31 de jul. de 2015

LEILÃO XAPETUBA

Dia 8 de agosto, a sábado, na Xapetuba Agropecuária, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, haverá o Leilão Genética Xapetuba, às 13:30, com transmissão pela canal Rural. A Xapetuba pertence aos criadores José Antônio da Silveira e Thiago da Silveira (pai e filho) e se consolida como uma produtora de genética gir leiteiro e girolando. Além de gado, a Xapetuba cria suínos e aves. Thiago convida os criadores para participar da festa, que começa às 08:30 com café da Manhã, visita às instalações da fazenda, apresentação dos animais e almoço.

Sete Lagoas terá exposição de gir em agosto


A organização do evento espera a presença de mais de 120 animas gir leiteiro no parque de exposição.

27 de jul. de 2015

VISITA À PROVA DE LEITE

Nesse sábado, dia 25 de julho, passei a manhã na Fazenda Experimental da UNIPC, em Bom Despacho (MG), onde acontece a 3ª prova de leite de novilhas gir leiteiro, executada em parceria entre a Unipac e a Amcgil - Associação Mineira dos Criadores de Gir Leiteiro.
O trabalho realizado pelo professor Fabiano Junqueiro (no centro da foto) é muito bom. A fazenda está toda organizada e replica uma situação real da maioria das fazendas brasileira de produção de leite.
Foi gratificante conhecer as instalações, o manejo, os animais (um por um), perceber o cuidado da fazenda escola com o projeto. O 3º grupo está no final e no mês que vem já começa o 4º grupo, que deverá ser bem melhor, haja vista que os principais problemas possíveis a equipe do professor Fabiano enfrentou nesse 3º grupo.
Parabéns também a Amcgil, cujo presidente é Luciano Ferraz (à direita na foto) pioneira em Prova de leite de gir no Brasil, que luta, com o apoio dos seus associados, para manter funcionando este projeto. A história haverá de reconhecer a importância desse trabalho para o gir nacional. É importante que todos que podem participar (com animais, apoiando, patrocinando, colaborando) com o projeto devem fazê-lo. Os resultados desse trabalho é um bem coletivo, uma conquista da raça, e uma forma de garantir que realmente a raça gir seja verdadeiramente leiteira e sustentável.

Rosimar Silva - Editor das mídias Girbrasil

Prova de Leite do Gir Mineiro em Bom Despacho

A terceira edição da Prova de Leite de Novilhas da raça gir em Minas Gerais acontece na Fazenda Experimental da UNIPAC no Centro-Oeste.

26 de jul. de 2015

TRADIÇÃO E LEITOA ASSADA


O que não faltou na Festa “Resgate das origens” foi leitoa assada. Promovida pelo casal Tabita e Moisés Fernandes, a 7ª edição da festa foi um brinde à culinária e às tradições mineiras. Realizada na Fazenda Cerrado Velho, em Martinho Campos (MG), dia 25 de julho. O ponto alto do evento foi o leilão Marca “F” de Gir Leiteiro e Girolando.

IGUARIA FINA

Moisés Fernandes e Tabita, da Fazenda Cerrado Velho, em Martinho Campos, serviram, entre vários pratos, Fígado de boi grelhado com jiló. Foi um sucesso de público e crítica. A O evento foi no último sábado, dia 25 de julho, na 7ª edição da Festa “Resgate das Origens”, em Martinho Campos, Minas Gerais.

O CATIRA


Com o objetivo de preservar as tradições e resgatar as origens, o que nunca faltou na festa “Resgate das Origens” da Fazenda Cerrado Velho é a dança do Catira. Foi o que aconteceu no último sábado, dia 24, na 7ª edição, promovida pelo criador de gir leiteiro Moisés Fernandes. Além da festa, das comidas típicas, folclore e tradições, houve ainda o tradicional leilão Marca “F” de Gir Leiteiro e Girolando, que foi um sucesso.

A VIDA É UM DOCE

Tabita Campos, esposa de Moisés Fernandes, da Fazenda Cerrado Velho, em Martinho Campos (MG), apresenta a linda mesa de doces da Festa “Resgate das Origens”, nesse sábado, dia 25 de julho. O casal deu um show na recepção aos convidados, a maioria criadores de gir leiteiro e girolando.

PRESTIGIANDO AS ORIGENS

Quem também esteve na Fazenda Cerrado Velho no sábado, dia 25 de julho, prestigiando o leilão e a festa de Moisés Fernandes (foto), foi Luciano Ferraz, presidente da Amcgil – Associação Mineira dos Criadores de Gir Leiteiro. Segundo ele, “a festa dos Moisés é um dos grandes eventos do gir leiteiro de Minas Gerais”.

SUCESSO DO CERRADO VELHO

Moisés Fernandes (foto) e família realizaram no último sábado, dia 25 de julho, a 7ª festa “Resgate das Origens” na Fazenda Cerrado Velho, em Martinhos Campos. Como nos anos anteriores, foi um sucesso. Estive lá este ano pela segunda vez e presenciei, mais uma vez, o sucesso da festa e do leilão de Gir e Girolando, da qualidade da recepção e da importância dessa festa. Parabéns ao Moisés, criador de Gir Leiteiro, que mostra que com muito trabalho, dedicação e qualidade, o sucesso é garantido. (Rosimar Silva)

GIR NA UNIPAC


A raça gir está na Universidade por meio da prova de leite de novilhas da raça. A 3º Prova de Leite da Amcgil em parceria com a UNIPAC – Universidade Presidente Antônio Carlos, de Bom Despacho (MG), está quase no final. Girbrasil visitou a prova no último sábado e prepara uma bela reportagem para segunda-feira para o Portal Girbrasil – a mídia do gir. Aguardem.
Foto na Fazenda Experimental com os animais em teste.

ABCGIL NO SERRO


Parabéns ao José Afonso Bicalho, presidente da Abcgil – Associação Brasileira dos criadores de Gir Leiteiro, que visitou esta semana a fazenda de Túlio Madureira e Bento Silva, no Serro, município mineiro com forte tradição na produção de queijo, para visitar a produção de queijo de leite de vaca gir. O “Queijo do Gir”, marca consagrada e um dos melhores queijos do país, é uma vitória de Túlio Madureira e uma prova de que é possível agregar valor à raça com produtos de valor agregado. Esperamos que a Abcgil possa contribuir decisivamente para estimular esse tipo de empreendimento que valoriza à raça e seus produtos.

19 de jul. de 2015

FORÇA TAREFA

O sindicato Rural de Uberlândia decidiu este ano realizar uma grande exposição agropecuária e para isso convocou o criador Thiago Silveira (Xapetuba) para coordenar a exposição. No caso do Gir, Thiago convocou a dupla Paulo Roberto Andrade Cunha e José Sab Neto para, juntos, realizarem uma grande exposição da raça gir. Paulo Roberto é diretor de Marketing da Abcgil e ex-presidente do Sindicato Rural de Uberlândia e um influente criador de gir Leiteiro; José Sab Neto é presidente da Assogir – Associação Brasileira dos Criadores de Gir e será o responsável pela convocação aos criadores de gir dupla aptidão. Paulo e José Neto, juntos, já promoveram as maiores exposições de gir que Uberlândia já viu. A proposta é fazer uma grande mostra de gir leiteiro e gir dupla aptidão.

Anusha, bi grande campeã na pista de Pompéu, em Minas


Três anos depois, vaca volta à pista de Pompéu e fatura, novamente, o grande campeonato de Fêmeas

GENÉTICA

Carlos Cruz e Onofre Ribeiro. Carlos é criador de gir leiteiro na Fazenda Aroeira, em Felixlândia (MG) e dono da vaca Anusha (CA Sansão X Rumba TE - 4.455 kg), grande campeã da exposição de Pompeú (MG) e Onofre Ribeiro, também criador de gir leiteiro na Estância Jasdan, em Paraopeba (MG) é o criador da vaca mãe de Anusha, Rumba TE (Benfeitor Cal X Marqueza TE).

MELHOR ÚBERE

O melhor úbere na categoria vaca adulta do torneio leiteiro de Pompéu foi para a vaca Varsóvia S. Fiv Fundão (CA Sansão X Nogueira do Fundão – 5.298,58 kg), do criador José Ricardo Fiúza Horta, Fazenda Fundão, em Pains (MG). Nesse torneio, Varsóvia atingiu 41.186 quilos de leite. Segundo Roberto Fiúza Horta, filho de José Ricardo Fiúza Horta, "essa qualidade de gir leiteira é a principal característica do leilão "Fazenda Fundão 30 anos", dia 30 de julho, quinta-feira, às 20:00 horas, na chopperia Pinguim, em Belo Horizonte". Quem não puder prestigiar o leilão pessoalmente, poderá assistir pela televisão no canal Rural.

CAMPEÕES !


17 de jul. de 2015

DARDO FIV DO FUNDÃO


O touro Dardo Fiv do Fundão (Valeouro TE Silvânia X Virna S. FIV Fundão – 9.075 kg) é o reservado Grande Campeão da Exposição de Gir Leiteiro de Pompéu (MG) e de Belo Horizonte, em 2015. Ele pertence ao criador José Ricardo Fiúza Horta, Fazenda Fundão, em Pains (MG), que estará realizando um grande leilão de gir leiteiro e girolando no próximo dia 30 de junho, na Chopperia Pinguin, em Belo Horizonte. O leilão, “30 anos de Seleção da Fazenda Fundão”, será transmitido pelo Canal Rural, às 21:00 horas, com a assessoria de Leite e Gir e os trabalhos da Programa leilões.

Veja o catálogo do leilão aqui.

16 de jul. de 2015

FELICIDADE GERAL


Como diz a música do grupo Fala Mansa "ra ra ra ra ra, mais eu to rindo à toa". Assim está o criador José Afonso Bicalho, presidente da Abcgil - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro, que nesta tarde de quinta-feira, 16 de julho, conquistou dois importantes títulos na Exposição de gir leiteiro da cidade Mineira de Pompéu: Grande Campeão do Torneio leiteiro de Gir com a Desculpa de Brasília (Embaixador de Brasília X Rubra TE de Brasília), produção média de 68.720 quilos de leite e recordista mundial de produção de leite em torneio leiteiro de girolando a vaca Quelinha Everett FIV 2B, vaca adulta ½ sangue Girolando (Nor-bert Emerson Everett X Mágica Fada 4 FIV 2B), cuja produção média foi de 95,277 quilos de leite.

MARAJÁ DE POMPÉU

Desculpa de Brasília (Embaixador de Brasília X Rubra TE de Brasília) (foto) é mais nova Grande Campeã do torneio leiteiro da exposição de Pompeu (MG), com produção média de 68.720 quilos de leite. Além disso, ele também bateu o recorde mundial de produção de leite em torneio leiteiro com a vaca Quelinha Everett FIV 2B, vaca adulta ½ sangue Girolando (Nor-bert Emerson Everett X Mágica Fada 4 FIV 2B), cuja produção média foi de 95,277 quilos de leite.

PROVOU NO BALDE


Esta é a novilha Esperança do Fundão, que acabou de produzir 40,676 quilos de leite de média no torneio leiteiro da cidade mineira de Pompéu. Ela está no leilão dos 30 anos da Fazenda Fundão, dia 30 de julho, em Belo Horizonte. Veja mais detalhes no catálogo do leilão. Click e se surpreenda!

30 ANOS DE FUNDÃO


José Ricardo Fiúza Horta prepara uma grande festa na Chopperia Pinguin, em Belo Horizonte para comemorar os 30 anos de seleção do seu plantel de Gir leiteiro e Girolando. Será no próximo dia 30 de julho, às 21:00 horas, com transmissão pelo canal Rural. Vale à pena dar uma olhada no catálogo.

30 ANOS DE SELEÇÃO DA FAZENDA FUNDÃO


Já está disponível na Internet o catálogo do leilão em comemoração da Seleção de gir leiteiro e girolando da Fazenda Fundão, dos criadores Jose Ricardo e Roberto Fiúza Horta (pai e filho).

GIR LEITEIRO EM POMPÉU (MG)

LÍDER
Parabéns ao Antônio Carlos Barbosa Alvares (foto), Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pompéu, que promove e realiza a Superleite, em Pompéu, pela bela exposição agropecuária, cuja exposição de gir leiteiro é a maior em número de gado do Brasil, superando, inclusive, a Expozebu, de Uberaba. Antônio Carlos levou para Pompéu 36 expositores e 251 animais inscritos para a pista de julgamento, que começa hoje, pelo jurado oficial da Abcz, José Jacinto Júnior, da cidade mineira de Ituiutaba.

PROVA DE PRODUÇÃO DE LEITE

Este é o Dr. Fernando Santos Junqueira, veterinário, doutor em produção animal e professor da UNIPAC – Universidade Presidente Antônio Carlos, de Bom Despacho (MG). Ele é o coordenador da 3ª Prova de Produção de Leite de Novilhas Gir Leiteiro, que está sendo realizada pela UNIPAC/Amcgil - Associação Mineira dos Criadores de Gir Leiteiro - na escola experimental de Veterinária e Agronomia da Unipac.

EXPOSETE 2015


Os trabalhos para sediar a 9ª Exposição Regional de Gir Leiteiro de Sete Lagoas, em Minas Gerais, já foram iniciados, conta Orlando Giordani, criador e colaborador do Sindicato Rural, promotor do evento. A exposição está marcada para os dias de 3 a 8 de agosto. A Abcgil indicou Gustavo Ayres Pereira de Almeida, Jesus Lopes Junior, José Otavio Lemos, Lucyana Malossi Queiroz e Rubenildo Claudio B. Rodrigues para o Sindicato escolher um nome para ser o jurado oficial da exposição da Exposete. O presidente do Sindicato Rural é Jadir Maurício Lanza Rabelo (na foto com Orlando Giordani). “Jadir é um grande admirador do gir leiteiro e sempre nos apoiou aqui em Sete Lagoas, por isso vamos para a 9º exposição”, garante Orlando Giordani.

GIR DO LINO

PRESENTES
José Adelmo e José Avilmar Lino da Silva, do Gir do Lino, estão participando do torneio leiteiro da cidade de Pompéu (MG) com três animais: Canastra Fiv do Lino, Conceituada Fiv do Lino e Atriz Fiv do Lino. O Gir do Lino tem conseguido bons resultados nos últimos torneios em que participou. Dia 29 de agosto de 2015, os irmãos promovem mais um encontro e leilão na Fazenda Lagoa Grande, em Martinho Campos. Além de gir leiteiro, eles também selecionam girolando.

ESPERANDO SENTADO


Quem está feliz da vida é José Afonso Bicalho, da Fazenda Cachoeira 2B e presidente da Abcgil - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro, sua vaca Desculpa de Brasília (Embaixador de Brasília X Rubra TE de Brasília), inscrita no torneio leiteiro da exposição de Pompeú, está produzindo bastante leite no certame. O maior pico de produção do animal foi de 25,320 quilos de leite. Se nada acontecer de errado, tem tudo para faturar o torneio. Por isso, ele espera sentado o final do torneio.

3 de jul. de 2015

CAMPEÃ DA MEGALEITE 2015

A vaca Manda Vila Rica foi a grande campeã do torneio leiteiro da Megaleite 2015, com produção média de 55,983 quilos de leite. Ela pertence ao criador Dilson Cordeiro, fazenda Vila Rica, Cocalzinho (GO). Em 2013, Mandala foi grande campeã da exposição de Goiânia, em Goiás.

2 de jul. de 2015

CAMPEÃO DA MEGALEITE

O Criador goiano Dilson Cordeiro, Fazenda Vila Rica, Cocalzinho (GO), faturou o torneio leiteiro da Megaleite com a vaca Mandala Vila Rica (Irado TE Vila Rica X Jasdmim Fiv Vila Rica – 6.810,67 kg), com produção média de 55.983 quilos de leite. Mandala também foi o melhor úbera da categoria vaca adulta. 
A campeã Fêmea Jovem foi Cacimba Lumiar (Jaguar TE do Gavião), de Pedro Passos, com produção média de 49.940 quilos de leite. E a campeã vaca jovem foi Devassa (Fardo X Eclipse), do criador Winston Frederico Drumond, com produção média de 35.196 quilos de leite.

Girolandos rústicos, longevos e produtivos


É o que promete José Ricardo Fiúza Horta para o leilão de 30 anos da fazenda Fundão.