5 de mai. de 2016

Curvelo está pronta para receber a V Exposição Regional de Gir Leiteiro


Exposição de Curvelo
Fotos: Rosimar Silva
Fique por dentro das principais atrações da V Exposição Regional de Curvelo, evento que vem atraindo a atenção dos criadores e amantes da raça. São esperados aproximadamente 200 animais, nessa exposição que pretende se consolidar entre os principais acontecimentos do calendário anual do Gir Leiteiro.

Maravilhas do Cerrado

Em sua 5º edição, o Leilão promovido pela dupla João Guilherme Maldini Pitanguy e Vanessa Barata Lima, acontecerá na noite da sexta-feira, 13 de maio de 2015, a partir das 20 horas. 

Serão ofertados 26 lotes das raças Gir e Girolando, totalizando 33 animais, oriundos dos criatórios dos promotores e dos seguintes convidados especiais: 

  1. Aloysio Figueiredo e Kleverson Melo – Gir do Cerrado
  2. Antônio Eustáquio de Souza e Igor Pimenta – Gir do Capitão
  3. Belmiro Coelho da Rocha – Fazenda Salobo
  4. Bertolino da Costa Neto – Gir da Onça
  5. Carlos Gonçalves da Cruz – Gir Aroeira
  6. Enir Gomes Barbosa – Gir EGB
  7. Ermelindo da Rocha Faria e Marcos Sanches – Fazenda Santana da Divisa
  8. Gerson Dias Filho – Gir do Tarin
  9. João Heverton Rabelo (Lilico) – Gir 33
  10. Marco Aurélio Magalhães – Fazenda Santa Rita
  11. Marco Paulo Quirino da Costa – Gir da Lenda
  12. Paulo Cezar Barreira – Gir PRLB
  13. Renato Rocha Lage e Marina Lage – Gir Gote
  14. Richard L´Abbate – Gir dos Ipês
  15. Rodrigo Simões – Fazenda Lapa Vermelha
  16. Túlio Madureira – Gir do Serro



1º Leilão Maravilhas do Cerrado, em 2012
Como nas edições passadas, a Fazenda Santo Antônio sediará o evento, mas como nesse ano será à noite, a estrutura do recinto foi alterada, permitindo maior conforto aos convidados, que irão desfrutar da hospitalidade dos anfitriões e o show de qualidade do gado em remate.


Matriz Modelo


Já está composto o colegiado de jurados que será responsável pelo julgamento do Campeonato Matriz Modelo. Este evento, promovido pelo Núcleo dos Criadores de Gir do Centro Norte de Minas, acontecerá às 17 horas do dia 13/5, no Parque de Exposições de Curvelo, quando elegerá duas matrizes da raça Gir para receberem este importante título.
Os critérios e conceitos que norteiam a avaliação e seleção das Matrizes Modelo têm objetivo de aliar enquadramento racial, longevidade produtiva e funcionalidade, quesitos refletidos em proporções, equilíbrio de formas, harmonia de conjunto e regularidade de aprumos.

Veja um pouco mais sobre os jurados escolhidos, que reúnem tradição e vasta experiência:

Onofre Ribeiro e Arthur Souto, serão juízes do
julgamento de Matriz Modelo, em Curvelo
Onofre Ribeiro

Titular do Gir Jasdan, marca JFR, Onofre é responsável por dar sequência ao trabalho iniciado por seu pai, o saudoso João Feliciano Ribeiro, autor da conhecida frase “O Gir faz amigos”, e fundador de um excepcional rebanho, que homenageia um dos mais tradicionais rebanhos indianos, do Marajá de Jasdan, com quem Onofre nutre uma estreita amizade. O rebanho JFR está presente em vários rebanhos do Brasil e do exterior, e tem como destaque doadoras consagradas como Rumba, Samantha, Restinga e várias outras.


Arthur Souto

Dr. Souto, como é conhecido no meio Girista, fundou na década de 70, o hoje consagrado rebanho da Agropastoril dos Poções. Com forte influência de genética POI, através de animais importados do plantel do Marajá de Bhavnagar. É reconhecido internacionalmente por ter alcançado alta produtividade leiteira somada à excelência em caracterização racial. Estas características estão representadas por seu mais famoso touro, Radar dos Poções, pai de várias campeãs de pista e touros de central.


Luciano Cordeiro, de Dores do Indaiá,
será o outro juiz do Matriz Modelo
Luciano Cordeiro

Selecionador de Gir na Estância São Jorge, no município mineiro de Dores do Indaiá, Luciano é hoje responsável por conduzir os rumos de um dos mais respeitados rebanhos de Gir do Brasil, o criatório JOR, iniciado por seu pai, o saudoso Jorge Cordeiro, que escreveu sua história como um dos maiores entendedores que a raça já teve. O rebanho JOR, de pelagem predominantemente vermelha, é conhecido pelas belíssimas vacas que reúnem caracterização racial, porte e leite.
As campeãs serão premiadas com um troféu especial, patrocinado pelo Núcleo de Criadores de Gir Centro Norte de Minas, e será entregue aos seus criadores e/ou proprietários durante o IV Leilão Maravilhas do Cerrado, que ocorrerá na Fazenda Santo Antônio, do criador João Guilherme Maldini Pitanguy. Também promove o leilão, a criadora Vanessa Barata Lima.

Rinaldo dos Santos, autor de 37 livros

Novo Livro do Zebu

Rinaldo dos Santos, autor de 37 livros e publicações específicas em português, inglês e espanhol, e mais de 400 artigos sobre "pecuária tropical", lançou recentemente, durante a ExpoZebu, o livro "Do Zri-Bhu ao Zebu: o Gado Sagrado na Índia e no Brasil".

Com mais de 2.000 ilustrações sobre Aparência Geral, Cabeça, Tronco, Membros, Reprodução, Pele & Pelagem, além de capítulo inédito sobre a origem de cada raça e cada característica do Zebu, este é recomendado para ser livro-de-cabeceira para todas as raças.


E durante a exposição de Curvelo você poderá adquirir o seu. O autor que é presença confirmada, atenderá aos criadores de todas as raças, durante os dias 13/5 (sexta-feira) e 14/5 (sábado), na Casa do Gir. Estará presente também no IV Leilão Maravilhas do Cerrado com stand de vendas.

Casa do Gir

Ambiente dedicado ao conforto dos criadores e suas respectivas famílias, este ano a casa do Gir terá uma intensa programação. Confira:

12/05/16 - Horário de funcionamento (de 8:00 às 18:00 horas)

08:00 às 10:00                        Café e biscoito
10:00 às 18:00                        Água, refrigerante e salgadinhos
18:00                                       Confraternização

13/05/16 - Horário de funcionamento (de 8:00 às 18:00 horas)

08:00 às 10:00                        Café e biscoito
10:00 às 12:00                        Água, refrigerante e salgadinhos
12:00 às 14:00                        Carneiro no buraco – Aloysio Rehder
14:00 às 18:00                        Água, refrigerante e salgadinhos
19:30                                      Saída para o Leilão Maravilhas do Cerrado

14/05/16 - Horário de funcionamento (de 8:00 às 18:00 horas)

08:00 às 10:00                        Café e biscoito
10:00 às 12:00                        Exposição de quadros de Lenice de Paula
12:30 às 14:30                        Feijoada da Casa do Gir
14:30 às 20:00                        Água, refrigerante e salgadinhos

15/05/16 - Horário de funcionamento (de 8:00 às 12:00 horas)
                       
08:00 às 10:00                        Café e biscoito
10:00 às 12:00                        Água, refrigerante e salgadinhos


Para mais informações:


Núcleo de Criadores de Gir Centro Norte de Minas
Contato: Juliana Monteiro
Telefone: (38) 99877-6688

Um comentário:

Heitor Cabral disse...

Como faço para comprar este livro pela internet ?