28 de mar. de 2010

Exposição de Passos





Ganhador do torneiro leiteiro de Passos (MG) toma banho de leite
Agropecuára Bom Pastor ganha o torneio leiteiro de Passos e o carro Ford K zero quilômetro ...

25 de mar. de 2010

Torneio Leiteiro de Passos


Torneio Leiteiro de Passos premiará ganhador com um carro 0 Km
Girbrasil já está em Passos e acompanhou a 7ª pessagem do torneio leiteiro. Sexta-feira, dia 26, será o ultimo dia de julgamento e o final ...

17 de mar. de 2010

Leia no Portal Girbrasil:


Criadores Baianos promovem leilão com grandes marcas (click aqui)
1º Leilão Flor de Lótus, promoção de Jaymilton Gusmão, Fazenda Santa Helena - Lutz Viana, Fazenda Cinelândia e Joaquim Roriz, agropecuária Palma, em Vitória da Conquista (BA)

Última do Portal Girbrasil:

15/03/2010

Criador de gir dupla aptidão investe na seleção para leite

Criador paulista investe em melhoramento genético para leite em gado gir com animais, considerados por ele, com muita caracterização racial.

15 de mar. de 2010

Leia no portal Girbrasil


15/03/2010

Jana Fiv Jacurutu é a grande campeã de Avaré




No julgamento de Gir Leiteiro o grande campeão foi Escol TE Silvânia e a Grande Campeã foi Jana TE Jacurutu, de Demétrius Mesquista, de Brasília (DF).

12/03/2010

Avaré: Escol é o grande campeão



Touro da Estância Silvânia foi escolhido Grande Campeão da Exposição Ranqueada de Avaré, no interior paulista.

10/03/2010

A difícil tarefa de se executar um teste de progênie


Antonio Henrique Braga, coordenador Geral do Teste de Progênie da Girgoiás mostra os desafios para execução do teste goiano.

0

6 de mar. de 2010

Portal Girbrasil

Veja os e-mails recebidos e publicados no Portal Girbrasil:

José Roberto Mello

Prezado Rosimar, Parabéns pelo Portal Girbrasil, esta muito bom, fácil de navegar e com muita informação, claro que não vou ficar de fora desta grande mídia do Gir.

Raimundo Pereira

Prezado Rosimar, parabéns pelo Portal do Gir.

SEJ Johnsson

Prezado Rosimar, é com grande satisfação que recebo a notícia do lançamento do Portal do Gir.

05/03/2010

Armando Torrente - Colombia

Buenos Días, Rosimar, les escribo desde Colombia y excusas que lo haga en Español.

20/02/2010

Debate espontâneo

Saudações giristas caro Rosimar,

27/01/2010

Cuidado com compras on-line

Recentemente fiz negocio via email com uma empresa de nome Fatori Marcadores...

Ivan, o viajante

Ivan Luz Ledic Médico Veterinário, MSc. em Melhoramento Animal, DSc. em Produção Animal ex-Diretor Técnico da ABCGIL e Pesquisador aposentado da Embrapa Gado de Leite

5 de mar. de 2010

Bem-vindos ao Portal do Gir

.
No dia 27 de julho de 2007 eu publicava a primeira matéria no blog Girbrasil. Era um passa tempo que logo depois cresceu e se transformou na principal mídia nacional da raça no Brasil. O blog Girbrasil foi um projeto singelo, sem nenhuma pretensão de ser grande, ou importante, mas um espaço onde os criadores de todas as partes, ricos ou pobres, leiteiros ou padraozeiros, novos ou velhos. Simplesmente um espaço para a comunicação do gir.

Depois de mais de dois ano e meio publicando matérias, histórias e fotos praticamente todos os dias, o blog não suportou mais o volume de informações gerado pelo gir no Brasil e no mundo, já que seu alcance é mundial.

Para isso, Girbrasil evoluiu de blog para um portal de notícias da raça. Completamente especializado na informação do gir brasileiro. Por isso, convido todos os leitores e apreciadores do blog Girbrasil para acompanharem diariamente o Portal do Gir, a mais nova ferramenta de divulgação da raça no Brasil e no mundo.

Sejam bem-vindos ao Portal do Gir. (Rosimar Silva)

4 de mar. de 2010

Goianos visitam criadores mineiros


.
Goiânia (GO)
– Uma caravana de criadores goianos saiu hoje a 6:00h com destino ao Estado de Minas Gerais. Objetivo: visitar fazendas de gir. O grupo é composto por Juscelino K. Gomes, Gilmar Cordeiro, Braúlio Moraes, Antônio Henrique Braga, Charles Humberto, Casser Antônio de Paula, Ramilton Javiktson da Silva Rosa e Claúdio Ortêncio.

A primeira parada será na Estância São Jorge, do Condomínio Jorge Cordeiro, em Dores do Indaía, depois o grupo seguirá até a cidade de Pedro Leopoldo, nos arredores de Belo Horizonte para visitar Ricardo Simões, da Fazenda Lapa Vermelha.

Antes o grupo fará uma vista à Estância Jasdan, de Onofre Ribeiro, em Paraopebas. O retorno do grupo está previsto para o dia 7 de março, domingo.

3 de mar. de 2010

Torneio Leiteiro de Passos premiará ganhador com Ford K zero

.
Passos (MG) – Está sendo bastante aguardado o torneio leiteiro da exposição de Passos, em Minas Gerais, marcado para os dias 23 a 26 de março de 2010. Serão quatro dias de torneio leiteiro com uma premiação de cair o queixo: um carro Ford K zero quilômetro. Segundo Mateus Giannini, criador de Gir em Passos, "terá direito ao carro o produtor cujo animal atingir a média que mais se aproximar do record nacional nas categorias vaca adulta, vaca jovem e novilha".

No gir leiteiro, quem ganhar o torneio leva um carro, no girolando, leva uma moto zerinha. Com todos esses estímulos, a exposição de Passos ganha destaque nacional.

Além da mostra de animais, julgamentos e torneios leiteiros, a 47ª Expass tem uma gama de atrações, como os shows artísticos, jogos e leilões.

Durante a exposição ocorrerá o 12º Festival de Jogos e Tradições Rurais, com a participação de diversas comunidades rurais que disputaram os seguintes jogos: Berranteiro, Cabo de Guerra, Corrida Masculina, Corrida Feminina, Dupla Sertaneja – Música Caipira com viola, Futebol; Prova do ovo – infantil, Corrida do Saco – infantil, Pega do Leitão, Prato Típico, Contador de piadas – infantil, Narrador de rodeios, Rainha – acima de 14 anos, Rainha, Mirim – 10 a 12 anos, Sinuca, Truco, Dança de casais, Garoto Country – Acima de 14 anos e Garoto Country Mirim – de 10 a 12 anos.

Entre os shows, os mais aguardados são de Gino e Geno e da cantora mineira Pity. Conduto, para os criadores de gir leiteiro, a expectiva fica por conta do julgamento, que será ranqueado, o torneio leiteiro e o 1º leilão Passos do Gir Leiteiro.

Presença
Fernando Leite, criador de Gir na Fazenda São Pedro da Barra, em Padre Bernando (GO), próximo de Brasília, participará da exposição de Passos com uma representação de Gir Leitiero e Girolando. No girolando seu interesse é pelo torneio, cuja vaca Nevada (foto) está sendo preparada para “ganhar o torneio", espera Tiago Leite, filho de Fernando Leite e administrador da Fazenda.

2 de mar. de 2010

Um dia de entrevistas em fazenda de gir no interior de Goiás

.


Rosimar Silva, presidente da Girgoiás, concedeu um longa entrevista sobre o teste de progênie Girgoiás/Assogir/Embrapa, tendo como cenário o curral da fazenda Javi, de Artur Correia, em Bela Vista de Goiás.





Bela Vista de Goiás (GO) – Girbrasil passou o dia 2 de março, terça-feira, na Fazenda Javi, de Artur Correia, criador de gir desde 1953. O objetivo da visita foi para fazer duas reportagens, uma para uma equipe de televisão de Goiânia, que produziu uma programa sobre a raça, o teste de progênie e um pouco da história de Artur Correia, de 85 anos, que ainda cuida do seu rebanho, agora com a ajuda do neto Atila Guimarães, ordenha suas vacas e anda a cavalo. A outra reportagem foi para o Jornal 11 de março, de Aparecida de Goiânia, que também fez uma reportagem sobre a raça no Estado.

As duas equipes de reportagem chegaram à fazenda às sete horas da manhã, no momento da ordenha. Um curral repleto de vacas bem caracterizadas, grandes e produtivas, foi palco para filmadoras e câmaras fotográficas.

Tendo o curral como cenário, a equipe de televisão entrevistou longamente Rosimar Silva, presidente da Associação Goiana dos Criadores de Gir, sobre a situação da raça em Goiás e no Brasil e sobre o teste de progênie da Girgoiás. Além de Rosimar, Artur Correia e o Átila Guimarães também prestaram seus depoimentos sobre a história e os projetos da Fazenda Javi.

No meio da manhã uma pequena pausa para saborear um café da roça: biscoito de queijo, broa de fubá, mané pelado (bolo de mandioca), pêta de polvilho, sucos, leite e café.

Como sempre acontece nas visitas à Fazenda Javi, dona Maria, esposa de Artur Correia, e a filha Leilamar, mãe de Átila, providenciaram um almoço típico com frango e guariroba. Depois, na varanda ao lado da bica d`água, foi servido uma sobremesa doce de frutas cristalizadas.

Depois do almoço, chegou à Fazenda a dupla de cantores de música sertaneja Saulo e Samuel, de Goiânia, que fora convidada por Átila para fazer uma roda de viola para homenagear o casal Artur e Dona Maria.

Alegria de Artur
Calejado criador de gir, Artur Correia está satisfeito com o seu rebanho, pois encontrou no neto Átila Guimarães, filho de Leilamar e Wilmar Guimarães, seu verdadeiro sucessor na seleção de Gir.



Veja um pouco mais da visita ao criador Artur Correia:

Os jornalistas se encantaram com a história do casal Artur e Dona Maria, casados há 60 anos, que criaram os filhos com uma fazenda de gir no interior de Goiás.


Mesmo com 85 anos, Artur Correia ainda cuida pessoalmente do seu rebanho de gir e se orgulha ao encher um balde de leite ordenhado a mão.


Pelo tamannho do bezerro ao pé, é possível perceber a persistência de lactação dessa vaca da Fazenda Javi, resultado da criteriosa seleção de Artur Correia.


Artur Correia não abre mão da beleza racial do gir: "minhas vacas têm que ser leiteiras, grandes e bonitas, senão descarto", garante.


Rosimar Silva também provou do prazer de ordenhar uma vaca gir de Artur Correia.


Duas gerações comprometidas com a seleção de gir. Artur Correia está feliz em passar para o neto, o Advogado Átila Correia, a responsabilidade de continuar sua missão de criar gir na Fazenda Javi.




Tangir o gado montado em um cavalo na Fazenda Javi é mais que um trabalho corriqueiro, "é um prazer irresistível", garante Rosimar Silva.



Segundo Rosimar Silva, "além da simpatia da familia de Artur Correia em receber os visitantes com alegria, uma saborosa comisa, ainda tem os encantos da docilidade do seu gado".


Por fim, a roda de viola com Saulo e Samuel, um jeito bem diferente de encerrar essa visita à Fazenda de Artur Correia.


1 de mar. de 2010

Pé na Estrada: Girgoiás na mídia



.
Goiânia (GO) – Dia 2 de março de 2010, terça-feira, vou bem cedo para a Fazenda de Artur Correia, em Bela Vista de Goiás, participar de duas reportagens sobre o teste de progênie e a raça gir em Goiás, para uma televisão local e para uma jornal do município de Aparecida de Goiânia (cidade metropolitana da capital do Estado de Goiás).

A fazenda Javi foi escolhida pela sua longa tradição na seleção de Gir; por pertencer a uma região muito bonita; a fazenda ainda preserva algumas caracteristicas das antigas propriedades rurais do interior do país; possui um gado extremamente belo e por Artur Correia pertencer a uma geração de criadores que resistiram aos períodos mais difíceis para a raça no Brasil, afinal são mais de 50 anos criando gir.

Além disso, Artur está conduzindo muito bem a sucessão do seu criatório, basta ver o entusiasmo do neto Átila Guimarães, que já é um criador comprometido com a raça em Goiás.

A Girgoiás tem atuado em todas as frentes, inclusive promovendo reportagens para informar ao grande pública sobre as suas ações em favor do desenvolvimento da pecuária leiteira do Estado de Goiás e a promoção e divulgação do potencial da raça. A mídia tem sido uma ferramenta importante para manter o publico informado sobre o trabalho da entidade. (Rosimar Silva)



Parceria viabiliza doação à Girgoiás

.
Atena, um dos belos exemplares da raça gir em Goiás, terá aspiração ofertada no leilão beneficiente da Girgoiás, doação de Artur Correia e Átila Guimarães, da Fazenda Javi.







Bela Vista de Goiás (GO) – Mais uma doação importante para o leilão da Girgoiás vem de Bela Vista, capital Goiana do Gir. Artur Correia e Atila Guimarães, da Fazenda Javi, estão doando uma aspiração completa com garantia de duas femeas da vaca Atena, filha de Galhado da SJ com Arapuca. Átila e Artur têm dois touros no teste de progênie da Girgoiás, krishna Fan e Repórter ZS.

Átila Guimarães é advogado e neto de Artur Correa, um dos mais tradicionais criadores de gir do Estado de Goiás, que há mais de meio século seleciona gir no município de Bela Vista, onde é rigoroso com o a qualidade e a produção do seu rebanho, “vaca gir tem que ser bonita e leiteira”. Artur ordenha diariamente as suas vacas.

Além da Aspiração, está garantido nesse lote a doação pela Embriotec dos serviços de aspiração, produção e implantação dos embriões. A Embriotec, empresa goiana de reprodução animal, com sede em Anápolis (GO), é especialista em fiv de animais da raça gir.

Segundo Átila, “Atena é uma das nossas principais doadoras, pois é um animal de excelente caracteriação raciao e extremamente leiteira”. Atena na linha alta é neta de Beduíno da São José, touro provado pelo sumário da ABCZ/Unesp com PTA de 210,14 quilos de leite. Sua mãe Madrid, possui lactação de 2.212 kg em 265 dias.

Arapuca, mãe da doadora, “é filha de um dos grandes raçadores de nosso criatório, Apiaca da São José, filho de Salitre da Salda, animal de extrema caracterização racial”, informa Átila.

Controle Leiteiro Oficial
Atena está em controle leiteiro oficial pela ABZC e Segundo Átila, “já foram feitas três pesagens oficiais de 21,4 quilos de leite, 22,9 e 24,8 quilos”. Átila reforça a tese do seu trabalho de seleção na fazenda Javi, “assim, Atena alia leite, porte e raça, sendo um animal de sangue aberto em condições de ser bem trabalhado por qualquer criador do Brasil, independentemente de sua filosofia e critério de seleção”.

Por fim, o jovem criador alerta para a importância da iniciativa da Girgoiás, “eu, meu avó e a Embriotec, temos a honra e o prazer de participar deste leilão contribuindo para o aprimoramento da raça gir em Goiás e no Brasil por meio do teste de progênie da Girgoiás, uma bandeira de todos os criadores de gir comprometidos com o desenvolvimento da raça”, finaliza.





Parceria entre a Fazenda Javi e a Embriotec, de Alexandre Sardinha, em benefício do teste de progênie da Girgoiás.