28 de mai. de 2015

SEIS MIL CURTIDAS


A fanPag de Girbrasil no Facebook alcançou hoje seis mil curtidas. São seis mil seguidores que diariamente, em tempo real, recebem as informações do mundo do gir no Brasil e no mundo. São seguidores de várias partes do mundo. Mais uma ferramenta de promoção e divulgação da raça no planeta. Obrigado, continuem curtindo ! O Gir agradece !

FELICIDADE TOTAL

Essa é Maria Teresa Lemos Calil, empresário, criadora de gado gir leiteiro na Fazenda Paraíso, no estado de São Paulo. Tem a raça gir no sangue. Sua família tem história no gir no Brasil e agora ele também escreve a sua própria história. Parabéns, Maria Tereza. Parabéns Maria Guerreira, que numa atividade, até então, dominado pelos homens, ela mostra qualidade, competência, sabedoria e elegância. Pode rir, pois agora você é a recordista mundial de produção de leite. Quer mais?

Nota:
Maria Tereza Lemos Calil (foto) é a expositora de gir leiteiro que acaba de quebrar o recorde mundial de produção de leite em torneio leiteiro. O feito aconteceu na exposição de Franca, no estado de São Paulo, quando sua vaca Bandeira produziu a média de 77,566 quilos de leite em três dias de disputa.

NOVO RECORDE MUNDIAL DE PRODUÇÃO DE LEITE DE UMA VACA DA RAÇA GIR


77,565 kg de média
Maria Tereza Lemos Calil (Fazenda Paraíso) é a prova viva do sucesso do melhoramento genético do Gir Leiteiro. É dela a vaca Bandeira (Jaguar TE do Gavião x Azaleia), uma recordista mundial de produção de leite em torneio leiteiro. Em 2012, na cidade de Passos (MG), Bandeira ganhou o torneio leiteiro na categoria vaca Jovem, mas no ano de 2013 que ela se revelou uma grande produtora de leite e conquistou dois recortes mundiais seguidos. O primeiro foi na exposição de Goiânia (GO), quando produziu a média de 56,567 quilos de leite e em seguida, na 6ª Exposição Internacional do Gir Leiteiro – INTERLÁCTEA 2013, em Avaré (SP), ela quebrou o próprio recorde com a espetacular produção de 63,200 kg de leite. Agora, há alguns minutos, no torneio leiteiro de Franca (SP), ela quebra novamente o recorde mundial e produz a impressionante marca de 77,565 quilos de leite.

27 de mai. de 2015

HÁ DEZ ANOS


Por falar em Superagro e Simpósio da Jasdan, vale à pena relembrar esses dois acontecimentos há dez anos, quando aconteceu o primeiro Simpósio da Jasdan. Essa foto, no parque da Gameleira, foi feita no dia 3 de junho, na Expoagro, na semana seguinte, Onofre Ribeiro promovia na Estância Jasdan o 1º Simpósio da Jasdan. Nessa exposição o saudoso João Feliciano Ribeiro, fundador da Fazenda São Bento, junto com sua Conceição, prestigiou o evento. Na foto Ebenezer Salun dos Reis, Luciano Ferraz, João Feliciano Ribeiro e Onofre Ribeiro na pista de Julgamento, cujo jurado oficial naquela exposição foi José Jacinto Júnior.

HISTÓRIAS DA RUA DO MINGAU


O parque de exposições da Gameleira, em Belo Horizonte, tem a rua do Mingau, onde, tempos atrás, eram feitas as premiações. Vejam o quê encontramos nos arquivos de Girbrasil: Roberto Horta (Fazenda Fundão) e Adriano Bicalho (Fazenda Cachoeira 2B), juntos recebendo premiações na Superagro de 2006. Nesse ano, a Fazenda Fundão faturou o grande campeonato fêmea com a vaca Nogueira do Fundão. Robertinho é filho de José Ricardo Fiúza Horta e Adriano é filho de José Afonso Bicalho. Pelo jeito serão dois bons sucessores. Robertinho, junto com o pai, promovem dia 30 de julho, o leilão da Fazenda Fundão, em comemoração dos 30 anos de seleção de gir da Família.

26 de mai. de 2015

GAMELEIRA TEM 120 ARGOLAS PARA GIR LEITEIRO


Exposição da capital mineira será no primeiro fim de semana de julho e gir leiteiro terá concurso leiteiro e julgamento em pista.

GRADUADA FIV DA JASDAN


Esta linda filha do touro CA Sansão com Samanta TE JFR estará à venda no 10º Leilão da Jasdan, dia 13 de junho de 2015, no Maquiné Park Hotel, em Paraopeba (MG). Uma oferta de Onofre Ribeiro, que ao lado de José Afonso Bicalho são os promotores do evento. Graduada reúne em seu pedigree as linhagens Sansão e Radar dos Poções, já que sua mãe, Samanta (maior recorde de valorização do leilão Jasdan) é filha de Radar na Guanabara JFR. Onofre diz que Samanta “é um ventre de outro”, ela recebeu o primeiro selo Diamante concedido pela Abcgil e é o maior VG (valor genético) da seleção João Feliciano Ribeiro.

NOVILHA POI (PURO ORIGINAL INTERNACIONAL)


Onofre Ribeiro e o Marajá de Jasdan ofertarão uma prenhez de Mothi Dhamal POI da Jasdan (foto) - Gondaliyo X Dhamol - , novilha da última importação de embriões da Índia. Onofre informa que o rebanho do Marajá de Jasdan existe há mais de 300 anos na Índia, na região do Kathiawar. Esse embrião, que será ofertado, será com Sansão, ou com Dadamyio POI da Jasdan, tourinho também fruto dessa importação, que está no teste de progênie da Abcgil/Embrapa, contratado pela CRV Lagoa.
O leilão da jasdan será dia 13 de junho, sábado, às 13:00 horas, na área VIP do Maquine Park Hotel, em Paraopeba (MG), 80 km de Belo Horizonte. O leilão será somente presencial. No dia 12, sexta, à noite, haverá no mesmo local, o leilão Jasdan Girolando.

GIR LEITEIRO EM SINOP


Depois de vários anos percorrendo Brasil como técnico da Abcgil, Fausto Cerqueira Gomes, agora retorna às viagens, mas como jurado oficial. Ele foi escolhido numa lista de cinco jurados para fazer o julgamento da Exposição Ranqueada de Sinop, no Mato Grosso, dias 10 e 11 de julho. O torneio leiteiro será de 7 a 10 de junho. A exposição de Sinop faz parte da lista de exposições promovidas e estimuladas pela Associação de Gir leiteiro do Mato Grosso, cujo presidente é Getúlio Vilela, do Grupo 5 estrelas.

GIR LEITEIRO NA BAHIA


Resultado do torneio leiteiro que aconteceu de 17 a 20 de maio de 2015 na cidade de Jequié.

GIR LEITEIRO EM FRANCA

VEJA QUEM PARTICIPA DO TORNEIO LEITEIRO DE FRANCA, NO ESTADO DE SÃO PAULO, QUE COMEÇOU ONTEM, 25 DE MAIO, E TERMINA NO DIA 30.

22 de mai. de 2015

AGORA É A VEZ DA FAZENDA FUNDÃO


José Ricardo Fiúza Horta e o filho, Robertinho, vão realizar o Leilão dos 30 anos de seleção da Fazenda Fundão, dia 30 de julho, na churrascaria Pinguim, em Belo Horizonte. Entre os destaques desse plantel de gir leiteiro de alta qualidade racial, está a vaca Virna do Fundão (foto). Virna foi reservada Grande Campeã Nacional, em 2011, e campeã fêmea jovem Torneio leiteiro de Passos (MG), em 2010. Ela é filha de CA Sansão na vaca Nogueira do Fundão. Está foto é do dia em que ela foi Grande Campeã de Sete Lagoas, em 2011. Além disso, ele foi reservada Grande campeã de Uberlândia, em 2011.

VACADA SÃO JOSE


Revendo arquivos antigos, encontrei essa vacada do saudoso Alberto Pereira Nunes, ex-criador de Gir Leiteiro na Estância São José, em Trindade (GO). Alberto fez controle leiteiro do seu rebanho, o primeiro a fazer inseminação artificial no estado, foi presidente da Girgoiás por vários mandatos, 2º vice-presidente da Abcz e contribuiu muito para o melhoramento do gir no país. essa foto é de 2003. (Rosimar Silva)

EXPOAGRO, EM BELO HORIZONTE, TERÁ APOIO DO GOVERNO DE MINAS GERAIS

Informação é do Secretário da Agricultura que participou de reunião da Amcgil – Associação Mineira dos Criadores de Gir Leiteiro, no parque da Gameleira.

DE VOLTA À GAMELEIRA

Fábio Miziara, jurado oficial da Abcz, foi escolhido para julgar o gir leiteiro na exposição ranqueada de Belo Horizonte (MG). Fábio já havia julgado o gir leiteiro na mesma exposição em 2012. A expoagro, como é conhecida, será no primeiro final de semana de junho, cujo julgamento será 5 e 6 de junho. O torneio leiteiro está marcado para acontecer entre os dia 2 a 5 de junho. Fábio Miziara foi escolhido em uma lista de cinco nomes: Tatiane Almeida Drummond Tetzner, José Jacinto Júnior, Euclides Prata Santos Netto, Fábio Miziara e Alysson Ricardo Magalhães Sampaio.

21 de mai. de 2015

ONOFRE VENDERÁ TOURINHO P.O.I. NO LEILÃO DA JASDAN

O tourinho ofertado é fruto de embrião produzido na Índia e gestado no Brasil, “mas a genética e puramente indiana”, garante Onofre Ribeiro.
Saiba mais no portal Girbrasil, AQUI.

JASDAN DIVULGA CATÁLOGO DOS LEILÕES DE GIROLANDO E GIR

O 10º Simpósio da Jasdan será nos dias 12 e 13 de junho de 2015, no Maquine Park Hotel, em Paraopeba (MG), às margens da BR 040, a 80 km de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

10º LEILÃO DA JASDAN


Já está disponível os dois catálogos dos leilões do 10º Simpósio da Jasdan, dias 12 e 13 de junho de 2015, no Maquiné Parque Hotel.
Veja aqui o catálogo.

19 de mai. de 2015

MULHERES NA PISTA


A pecuária, de um modo geral, sempre foi um universo masculino; dominado pelos homens. As exposições também. Mas aos poucos esse ambiente está mudando. A última exposição de Gir Leiteiro de Curvelo (MG), por sinal muito bem organizada pela AMCZ – Associação Mineira dos Criadores de Zebu e pelo Núcleo de Criadores de Gir Leiteiro de Curvelo, contou com a presença de uma mulher na apresentação dos animais em pista: Aline, da Fazenda Estiva, do criador Luciano Ferraz. Aline, além de conduzir muito bem os animais em pista, também é a gerente da Fazendo do Luciano. Parabéns à Aline e ao Luciano por investir em novos modelos de mão-de-obra rural.

18 de mai. de 2015

CAMPEÕES

Aqui estão os melhores criadores e expositores da exposição Ranqueada de Curvelo 2015. Nélio Brant foi o melhor criador e expositor e fez o grande campeão Macho da pista; José Avilmar Lino da Silva foi o segundo melhor criador e expositor e o grande campeão do Torneio Leiteiro e Richard L`Abbate foi o terceiro melhor criador e expositor e fez a grande campeã de Pista. A eles nossos parabéns !

EQUIPE GIR DOS IPÊS

Mais uma vez o trabalho bem feito na fazenda Vale dos Ipês, em Curvelo, deu o resultado esperado e merecido. Richard L`Abbate, dos Gir dos Ipês, conquistou o grande campeonato de fêmeas da exposição ranqueada de Gir Leiteiro da cidade mineira de Curvelo, no último sábado, dia 16 de maio. Parabéns à sua equipe liderada pelo veterinário Roberto Wanderley (centro). Luiz L`Abbate (à direita na foto) é irmão de Richard. O apresentador é o Alexandre, que deu um show na pista com os seus animais.

DEDICAÇÃO

Cabe aqui uma homenagem ao criador e agregador do gir brasileiro João Guilherme Maldini Pitangui, que trabalhou intensamente pela realização da 4ª Exposição de gir Leiteiro de Curvelo e pelo 3º Leilão Maravilhas do Cerrado. A Exposição, como de costume, foi muito boa, com excelentes animais, e o leilão foi sucesso absoluto. Além da comercialização, foi uma grande festa da raça. Mais uma vez contou com a participação de vários criadores e proporcionou uma tarde de encontro, de confraternização e de promoção da raça. Mais uma vez João Guilherme, familiares e colaboradores, demonstraram que a linhagem EVA continua fazendo história. Pelo segundo ano consecutivo o leilão contou com a presença de Luiz Cláudio Paranhos, presidente da ABCZ.

17 de mai. de 2015

SUCESSO ABSOLUTO

O Leilão de Gir leiteiro Maravilhas do Cerrado, realizado sábado, dia 16 de maio, cuja média geral foi de R$ 8.500,00, revelou para o Brasil a qualidade do queijo artesanal do Serro, feito pelos produtores Bento José da Silva e seu filho, Túlio Madureiro, com o nome de “Queijo do Gir”. Esses dois produtores da região do Serro produzem queijo somente de vaca gir e agregam valor ao seu produto e a raça, pois, segundo eles, o queijo de leite de gir requer menos leite para a fabricação de um quilo de queijo, já que o leite de gir produz mais sólidos que as vacas cruzadas. O “Queijo do Gir”, oferecido aos convidados do leilão, foi a sensação do evento, aprovado por todos pelo sabor e pela qualidade.

PAIXÃO BELO QUEIJO

Bom dia amigas e amigos!
Desejo a todos um bom domingo (17/05/2015) degustando um legítimo “Queijo do Gir”, produzido pelo meu amigo Túlio Madureira, feito exclusivamente com leite de vacas Gir, em sua fazenda no Serro (MG). (Rosimar Silva)

PRESTIGIANDO CURVELO

Luiz Cláudio Paranhos, presidente da Abcz –Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, com sede em Uberaba (MG), esteve ontem (sábado, 17 de maio), em Curvelo e participou do 3º Leilão Gir Leiteiro Maravilhas do Cerrado, promovido por João Guilherme Maldini Pitangui e Vanessa Lima (foto).

PAIXÃO É A GRANDE CAMPEÃ DA EXPOSIÇÃO DE CURVELO


Uma filha do Tabu vence a pista e outra filha de Jaguar TE do Gavião vence o torneio leiteiro em Curvelo (MG)

14 de mai. de 2015

CANTOR SERTANEJO NA EXPOSIÇÃO DE CURVELO

Leo, da dupla Vitor e Leo, é criador de Senepol na fazenda Paraíso, em Uberlândia (MG) e esteve hoje na exposição de Curvelo a convite do presidente do Núcleo de Criadores de Gir Leiteiro, Antônio Eustáquio. Leo é amigo de Enir Gomes Barbosa, criador de Gir Leiteiro e Senepol na Fazenda Estiva, em Cordisburgo. Leo e Enir estão expondo Senepol em Curvelo. Na foto com os criadores e expositores na casa do Gir.

DE VOLTA À CURVELO


Antônio Andrade Filho, técnico de ranqueamento da exposição de Curvelo, retorno à cidade para mais uma exposição. Na foto ao lado do presidente do Núcleo de criadores de gir leiteiro (à esquerda), Antônio Eustáquio, e José Guilherme Maldini Pitanqui (centro).

GIR EM CURVELO

CURVELO INICIA JULGAMENTO
AMANHÃ E LEILÃO NO SÁBADO
Exposição organizada pelo Núcleo de Criadores de Curvelo, Amcgil e Abcgil, com apoio da Amcz.

BOA MESA EM CURVELO


Almoço hoje (14/05/2015) com criadores e expositores de gir leiteiro em Curvelo, onde ocorre a 4ª Exposição Ranqueada de Gir Leiteiro. O Encontro foi na Churrascaria Espaço Livre e estavam presentes Alírio Soares Barroso (Gir Barrosão), Marcos Marco Paulo Quirino Costa (Gir da Lenda), Lilico Rabelo (Gir 33), Igor Pimenta (Gir do Capitão) e Antônio Mascarenhas Oliveira. O julgamento começa amanhã e sábado, dia 16, haverá o 3º Leilão Gir Leiteiro Maravilhas do Cerrado, promovido por Joao Guilherme Pitanguy e Vanessa Lima. A leiloeira será a Terra Leiloes, do empresário Júlio Martins.

13 de mai. de 2015

GIR LEITEIRO EM GOIÁS

Começa hoje o torneio leiteiro da exposição Estadual de Goiás, em Goiânia, na concorrida Expogoiás, no parque de exposição Pedro Ludovico Teixeira. Segundo Bruno Anderson (foto), organizador da expogir, seis vacas vão disputar o torneio leiteiro e apenas 64 animais vão para a pista disputar prêmios da raça. A Jurada será a performática Lucyana Malossi Queiroz, de Uberaba (MG). Os expositores são Amarildo Gonçalves (presidente da Agcgir – Associação Goiana dos Criadores de Gir Leiteiro), Bruno Anderson, José Eustáquio Menesses, Cecília e Murilo Reis (Agrogir). A organização do evento ficou a cargo de Caio Sandro e Bruno Anderson.

GIR LEITEIRO EM BELO HORIZONTES

Luciano Ferraz, presidente da Amcgil – Associação Mineira dos Criadores de Gir Leiteiro, com sede na Gameleira, em Belo Horizonte, convida para a 6ª Exposição Especializada do Gir Leiteiro de Belo Horizonte, que acontecerá entre os dias 31 de maio a 7 de junho. O torneio leiteiro será de 2 a 5 de junho. A Abcgil ainda não indicou os jurados para a escolha final de quem irá julgar a raça em BH.

12 de mai. de 2015

LAPA VERMELHA NA PARADA

Depois de algum tempo sumido, Rodrigo Simões, criador de gir na fazenda Lapa Vermelha, em Pedro Leopoldo (MG), está de volta ao círculo dos giristas mineiros. Está semana ele está expondo seus animais em Curvelo (MG) e no mês de junho participará do 10º Leilão Jasdan ofertando um animal naquele concorrido evento, onde também será homenageado por Onofre Ribeiro e José Afonso Bicalho como jovem criador destaque.

ESTREANDO EM EXPOSIÇÕES DE GIR

Quem estreia em exposições de gir leiteiro é o criador Alírio Barroso (foto), de Curvelo, onde esta semana ocorre a 4ª exposição de Gir leiteiro. Alírio, apesar de novo na seleção da raça gir, é um veterano em matéria de genética, pois é criador e selecionador de cães da rala fila brasileira, categoria que já faturou importantes premiações e desenvolveu linhagens importantes. A ele e sua família os parabéns de Girbrasil.

CURVELO 2015

COMEÇOU A EXPOSIÇÃO DE
GIR LEITEIRO DE CURVELO - MG
Além da simples exposição de animais haverá também torneio leiteiro, julgamento em pista e leilão.
Foto de Girbrasil.

Lilico Rabelo, Aroldo Plínio, Marco Paulo Quirino e Antônio Eustáquio (presidente do Núcleo de Criadores de Gir Leiteiro de Curvelo)

 (Veja aqui o catálogo do leilão Maravilhas do Cerrado)

10 de mai. de 2015

CAMPEÃ EM UBERABA (MG)

PAIXÃO FIV DOS IPÊS
Ai está a mais nova paixão de Richard L`Abbate: Paixão Fiv dos Ipês (Tabu da Cal X Banda Sansão VAZZ), reservada campeã vaca jovem da Expozebu2015, extremamente leiteira comprovando a eficiência de Tabu da Cal.
Saiba maiS AQUI.