30 de nov. de 2015

DESFILE DE GENÉTICA DE ALTA PRODUÇÃO

Será durante leilão de gir leiteiro de criador de Brasília, com transmissão pela televisão.

28 de nov. de 2015

PRIMAVERA LUMIAR

A fazenda Lumiar, de Pedro Passos, de Brasília, ofertará novilhas top de linha durante o leilão Lumiar de Gir Leiteiro e Girolando dia 30 de novembro, segunda-feira, às 21:00 horas, pelo canal Rural. Veja aqui todos os lotes à venda.

FESTA NA FAZENDA VITÓRIA

Orlando Giordani (à esquerda na foto), criador de gir na fazenda Vitória, em Sete Lagoas, é reconhecido nacionalmente por ser um excepcional anfitrião. Por isso, os criadores de gir do estado de Minas Gerais vão realizar uma festa de confraternização na Fazenda Vitória, de Orlando Giordani, dia 19 de dezembro. Segundo João Guilherme Maldini Pitangui, “além de ser um excelente criador, Orlando é um homem honrado e um grande apreciador da boa amizade”. Outro que não faltará à festa é Richard L`Abbate, dos Gir dos Ipês (à direita na foto), “Orlando é meu amigo há muitos anos e não perco uma festa na casa dele”.

27 de nov. de 2015

PRIMAVERA LUMIAR

Notícias em Girbrasil

PRIMAVERA LUMIAR

Doadoras à venda
A fazenda Lumiar ira vender 14 grandes doadoras gir Leiteiro e 3 doadores girolando do seu plantel durante o VI Leilão de Gir Leiteiro e Girolando, dia 30 de novembro, segunda-feira, com transmissão ao vivo pelo canal Rural. Entre as doadoras Gir leiteiro está Hípica Fiv de Brasília (Modelo TE de Brasília X Ameixa de Brasília – 15.151 kg), que possui lactação real e oficial de 11.271 quilos de leite.
Confira aqui as outras doadoras à venda.

PRIMAVERA LUMIAR

Touros à venda
A Fazenda Lumiar, de Pedro Passos, em Brasília, irá vender em seu VI Leilão de Gir Leiteiro e Girolando, 4 touros da sua seleção. Serão os lotes 37, 38, 39 e 40. O lote 37 é Baluarte Lumiar (Modelo TE de Brasília X Heroína Fiv de Brasília – 17.606 kg); o lote 38 é Coiote Lumiar (Dalton TE Pati Cal X Heroína Fiv de Brasília); o lote 39 é Divino Lumiar (Dalton TE Pati Cal X Heroína Fiv de Brasília) e o lote 40 (foto) é Faraó Lumiar (Barbante TE Kubera X Almar Vila Lumiar – 14.085 kg). A Fazenda Lumiar tem um touro em teste de progênie na Embrapa/Abcgil, trata-se de Caxambu Lumiar (Radar dos Poções X Ironia de Brasília - 11.499 kg). O Leilão será dia 30 de novembro, segunda-feira, pela canal Rural, às 21:00 horas. Veja e baixa aqui o catálogo completo.

26 de nov. de 2015

DOADORA À VENDA

A fazenda Lumiar venderá algumas grandes doadoras do seu plantel dia 30 de novembro de 2015, durante o leilão Primavera Lumiar de Gir Leiteiro e Girolando, pela canal Rural. Entre os animais a serem ofertados, está a vaca Geneve de Brasilia (Impressor de Brasília X Esfera TE de Brasília – 15.522 kg), Esfera é filha de Profana de Brasília e foi grande campeã de pista e torneio leiteiro da Expozebu. Geneve tem lactão de 11.624 quilos de leite e é o lote 19 do catálogo do leilão Lumiar (http://www.fazendalumiar.com/…/VILEILAOLUMIARGIREGIROLANDO.…)

FAZENDO HISTÓRIA

Está e a vaca Cacimba Lumiar (Jaguar TE do Gavião x Harmina Fiv de Brasília -12.311 kg), atual campeã fêmea jovem da Megaleite, cuja produção média foi de 49,940 quilos de leite. Ela pertence ao criador Pedro Passos, da Fazenda Lumiar, em Brasília, que ofertará um embrião dela com o touro Tabu da Cal durante o leilão “Primavera Lumiar”, dia 30 de novembro de 2015, segunda-feira, às 21:00 horas, pelo canal Rural. Segundo Pedro Passos, “este embrião é uma síntese dos melhores rebanhos nacionais: Lumiar, Gavião, Cal, Poções e Brasília”.

RECORDISTA ENCERRA O ANO COM DOIS LEILÕES VIRTUAIS

Criador de Gir Leiteiro que bateu o recorde de produção em torneio leiteiro na última Expozebu, em Uberaba (MG) fará leilões da raça pela televisão.

GIR LEITEIRO EM CARTAGENA

Os criadores de Gir Leiteiro da Colômbia vão participar da “II Feria Agroindustrial de Cartagena Bolívar Ganador” dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2015, na cidade costeira de Cartagena. As inscrições estão encerradas. Cartagene é a cidade de Frank Londoño, um dos pioneiros na criação de gir na Colômbia.

GIR LEITEIRO EM MEDELLIN

Começou hoje o torneio leiteiro de Gir da exposição da cidade colombiana de Medellin. São 10 vacas participantes de três proprietários. A exposição de Medellin vai até o dia 29 de novembro e é uma exposição de Gir e Brahman.

PRIMAVERA LUMIAR

Pedro Passos, da Agropecuária Lumiar, de Brasília, realizará no próximo dia 30 de novembro, às 21:00 Horas, o leilão Primavera Lumiar, VI Leilão Fazenda Lumiar de Gir Leiteiro e Girolando. Pedro é o atual recordista mundial de produção de leite em Torneio leiteiro com a vaca Alma Viva Lumiar (Jaguar TE do Gavião X Canastra TE Kubera – 11.104 kg), com média de 71,130 kg produzidos durante o torneio leiteiro da Expozebu de 2015, em Uberaba (MG). A Assessoria é da Inovação e a leiloeira será a Programa Leilões e a transmissão será pelo Canal Rural.
Você pode baixar o catálogo do leilão AQUI.

SHOPPING DE GIR LEITEIRO

O gir leiteiro é rápido em aderir a novos formatos de comercialização e relacionamento. Depois da queda do número de leilões por meio da televisão, os criadores agora estão aderindo aos “Dias de Campo” nas propriedades para mostrar o plantel e reforçar os relacionamentos e aproveitam para vender. Agora é a vez de José Coelho Vitor (foto) realizar o seu dia de Campo com Shopping, será em sua fazenda na região de Passos (MG), dia 12 de dezembro de 2015. No mesmo dia, o criador goiano Amarildo Gonçalves também fará o mesmo na Estância Tamburil, em Bela Vista de Goiás, distante 45 km da capital goiana.

FILHA DE PROFANA DE BRASÍLIA VENDIDA POR R$ 33 MIL


Retração no preço do Gir Leiteiro obriga criador a vender filha de Profana por 30 mil, valor que há alguns anos era da comissão da venda das descendentes da grande matriarca,
Quer saber mais? Relembrar as altas médias de algumas filhas de Profana?
Então visite o portal Girbrasil.

17 de nov. de 2015

Show de Vacas

Filmes de lote de vacas paridas, primeira cria, da Fazenda dos Ipês, em Curvelo (MG), do criador Richard L`Abbate.
YOUTUBE.COM

7.000 SEGUIDORES

A Fan Page Girbrasil, aqui no Facebook, atingiu a incrível marca de sete mil seguidores na rede social. São criadores, pesquisadores, técnicos, estudantes, donas de casa e todo tipo de amantes da raça gir no Brasil e em várias partes do mundo.

DONA CONCEIÇÃO

Sempre ocupamos este espaço para fazer homenagens. Homenagens a grandes homens, grandes e importantes criadores. Mas hoje vou fazer uma homenagem a uma mulher pequena. Uma mulher singela, discreta, sorridente e que poderia passar despercebida se não fosse sua história de grande ser humano.
Trata-se de dona Conceição, lá da Fazenda São Bento, morada do gir JFR. Maria da Conceição de Sá, que tem seu nome gravado na Marca JFR (João Feliciano Ribeiro), não por que é a esposa do lendário Seo João, mas por que foi seu companheiro em grande parte da vida de ambos. Foi uma verdadeira mulher forte, destas que faz qualquer feminista arrepiar, destas que viveu nos tempos difíceis de um Brasil rural distante, sem estradas, sem água tratada, sem energia elétrica e sem supermercado.
Sempre ao lado do marido, com persistência e muito trabalho, fizeram história na raça gir. Maria da Conceição e João Feliciano tiveram apenas um casal de filhos. João Feliciano faleceu em 2006, e hoje sua pequenina esposa completa 92 anos de vida. Maria da Conceição se preparou para a velhice dando muito carinho aos filhos e, por isso, sempre recebeu e recebe muito carinho e atenção dos filhos. Um deles, Onofre Ribeiro, é reconhecido internacionalmente como um grande criador da raça, mas mesmo no glamour da fama e do prestígio que o gir lhe trouxe, nunca se esqueceu da mãezinha. Por varias e inúmeras vezes cancelou sua participação em grandes eventos da raça para cuidar, ou ficar na companhia da mãe, um exemplo raro nos dias de hoje.
Então, na verdade, essa homenagem será para, primeiro, a aniversariante, depois para o marido da aniversariante e depois para o filho da aniversariante. Um abraço para a família Ribeiro.
(Rosimar Silva)

ARTIGO:


Em 2016 haverá eleição na ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, com sede em Uberaba (MG). Mas a campanha já começou
PORTALDOGIR.COM

LEILÃO DE GIR LEITEIRO

A Fazenda Alto do São Francisco, em Iguatama, de Daniel e Lucas Vieira, Gir CaO, realizará leilão de gir leiteiro, dia 15 de novembro, domingo, no Programa do Leite, canal Rural. A leiloeira será a Programa Leilões e Assessoria Leite Gir, de Uberaba (MG).

2º ENCONTRO DE CRIADORES EM GOIÁS

Depois do sucesso na pista e em torneio leiteiro, a família Tamburil (Amarildo, Rita e Bruno) realizará o 2º Encontro de Criadores de Gir Leiteiro de Goiás, o qual será incrementado com um Shopping com produtos das melhores doadores da seleção Tamboril. Bruno e Amarildo (foto) estão preparando a Estância Tamburil para receber criadores de todo o Brasil no dia 12 de dezembro.

PRESENÇA DO QUEIJO DO GIR

Alexandre de Sá (de Sete Lagoas – MG) e Túlio Madureira (do Serro – MG), marcaram presença no Shopping da Fazenda Palmeiras, em Paraopeba (MG), dia 7 de novembro, sábado. Túlio, fabricante do Queijo do Gir, é presença constante em todos os bons e grandes eventos da raça gir no Brasil. Seu queijo a cada dia ganha mais adeptos e ele mais amigos.

RUPAL POI 2B

Está novilha é Rupal POI 2B (Pankhallyio X Rambha – 4.300 kg), do criador José Afonso Bicalho. Ela veio para o Brasil em forma de embrião por meio do projeto Brasil/Índia, liderado pelo criador Onofre Ribeiro. Os pais de Rupal foram acasalados na índia com o objetivo exclusivo de produzir embriões para serem enviados ao Brasil. Essa importação despertou novamente a discussão sobre a necessidade do Brasil de importar genética indiana de gir para melhorar, ou refrescar o sangue da raça no Brasil.

SHOPPING DO BICALHO

Sábado (07/11/2015) estive na Fazenda Palmeiras, em Paraopeba (MG), de José Afonso Bicalho (presidente da Abcgil), para prestigiar o seu dia de campo e shopping de Gir Leiteiro e Girolando. Foi um sucesso e reencontrei vários amigos criadores, como Virgillio Villefort e Alberico de Souza Cruz (foto). Bicalho recebeu amigos e criadores para mostrar suas vacas campeãs de torneio leiteiro, inaugurar as novas instalações da fazenda e realizar um Shopping. A leiloeira foi a Terra Leilões e assessoria do Byron Fonseca.
(Rosimar Silva)

SUCESSÃO NA ABCZ

Um grupo de criadores de gir reunirá com Frederico Cunha Mendes, candidato a presidente da Abcz em 2016, hoje (06/11/2015) na fazenda Lapa Vermelho, em Pedro Leopoldo (MG), dos giristas Ricardo, Eduardo e Rodrigo Simões. A intenção dos criadores presentes a essa reunião é ouvir o candidato para depois avaliar se apoiará, ou não, Frederico Cunha Mendes. Eles também vão discutir uma pauta de reivindicações e sugestões de interesse do gir na Abcz. Frederico é filho do ex-presidente da Abcz, José Olavo Borges e foi indicado por 15 dos 17 membros da atual diretoria da entidade maior do Zebu.
O outro candidato a presidente da Abcz, pela oposição, será Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, mais conhecido pelo apelido de Arnaldinho. Ele é veterinário e dono da fazenda Ipê Ouro, em Uberaba, e se dedica basicamente à consultoria de leilões e jurado da Abcz. Arnaldinho já escolheu o nelorista Carlos Viacava como seu vice-presidente. O atual representante do gir na ABCZ é o criador José de Castro, do Gir FB.

DESFILE DE DOADORAS

José Afonso e Adriano Bicalho (pai e filho) promovem amanhã, sábado, dia 7 de novembro, um encontro com criadores de gir leiteiro na fazenda Palmeiras, em Paraopeba (MG), às margens da BR 040. A programação prevê café da manhã às 09:00horas, 09:30 inauguração de novas instalações, 10:00 horas desfile das doadoras campeãs de torneios e as 12:00 inicio do Shopping de prenhezes e animais. José Afonso é presidente da Abcgil e secretário de Finanças do governo de Minas Gerais. O Gir Leiteiro 2B, a marca dos Bicalhos na raça, comemora 20 anos de seleção.

FAZENDO DIFERENTE

Vejam como esses lances de cerca de curral foram construídos. As tábuas ao invés de ficarem presas no manco, são presas em uma cantoneira de ferro (esta parafusada ao manco). Dessa forma não é preciso furar o manco e diminuir sua resistência e, caso seja necessário trocar uma tábua, também não é necessário desmanchar o lance inteiro, somente desparafusar e trocar sem mexer no restante da cerca. Esta tecnologia foi usada em todas as cercas dos currais da Agrogir, em Orizona (GO).

4 de nov. de 2015

TAMBURIL SELECIONA MELHOR GENÉTICA DO GIR LEITEIRO

A estância Tamburil, em Bela Vista, apresenta parte das suas doadoras como mostra do trabalho de seleção no gir leiteiro.
Conheça um pouco da Estância Tamburil no portal girbrasil, click aqui.

LEILÃO DE GIR LEITEIRO NA COLÔMBIA

Jorge Moreno, da Ganaderia Los Tesoros, na Colômbia, fará seu segundo leilão “II Remate Los Tesoros del Gyr e Envitados”, dia 5 de novembro de 2015, às 14:00 horas (horário local), em Bogotá, na Colômbia, durante a tradicional exposição “Corferias”, na capital colombiana. Será um misto de gir e girolando. Será uma grande festa do gir colombiano e praticamente todos os criadores de destaque daquele país participará do evento. Parabéns aos colombianos pelo desenvolvimento do gir leiteiro e pelo esforço em buscar alternativas de comercialização, como os leilões.

Ranking Nacional de produção de leite

O IBGE divulgou o ranking de produção de leite no Brasil e o município de Castro (PR) está em primeiro lugar com produção de 239 milhões de litros de leite em 2014. O Segundo lugar é o município goiano de Piracanjuba (próximo de Goiânia) com produção de 154 milhões e 800 mil litros de leite em 2014. O município mais produtivo de Minas Gerais é Patos de Minas com 148 milhões e 754 mil litros de leite no mesmo ano, em terceiro lugar no ranking nacional. O Município de Pompéu (MG) não está entre os dez mais produtivos do país: é o 11º com 109 milhões e 22 mil litros de leite produzidos em 2014. Pompéu, em 2015, realizou a melhor e mais organizada exposição de gir leiteiro do Brasil, segundo a Abcgil.
Uma curiosidade: o município nordestino mais produtivo de leite é Açailândia, no Maranhão, que está no 55º lugar no ranking nacional, com produção de 56 milhões e 243 mil litros de leite produzidos no ano de 2014.
OS 10 MUNICÍPIOS BRASILEIROS MAIS PRODUTIVOS:
1. CASTRO (PR) – 239 MILHÕES DE LITROS DE LEITE
2. PIRACANJUBA (GO) – 154 MILHÕES E 800 MIL
3. PATOS DE MINAS (MG) – 148 MILHÕES E 757 MIL
4. JATAÍ (GO) – 144 MILHÕES E 700 MIL
5. CARAMBEÍ (PR) - 130 MILHÕES
6. PATROCÍNIO (MG) - 128 MILHÕES
7. COROMANDEL (MG) – 119 MILHÕES E 814 MIL
8. IBIÁ (MG) 119 MILHÕES E 153 MIL
9. MARECHAL CÂNDIDO RONDON (PR) 112 MILHÕES E 857 MIL
10. UNAÍ (MG) – 112 MILHÕES
Fonte: IBGE/Milkpoint – Reprodução: Girbrasil

FESTA NA TAMBURIL

Bruno Anderson, criador de gir leiteiro na Estância Tamburil, em Bela Vista de Goiás, está feliz pelo bons resultados obtidos na 3ª Exposição Regional do gir leiteiro de Goiânia, realizada recentemente. Segundo ele, “ao longo de alguns anos fizemos investimentos em genética gir leiteiro e ainda estamos trazendo para o nosso rebanho o quê existe de melhor na raça, como é o caso da vaca Genética TE BJ (CA Sansão x Restinga de Brasília), que foi a reservada grande campeã do torneio leiteiro e grande campeã da pista na capital goiana.