28 de out. de 2015

CONFRATERNIZAÇÃO GIRISTA

Alguns criadores de gir de Minas Gerais resolveram realizar uma cavalgada para estreitar os laços de amizade entre eles. Orlando Giordani, da Fazenda Vitória, em Sete Lagoas, e Marco Paulo Quirino, da Fazenda Lagoa, em Martinho Campos, são os lideres desse passeio que irá ocupar dois dias: 30 e 31 (sexta-feira e sábado). Sexta eles vão passar a noite comemorando na Fazenda Lagoa. A cavalgada será no sábado saindo da Fazenda Lagoa até a Fazenda Cerrado Velho, do criador Moisés Fernandes Campos, ambas em Martinho Campos (MG). Ao todo estão previstos 30 cavaleiros. Girbrasil apoia e enaltece esse tipo de atividade.

CASO RADAR

Há cinco anos, por meio de uma carta de um criador do semi-árido mineiro, o Brasil tomou conhecimento de que havia sêmen falso do touro Radar dos Poções no mercado. Depois disso, foi um longo período de dor de cabeça para criadores usuários da genética Radar. Veja no link abaixo:
Antes de mais quero lhe cumprimentar pela reeleição de nossa Associação. Como não está em jogo as tão comuns segundas intenções que vemos no mundo político brasileiro, a leitura que faço da sua reeleição é a da competência e o amor pela Raça Gir.
PORTALDOGIR.COM

27 de out. de 2015

MISSA DE 7º DIA

Parentes e amigos estão convidados para a missa de Sétimo dia do criador de gir leiteiro e veterinário Luiz Ronaldo de Paula, dia 28 de outubro, às 19:00 horas no Tatersal Rubico Carvalho, no Parque de Exposições Fernando Costa, em Uberaba (MG). No dia seguinte, dia 29, às 19:00 horas, será celebrada também uma missa em homenagem a Luiz Ronaldo na Paróquia Nossa Senhora das Graças na cidade de Itaperuna (RJ), terra natal do criador. Luiz Ronaldo faleceu no dia 23 de outubro vítima de um acidente de carro na BR 262 no estado de Minas Gerais.

26 de out. de 2015

LÍDER

Essa é a vaca Eira Fiv Cal (Modelo de Brasília X Taipa Nobre Cal), de propriedade da Fazenda Calciolândia, em Arcos (MG), líder da 3ª Prova de Leite a pasto da Amcgil/ALIS – Faculdade de Bom Despacho (MG), antiga UNIPAR. Eira obteve a melhor produção de leite dessa etapa da prova com 4.431,92kg real em 305 dias. Parabéns à fazenda Calciolândia. Parabéns ao Jordane José da Silva pelo excelente trabalho que realiza na gerência da fazenda há anos e, principalmente, parabéns ao Dr. Gabriel Andrade, fundador do gir leiteiro da Calciolândia, que há meio século acreditou em um sonho de fazer do gir leiteiro uma raça realmente produtora de leite.

MELHORAMENTO GENÉTICO

A combinação das genéticas da Fazenda Campo Alegre (CA) e Fazenda Brasília predominou neste final de semana na exposição de Goiânia. A vaca Genética TE BJS (CA Sansão X Restinga de Brasília) foi a reservada grande campeã do torneio leiteiro, com produção média superior a 60 quilos de leite por dia (67,623 kg), e a grande campeã da pista. Um brinde ao expositor Bruno Anderson !

GIR LEITEIRO EM GOIÂNIA

A exposição de Gir leiteiro de Goiânia, nesse final de semana, contou com 12 criadores expositores que levaram seus animais em pista. Outros preferiram participar somente do torneio leiteiro, que contou com 25 inscrições e a grande campeã foi a vaca Jiba Fiv de Brasília (Jaguar TE do Gavião X Enamorada TE de Brasília - 9.192 Kg), do criador José Coelho Vitor, de Passos (MG), que produziu a média de 69,523 quilos de leite. A reservada grande campeã foi a vaca Genética TE Bom Jardim (C.A Sansão x Restinga de Brasília), dos criadores Amarildo Pires e Bruno Anderson, da Estância Tamboril, em Bela Vista de Goiás, com produção média de 67,623 quilos de leite.

GENÉTICA TE BJS FATURA A EXPOSIÇÃO DE GOIÂNIA

E Jiba Fiv de Brasília conquista o torneio leiteiro. Segundo os organizadores, a exposição foi bastante representativa com animais de muita produção.

ESTILO

Mariana Guimarães Graciosa foi a jurada oficial da 3ª Exposição Regional de Gir Leiteiro de Goiânia, capital do Estado de Goiás, cuja campeã em pista foi a vaca Genética TE BJS (CA Sansão X Restinga de Brasília), do criador Bruno Anderson, Estância Tamburil, em Bela Vista de Goiás.

JOVEM APRENDIZ

Antônio Garcia (auxiliar de jurado) faz comentário e é observado pela jurada oficial Mariana Graciosa, em Goiânia (GO), durante exposição de Gir Leiteiro na capital goiana. Parabéns, Garcia !

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Nota de esclarecimento sobre a matéria “quem substituirá Luiz Ronaldo na telinha”, no portal Girbrasil
Nesta segunda-feira (26/10/2015) me deparei com uma grande repercussão da matéria publicada em Girbrasil sobre os possíveis sucessores profissionais de Luiz Ronaldo de Paula, médico veterinário, que morreu na sexta-feira, dia 23 de outubro, de forma trágica e violenta, vítima de um acidente de carro no Estado de Minas Gerais.
A repercussão se deu em um link da matéria postado na FanPage de Girbrasil no Facebook, ou seja, em uma mídia social. Depois de ver os milhares de acessos e ler todos os comentários, venho aqui tentar entender um pouco esse caso.
Primeiro, entendo, respeito e enalteço a dor que os amigos e conhecidos estão sentindo pela morte do Luiz Ronaldo. Não tem como ser diferente e já havia manifestado isso no TRIBUTO AO LUIZ RONALDO. Segundo, como entendo a dinâmica das redes sociais, acredito que muita gente não leu a matéria no portal Girbrasil e pegou apenas o enunciado e a foto da rede social. Um grande criador e amigo me disse ao telefone, “eu até não li, mas estão falando aí que foi publicada uma ofensa ao Luiz Ronaldo...”
A matéria diz exatamente o contrário que todo mundo está dizendo. Mais da metade da matéria é uma analise dos aspectos positivos profissionais e morais de Luiz Ronaldo, enaltecendo ele como o maior homem de comunicação da raça e também por ter feito escola, oferecendo oportunidade, trinando e capacitando novos profissionais. Uma virtude plenamente reconhecida na matéria.
Não houve por parte da matéria uma tentativa de estimular a competição. Esse processo de quem será a pessoa, o profissional que irá atuar de agora em diante nos leilões da raça será natural. Pode ser que não só um, mas vários profissionais ocupem este espaço, inclusive alguns formados pelo mestre. Isso é relevante. Isso é uma coisa bonita.
Essas reações, positivas e negativas, são o resultado do tipo de profissional que Luiz Ronaldo representava para o seguimento da criação de gado gir leiteiro. Ele era substancialmente um homem de mercado, reconhecido internacionalmente como um homem do mercado do gir leiteiro, capaz de colaborar de forma decisiva para grandes negócios da raça. Por isso também que o gir leiteiro o tinha como um profissional estratégico, importante e imprescindível. As pessoas, próximas ou não, estão de luto. Mas o mercado, apesar de estar de luto também, não para de girar. Por isso, inclusive, aconteceu um leilão da raça no dia seguinte ao seu sepultamento.
Luiz Ronaldo não chegou aonde chegou à toa. Não era uma pessoa comum. Além das suas qualidades naturais que o fizeram um expert diante das câmaras, ela tinha uma qualidade que poucos têm: maturidade. Essa maturidade, principalmente, o levou ao topo da profissão. Diante disso, vou usar a mesma maturidade que sobrava em Luiz Ronaldo para entender o posicionamento de muitos críticos à matéria de Girbrasil.
Entendo que a reflexão contida na matéria é oportuna e legal. Por outro lado, diante da comoção pela morte de Luiz Ronaldo e pelo luto intenso, essa discussão neste momento pode ter sido inadequado. Reconhece a prematuridade em iniciar essa conversa de sucessores. Talvez tenha sido contaminado pela frieza do mercado, que mesmo com a morte da sua maior estrela, fez um leilão um dia após a despedida do seu ídolo. Talvez esse seja o erro, o qual não tenho dificuldade nenhuma de reconhecer.
Não tenho a pretensão de considerar que Girbrasil está completamente certo e os críticos errados. Claro que não! Mais uma vez, repito, respeito e compreendo a dor pela morte do amigo. Pensei em responder a cada um, mas acho que seria fortalecer um debate que não interessa. Como jornalista e adepto do livre pensamento, sempre transparente nas ideias e colocações, devo respeitar a opinião, mesmo as agressivas e violentas de cada um. É para isso que servem as redes sociais: para que todos tenham voz e possam se manifestar. E aí essa manifestação ocorre da forma que cada um consegue: com amor, com rancor, com ódio, com violência e com compreensão.
Estou tranquilo pelas minhas intenções, mas lamento profundamente pelos resultados práticos de tudo isso. Não gostaria de ter arrancado de alguns tanta indignação, tanto ódio e tanta violência. Claro que foram poucas considerando que essa matéria foi lida, até agora, por mais de 14 mil internautas. Mas refletem um sentimento. Lamento a incompreensão e espero que a história possa reconduzir o rio para o seu verdadeiro leito e, diante da tremenda repercussão negativa, em respeito principalmente a família que se viu ofendida, Girbrasil ocultou a matéria para consulta pública.
Rosimar Silva
Editor das mídias Girbrasil

25 de out. de 2015

BASTIDORES DO TORNEIO LEITEIRO

Pela primeira vez um criador reclama oficialmente do andamento de um certame organizado pela Abcgil. Foi em Goiânia, no último final de semana. A reclamação está nas mãos da Abcgil e agora é aguardar o resultado dessa apuração. Segundo um relatório do técnico da entidade que estava no local, não houve provas suficientes para afirmar que houve irregularidade, porém, o criador que se sentiu prejudicado apresentou esta declaração (foto) como prova de que houve a aplicação de produtos não permitidos na vaca concorrente. O reclamante, Bruno Anderson Tannous Pires, ficou em 2º Lugar geral do torneio e sua vaca (Genética Fiv BJS - CA Sansão X Restinga de Brasília) ainda conquistou o título de grande campeã da pista.

QUEM VAI SUBSTITUIR LUIZ RONALDO NA TELINHA?

A morte do mais amado dos comentaristas do Gir Leiteiro abriu espaço para que novos profissionais possam ocupar o seu lugar.

JIBA VENCE TORNEIO EM MEIO A DENÚNCIAS DE FRAUDE

O torneio leiteiro de Goiânia foi disputado no balde e nos códigos de ética. Há suspeita de irregularidades por meio de utilização de medicamentos não autorizados durante o certame.

GIR LEITEIRO EM GOIÂNIA

Faltando apenas uma pesagem (agora às 14:00 h), o torneio leiteiro de Goiânia deu uma reviravolta e a vaca que estava liderando as pesagens agora está em terceiro lugar. A disputa esquentou na capital goiana.

MAIS UM GIRISTA MORRE DE ACIDENTE DE CARRO

Desta vez foi Luiz Ronaldo de Paula, da Leite Gir Assessoria, da cidade mineira de Uberaba

CARA DO GIR LEITEIRO

“Por longos anos Luiz Ronaldo de Paula foi a cara e a voz do gir leiteiro na televisão”.
(Rosimar Silva)

22 de out. de 2015

TRIBUTO AO LUIZ RONALDO DE PAULA

Foto de Girbrasil.

Pensamos que a morte anda distante de cada um de nós. Mas não é verdade. Ela está bem perto. Nós é que não a queremos por perto. Ainda bem. Mas sempre nos abalamos com a notícia de morte de um conhecido. Sempre foi assim. E foi assim com o telefonema do Thiago Bianchi Silveira, da Agropecuária Xapetuba, para me contar do falecimento de Luiz Ronaldo de Paula. Na hora já perguntei afirmando: “foi de acidente de carro?”.
Estive com ele no leilão da Mutum. E sempre que participava de um leilão o cumprimentava antes de começar desejando boa sorte. Assim foi na Mutum. No último leilão da Fazenda Fundão ele me procurou e disse: “quando for a Uberaba me avisa, quero conversar umas coisas com você”. Depois disso não estive em Uberaba e ao reencontra-lo em Uberlândia, em setembro, ele sorriu e disse: “e nosso encontro?”.
Agora ele se foi e não conversamos. Jamais saberei o que ele insistentemente queria conversar comigo. Como poderia imaginar que morreria tão breve, de forma tão trágica.
Acredito que eu seja a pessoa que mais tenha fotos de Luiz Ronaldo trabalhando, desde o começo. Tenho centenas de fotos de Luiz Ronaldo. Em todos os leilões que estivemos trabalhando eu o documentava em ação.
Por isso, agora fui rever meu extenso arquivo para encontrar uma foto para publicar sobre a sua morte e acho que essa foto do afetuoso abraço ao Robertinho Fiúza, da Fazenda Fundão, durante o último leilão de José Ricardo Fiúza Horta, em Belo Horizonte, é a melhor para esse momento.
Vou publicar outras mais. Mas essa demonstra bem esse momento de dor, de perda, de tristeza dos girista do Brasil inteiro. Que podemos querer nesse momento senão um abraço dos nossos amigos, dos nossos parentes, dos nossos queridos? Somente um abraço para representar a vida. Nada mais é mais importante do que um abraço neste momento. Não há riqueza maior que um abraço. Fico feliz em ser a pessoa que registrou esse momento que jamais sairá da memória de todos nós.
Tenho certeza que agora o quê muitos queriam era simplesmente dar um abraço em Luiz Ronaldo e dizer “que bom que você está aqui entre nós”.
Não nos interessa mais as vacas e touros caros vendidos a peso de dólar, de altas cifras, para clientes milionários. Nada disso tem importância. O importante para o gir que prosperou com Luiz Ronaldo era sua presença, seu conhecimento, sua capacidade. Agora sem ele eu vou me lembrar dos abraços, dos momentos de alegria que ele proporcionou, como aquele leilão do Rodrigo Borges, em Paracatu (MG), que a televisão saiu do ar e aí não aconteceu o leilão e fomos “obrigados” a passar parte da noite bebendo e rindo da vida. Agora percebo que foi tão bom, ou melhor, do que se tivesse acontecido o leilão.
                                       (Rosimar Silva - 22/10/2015)

GIR LEITEIRO EM GOIÂNIA

Apenas 12 expositores vão submeter seus animais ao julgamento da jurada MARIANA GUIMARÃES GRACIOSA a partir de amanhã no parque de exposições da cidade de Goiânia, em Goiás, onde faz um intenso calor. Serão 76 animais em pista, segundo catálogo da Abcgil, divulgado agora há pouco pelo site oficial da entidade. Mesmo com o calor, acontece na exposição o torneio leiteiro, que começou com 25 animais e restam 22 na disputa. O julgamento ocorrerá nesta sexta e sábado.

RANKING NACIONAL DE MELHOR FÊMEA GIR LEITEIRO

RANKING NACIONAL DO GIR LEITEIRO

MELHOR DO RANKING GOIANO/BRASILIA

A Maior Produção em concurso Leiteiro do Ranking Goiano/Brasília 2014/105, segundo a Abcgil, é da vaca Alma Viva Lumiar (Jaguar TE do Gavião X Canastra TE Kubera), da Agropecuária Lumiar, de Brasília. Alma Viva produziu 71,206 quilos de leite no torneio leiteiro da Expozebu 2015.

MELHOR DO RANKING MINEIRO

A vaca Desculpa de Brasília (Embaixador de Brasília X Rubra TE de Brasília) conquistou o título de Maior Produção em concurso Leiteiro do Ranking Mineiro da raça, concedido pela Abcgil – Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro. A façanha foi conquistada depois que a vaca venceu o torneio leiteiro da cidade mineira de Pompéu com média de 68.720 quilos de leite. Desculpa pertence ao criador José Afonso Bicalho, da Fazenda Cachoeira 2B, Ferros (MG).

JOSÉ COELHO VITOR: O MELHOR DE MINAS GERAIS

Tradicional criador da pecuária leiteira mineira conquista título de melhor criador, melhor expositor e dono da melhor Fêmea do Ranking Nacional do Gir Leiteiro 2014/2015, segundo Abcgil.

TORNEIO LEITEIRO EM GOIÂNIA

O torneio leiteiro do gir em Goiânia promove uma disputa de bons animais de vários criadores. Até agora (o torneio termina amanhã às 14:00 horas) o destaque é para a vaca Genética BJS (C.A Sansao x Restinga de Brasilia), dos criadores Amarildo Pires e Bruno Anderson, da Estância Tamboril, em Bela Vista de Goiás.

21 de out. de 2015

AMCGIL LANÇA 4º GRUPO DA PROVA DE LEITE EM MINAS

A prova de leite do gir leiteiro de Minas Gerais será na Fazenda Experimental da ALIS – Faculdade de Bom Despacho.
Mais detalhes no portal Girbrasil. Click aqui e veja.

série “GIR LEITEIRO EM POMPÉU “

Ainda na série sobre o “Gir Leiteiro em Pompéu”, Girbrasil lembra hoje da vaca Edna Fiv do EGB, campeã fêmea Jovem do torneio leiteiro em 2012, de propriedade de Enir Gomes Barbosa, do Gir EGB. Naquele ano ele recebeu de prêmio a quantia de R$ 1.000,00.

GOIÂNIA TEM TORNEIO LEITEIRO DISPUTADO

A exposição de gir leiteiro na capital do estado de goiás terá mais de cem animais em pista e 22 vacas no torneio leiteiro.

PARCIAL DO TORNEIO LEITEIRO DE GOIÂNIA (GO)

20 de out. de 2015

LEILÃO EGB

Enir Gomes Barbosa, do Gir e Girolando EGB, fará uma grande festa em sua fazenda dia 12 de dezembro, onde receberá amigos, criadores e lideranças da cadeia produtiva do leite. Na oportunidade fará um grande leilão. Lilico Rabelo (gir 33) e Terra Leilões estão empenhados em preparar uma grande oferta de animais. Além dos animais da marca EGB, estão previstos convidados especiais. Vamos aguardar !

LEILÃO DE GIROLANDO

Evandro do Carmo Guimarães, das Fazendas do Basa, volta à promoção de remate dia 5 de dezembro, pelo canal Rural, com um grande leilão de Girolando. Serão mais de 70 animais. Aguardem maiores detalhes. Evandro é um dos maiores criadores de Gir Leiteiro e Girolando do Brasil. Ele ofertará neste leilão do dia 5 as netas de grandes vacas gir leiteiro do Brasil.

XILAZINA 4E

A Novilha Xilazina 4E (Fardo Fiv Mutum X Uberaba 4E), participou do 3º grupo da Prova de leite da Amcgil – Associação Mineira dos Criadores de Gir Leiteiro, em Bom Despacho, na Faculdade ALIS (Antiga Unipar) e ficou em 10º lugar com produção real de 2.974,85 kg real a 267 dias. Xilazina pertence ao criador Ebenezer Salum dos Reis.

PROVA DE LEITE DA AMCGIL

Parabéns aos criadores de Minas Gerais, principalmente ao Luciano Ferraz (foto), presidente da Amcgil - Associação Mineira dos Criadores de Gir Leiteiro, pela finalização do 3º Grupo da Prova de leite de Novilhas Gir leiteiro, realizada em Parceria com a ALIS - Faculdade de Bom Despacho, no interior de Minas Gerais. Parabéns também pelo lançamento do 4º grupo que começará ainda este mês.

15 de out. de 2015

Gir do Lino tem a 3ª melhor vaca gir de Minas Gerais

Os irmãos Lino, de Martinhos Campos, estão satisfeitos com a divulgação do ranking mineiro do gir leiteiro.
Quer saber mais? Click aqui e veja no portal Girbrasil.

9 de out. de 2015

Artigo: TRÁGICO ACIDENTE TIRA A VIDA DO CRIADOR SÉRGIO BARROS

Leio o artigo no portal Girbrasil. Click AQUI !Foto de Girbrasil.

Rosimar Silva, Jornalista e editor do Portal Girbrasil, com Sérgio Barros, em Uberlândia, em 2006.

GANHADOR DO CARRO ZERO KM

José Coelho Vitor, criador de gir leiteiro na região de Passos (MG), acaba de ganhar um carro zero quilômetro na exposição da cidade paulista de Lins. Sua vaca Xadiny Fiv Cabo Verde, campeã fêmea jovem do torneio leiteiro, com produção média de 49,087 kg, foi a que mais se aproximou do recorde da sua categoria. A grande campeã foi a vaca Floresta, com média de 54,643 kg, do criador Waldir Junqueira de Andrade. A Vencedora na categoria vaca jovem foi Escala Jaguar Fiv do Fundão, do criador mineiro José Ricardo Fiúza Horta, com média de 50,490 kg.