como ele chama de Girolando Meio Sangue Pluz, que são animais filhos dos melhores touros mundiais da raça Holandesa em vacas gir leiteiro de alta lactação. “Somente genética de ponta para fazer gado leiteiro também de ponta”.
É o exemplo dessa vaca, Insita Fiv do Basa (Aftershock X Olinda Fiv – Sansão), um exemplar de dar água na boca, com produção de leite na segunda pesagem de 38.100 quilos de leite.

Esses e outros animais estarão à venda no dia 21 de março, segunda-feira, às 21:00 horas, pela Canal Rural, no leilão Fórmula do Basa. Além de girolando, haverá também a oferta de prenhez, vacas, novilhas e bezerras gir leiteiro.

Fórmula do Basa



Ferrenha Fiv do Basa é uma doadora filha de Supra Sumo de Brasília com Fatura de Brasília – 8.122 kg, que estará à venda no próximo dia 21 de março, segunda-feira, durante o Leilão Fórmula do Basa, pelo canal Rural, às 21:00 horas. Fórmula do Basa é uma iniciativa de Evandro Guimarães, proprietário das Fazendas do Basa.
Aqui você pode ver e baixar o catálogo do leilão Fórmula do Basa.

11 de mar. de 2016

LEILÃO DA CALCIOLÂNDIA

TRADIÇÃO

Álvaro Furdado, da Fazenda Calciolândia, em Arcos (MG)
Segunda-feira, dia 14 de março, pela canal Rural, será a vez da tradição, da credibilidade e da persistência desfilarem por meio do 25º Leilão Virtual Fêmeas Gir Leiteiro Calciolândia. Fundada pelo criador Gabriel Andrade, a Fazenda Calciolândia, em Arcos (MG), é pioneira no melhoramento genético da raça gir para a produção de leite. Atualmente a fazenda é comandada pelos filhos de Gabriel, cujo líder é Flávio Furtado. A gerência Geral é do incansável Jordane José da Silva.

DISPUTA NO GIR LEITEIRO

SUCESSÃO NA ABCGIL

Quem será o candidato da situação na Abcgil. Alguns apostam na volta do ex-presidente Sílvio Queiros. Mas a oposição já está trabalhando e indica o nome do criador Ângelus Figueira para ser o próximo presidente da entidade. Ele é o criador da fazenda Terras de Kubera. Ângelus é político no Estado do Amazonas, onde já foi Prefeito de uma pequena cidade do interior e deputado estadual.
Manacapuru: os criadores de gir vão ouvir muito esse nome. Trata-se da cidade onde Ângelus foi prefeito.

GIR LEITEIRO EM PASSOS (MG)


A FARRA DOS RECORDES CONTINUA

Resultado geral do torneio leiteiro da raça gir na
cidade de Passos, divulgado pela Abgil.
Nem bem começou o ano e já aparece mais um recorde de produção de leite em torneio leiteiro da raça, agora foi na tradicional exposição da cidade mineira de Passos, onde a vaca Vicenza Fiv Cabo Verde (Jaguar TE do Gavião x Atlanta - 10,884 kg), quebrou o recorde com a média no torneio de 56,308 quilos de leite, na categoria Fêmea Jovem. Essa novilha produziu mais que os animais de outras categorias, como Vaca Jovem e Vaca adulta (veja na planilha ao lado). O recorde anterior de Fêmea Jovem era do animal Doris Fiv Alambari, com média de 55,906kg de leite durante o concurso leiteiro da Exposição de Uberlândia, em 2014. 
Segundo a Abcgil, o julgamento em pisto será realizado pelo jurado André Rabelo Fernandes hoje e amanhã, dia 12 de março.

FÓRMULA DO BASA

CREDIBILIDADE


Fábio Miziara, jurado oficial da ABCZ
Dia 21 de março, as 21:00 horas, pelo canal Rural, Evandro do Carmo Guimarães, das Fazendas do Basa, realizará o leilão “Fórmula do Basa”, de Gir Leiteiro e girolando. Evandro convidou três assessorias para contribuir com o bom desempenho do leilão, entre os assessores as Fazendas do Basa escalou Fábio Miziara, um dos melhores jurados da Abcz, exímio conhecedor de Zebu, reconhecido internacionalmente e merecedor de toda a credibilidade possível. 

Aqui você pode ver e baixar o catálogo do leilão Fórmula do Basa.