30 de jan. de 2010

Gir leiteiro da Tropical supera mil litros ao dia

.
Foto: Revista Interural


Integrantes da Tropical Genética e da Alta Genetics com o touro Vale Ouro da Silvânia, na sede da Alta, em Uberaba (MG).




Uberlândia (MG) – Girbrasil teve acesso a informação oficial do último controle leiteiro oficial realizado na Tropical Genética, dos Criadores Milton de Almeida Magalhães Júnior, Milton de Almeida Magalhães Neto, Vicente Nogueira e Joaquim Lima, realizado dia 13 de janeiro de 2010, quando o rebanho de gir leiteiro composto de 71 vacas produziu 1.280 litros de leite, uma média de 18,03 litros/vaca/dia.

A Tropical Genética foi formado por dois rebanhos: Grupo Gama (Milton pai e filho) e Agropecuária Curicaca (Vicente Nogueira e Joaquim Lima). Os investimentos do novo grupo em manejo, equipamentos e genética inclui a aquisição de 10% do touro Vale Ouro da Silvânia como uma promessa em melhoramento genético da raça gir leiteiro.

Manejo
Os animais da Tropical Genética são ordenhados duas vezes ao dia. O equipamento de ordenha mecanizada utilizado possui sacador automático e medidor de fluxo. Segundo Milton Magalhães Neto, “tudo isso evidencia o temperamento dócil do gir leiteiro, que se adaptou muito bem à produção intensiva”. O criador ressalta que o trabalho da Tropical Genética “é focado na sustentabilidade econômica”.

A Tropical produz leite em 2 sistemas: um deles se dedica somente à raça Girolando, e o outro abriga o Gir Leiteiro e as doadoras Girolando, que permanecem nesse local para facilitar as coletas de oócitos destinados à fecundação in vitro (FIV).

Vicente Nogueira informa “que dessas propriedades são selecionados os melhores animais para reprodução por meio de FIV e TE (transferência de embrião)”. A seleção dos animais e o acasalamento são realizados pela Equipe da Tropical Genética e da central Alta Genetics.

O grupo ira disponibilizar o resultado desse trabalho por meio de um leilão. Para Milton Neto, “tudo isso pode ser adquirido por produtores de leite de todo Brasil, no próximo leilão da Tropical Genética em parceria com a InteRural e com o Sistema Brasileiro do Agronegócio (SBA)”, finaliza.

Girbrasil deverá visitar as instalações da Tropical Genética no próximo mês de fevereiro para mostrará todos os detalhes desse importante projeto de melhoramento genético do gir leiteiro.

Expozebu terá torneio leiteiro concorrido

.
Foto: arquivo Calciolândia
Regelada da Cal, atualmente pertence a um condomínio formado pelas criadores Gabriel Andrade – Fazenda Calciolândia, Paulo Trindade – Fazenda Nova Trindade e Valter Egídio – Agropecuária Terra Mata. Regelada tem lactação oficial de 9.365 quilos de leite, mas sua produção média em concurso leiteiro foi de 47,23 quilos. Para entrar no condomínio, Paulo e Valter Egídio desembolsaram R$ 640 mil no último leilão Gir das Américas.



Uberaba (MG) – Os números indicam que 2010 será mais um ano aquecido da raça gir. Veja como foi concorrida a inscrição para o concurso leiteiro da Expozebu para este ano. Em apenas duas horas foram inscritos 74 vacas.

Quem não dormiu na fila, ficou de fora. O concurso será realizado nos dias 3, 4, 5 e 6 de maio, no parque Fernando Costa, em Uberaba, no triângulo mineiro.

Quem quiser levar animais para exposição e julgamento em pista ainda tem tempo. As inscrições estão abertas. Mais detelhes no telefone da ABCZ, (34) 3319-3935.

Foram inscritos 74 vacas da raça Gir, 22 da raça Guzerá e 14 vacas da raça Sindi. O concurso leiteiro da Abcz de 2010 será também um grande evento do 30 ano de fundação da Abcgil - Associação Brasileira de Criadores de Gir, cujo presidente é o criador Silvio Queiroz, que está empenhado em fazer de 2010 um ano cheio de comemorações. A Abcgil e o gir leiteiro merecem.


29 de jan. de 2010

"COMPRADORES" que simplesmente sumiram do Mapa

.
Prezado Rosimar,

Gostaria de solidarizar-me com o Roney, e também agradecer a contribuição dele à Girgoiás, pois foi nas dificuldades que conseguimos mostrar quem somos.

Realmente e de cortar na carne. Vender e não receber. Os "COMPRADORES" pagam como querem e do jeito que acham melhor, isto claro quando pagam, por que também tenho "COMPRADORES" que simplesmente sumiram do Mapa.

Mais vamos mudar isto, claro que vamos, e só começar uma batalha, começar a indicar e nominar quem é quem no Gir, principalmente os maus intencionados.

Roney parabéns por sua coragem, ao mexer em uma ferida exposta e sem curativo nenhum.

Temos que fazer que toda a cadeia de compra e venda seja envolvida no processo, pois quem vende tem que receber e quem compra também precisa de aproveitar e bem o animal que comprou.

Agora Roney, quanto a vender só em curral, sua opção atual, no meu caso nem assim resolveu, pior, o prejuízo foi maior ainda.

Grato pela doação e também pela levantada de bola,no exato momento que os remates estão começando, e necessário que alguém faça alguma coisa neste momento.

Caio Sandro
Fazendo Arca
Caldas Novas (GO)

"Papas na língua"

.
Parabéns ao Dr. Roney Quirino.

Quem o conhece sabe que ele não tem mesmo papas na língua e acaba falando o que a maioria gostaria de dizer, mas dos quais, poucos tem a mesma coragem.

Seu plantel é de extrema qualidade e é muito bom te-lo como amigo pessoal e companheiro de raça. Possuo filhas de algumas de suas matrizes que assessoria de leilão nenhuma retira do meu plantel.

Tenho duas filhas da FB Sacada e uma filha da Loção dos Poções (doadoras do Dr Roney) que são brutas de boas. Um forte abraço a todos os amigos criadores.

Cordialmente,




Henrique Figueira

Fazenda Fiqueira
Uberaba (MG)

“Elogios aos maus pagadores”

>
Prezado amigo Rosimar,


Amigo e prefeito do gir, saudações atleticanas! Não é de hoje que acompanho seu trabalho e seu esforço em prol da raça. Você é o elo de ligação da cadeia produtiva do gir. Por isso, quero colaborar com o seu trabalho e com o crescimento do gir no Brasil.

Farei uma doação, que será modesta, porque este ano tomei “tanto cano” nos leilões, que acabei vindo morar na “conferência”, como se diz aqui em Minas Gerais .

Estou vivendo da bondade e caridade dos amigos com esse pobre miserável. Mas se você aceitar, posso ceder 40 doses convencionais do touro Nobre TE da Cal e 6 doses antigas, daquelas que vem em pacotinhos, do Krishna Gouri Rupia.

Somados todos os canos que tive, e principalmente levando-se em conta que foram embora meus melhores animais no tocante a padrão racial, já que as tais comissões técnicas vão à fazenda e os escolhem , tomei um prejuízo de mais de R$ 500 mil e não vi ninguém se esforçando para me ajudar a receber. Ao contrário, vi elogios enormes aos maus pagadores, como se fossem heróis nacionais. E ninguém sabe o que aconteceu depois com minhas contas. Fui obrigado a buscar dinheiro no mercado a juros altos para saldar meus compromissos de urgência. Ao contrario dos outros, se eu os fiz, eu os pagarei, pois minha honra vale mais que meu modesto patrimônio. A única exceção é se minha filhinha de dois anos começar a passar fome. Aí ela é prioridade.

Para equilibrar minhas contas e minimizar os canos, tive que dispensar cinco funcionários da fazenda, entre eles os construtores de currais. Tive que resgatar cheque de compradores que não honraram os pagamentos. Nunca atrasei comissão, ou parcela de leilão em que fui comprador. Comprei e paguei, alguns antecipadamente. Em um desses casos, o animal é infértil e não consegui trocar, o vendedor não atende telefone. Também tive problemas com um animal que vendi e não produziu em quatro coletas. O comprador, com razão, devolveu o animal. Mandei para minha central de confiança e produziu sete fêmeas em 6 meses. Eu troco o animal que deu problema, mas boa parte dos vendedores não faz isso como regra. Então para que insistir se não atendem nem mesmo o telefone.

No geral, os giristas são honestos e cordiais. Tive uma experiência gratificante com a compra de um animal de Leo Machado, seu colega aí de Goiás, da Fazenda Mutum. O animal que comprei dele, uma jovem fêmea, que nunca tinha sido utilizada, era infértil ele nos atendeu muito bem, imediatamente enviou outro animal, com um pedigree melhor que o anterior e de rara beleza racial. Um exemplo de como se deve proceder nesses momentos. Não é à toa que o Leo chegou no top da pirâmide na seleção de gir, pois se comportou dignamente. Uso isso como exemplo para não ficar a imagem que todo mundo do gir é complicado. Existem os bons e muitos.

No gir fui formado na escola de Gabriel Donato de Andrade e de Arthur Souto Maior, onde comprei a maior parte do meu rebanho e onde recebi aulas de ética, moral, integridade e correção. São pessoas como essas que o mercado precisa.

Quanto aos leiloes, questiono muito se vale à pena. É uma trabalheira danada e um bando de ladrões querendo nos roubar. Prefiro receber visitas na minha fazenda do nível de José Coelho Vitor, apenas para dar um exemplo. Compram e pagam sem comissões, sem papeis e sem contrato. É o fio do bigode que vale. Estou no gir é para fazer amigos. Isso sim é o mais importante.

Espero que você e seus corajosos companheiros de Goiás tenham muito sucesso nesse importante trabalho de testar touros gir de linhagens não testadas. Isso poderá ser a diferença daqui a alguns anos. Estou te olho nesse trabalho e, sempre que possível, podem contar comigo.


Cordilamente,



Roney Quirino
Fazenda Rayputana
Divinópolis - GO




Confira aqui quem já assinou o Livro de Ouro da Girgoiás com doações para o grande leilão virtual:
1. Adriano Maia Soares – Agropecuária Bonsucesso – Passos (MG)
2. Alberto Ferreira Motta – Rio Verde (GO)
3. André Pontes - Estância Agro Pontes – Birigui (SP)
4. Andréia Nunes – Trindade (GO)
5. Arthur Souto Maior Filizzola e Maicy Filizzola – Agropastoril dos Poções – Jequitibá (MG)
6. Artur Correia / Átila Guimarães – Fazenda Bavi – Bela Vista de Goiás
7. Athos Magno Costa e Silva – Fazenda Picaranjuba – Nova Crixás (GO)
8. Bráulio Moraes – Indiará (GO)
9. Caio Sandro – Fazenda Arca – Caldas Novas (GO)
10. Carlos Caldeira Brant – Eduardo Costa e Lagoa da Serra
11. Champion Saúde Animal – Anápolis (GO)
12. Ciça e Kênia – Laboratório Ciçagen – Goiânia (GO)
13. Cláudio Cândido – Goiânia – GO
14. Cláudio Ortêncio - Bela Vista de Goiás
15. Condomínio Jorge Cordeiro – Estância São Jorge – Dores do Indaiá (MG)
16. Dalila Galdeano – Agropecuária Essência – Marilia (SP)
17. Denilson Lima de Souza - GIR PANTANAL - Campo Grande (MS)l
18. Edmardo Naves – Uberlândia (MG)
19. Eduardo de Eguez e Ilse Foianine – Curichi Grande - Bolívia
20. Eduardo Milagre – Estância Milagre – Uberlândia (MG)
21. Embriotec Reprodução Animal – Anápolis
22. Emilio da Maia de Castro – Fazenda Fantasia – Uruana (GO)
23. Eni Cabral – Fazenda São João Bosco – Silvânia (GO)
24. Fernando Leite – Fazenda São Pedro da Barra – Padre Bernardo (GO)
25. Gabriel Donato de Andrade – Fazenda Calciolândia – Arcos (MG)
26. Gilmar Cordeiro de Souza – Fazenda Iporê – Goiânia (GO)
27. Hélio Lemos – Goiânia (GO)
28. Íris Rezende Machado – Prefeito de Goiânia (GO)
29. João Cruz Reis Filho – Fazenda Sumaúma - Miradouro (MG)
30. João Eduardo Alvim Freitas – Fazenda Império do Bom Jesus da Lapa – Itaberaba (BA
31. José Alfredo de Alencar Barreto – Sete Lagoas (MG)
32. José Augusto Barros – Avaré (SP)
33. José Donizeth – Itaberaí (GO)
34. José Luiz Junqueira Barros (Bi) – Fazenda Café Velho – Ribeirão Preto (SP)
35. José Nunes Filho – JN Agropecuária – Salvador (BA)
36. José Patrício da Silveira Neto – Fazenda Santa Isabel – Pirapora (MG)
37. José Sab Neto – Fazenda Americana – Uberaba (MG)
38. Juscelino Kubtischeck – Fazenda Riachuelo – Bela Vista de Goiás
39. Lauro Sérgio Belchior – Fazenda Arapuca Velha – Bela Vista (GO)
40. Leda Góes – Fazenda Favela – Goiânia (GO)
41. Leo Machado – Fazenda Mutum – Alexânia (GO)
42. Lúcio Rodrigues – Fazenda Valão do Cedro - Redenção da Serra (SP)
43. Luiz Alberto e Renato Pires Cardoso – Goiatuba (GO)
44. Luiz Roberto de Carvalho – Jataí (GO)
45. Mamedi Mussi – Organização Mamedi Mussi - Barretos (SP)
46. Marcelo Rezende Queiroz/ Hélio Macedo Queiroz – Sítio Vale Azul - Governador Valadares (MG)
47. Matheus Giannini – Miller Cresta e José Coelho Vitor – Passos (MG)
48. Mauro Bafuto – Jataí (GO)
49. Múcio Borges – Fazenda Guanabara – São Miguel do Passa Quatro (GO)
50. Olegário, Lucio e Geovane Ferreira Vale – Fazenda do Luco – Juiz de Fora (MG)
51. Onofre Ribeiro – Estância Jasdan – Paraopeba (MG)
52. Otacílio Ferreira Matos – Fazenda São Matheus – Uberlândia (MG)
53. Paulo Roberto Andrade Cunha – Fazenda Genipapo – Uberlândia (GO)
54. Paulo Vilela – Fazenda Várzea Alegre – Cuiabá (MT)
55. Raimundo Pereira - Gir da terra - Mambaí- GO / Rafael Bastos - Gir Mato Dentro - Viçosa – MG
56. Ramilton Javiktson da Silva Rosa - Fazenda Prisma – Edealina (GO) / Casser Antônio de Paula Halabi - Fazenda Lagoa - Panamá - GO
57. Renato Guimarães - Fazenda Indaiá – Piraí (RJ)
58. Reney Quirino – Fazenda Rayputana – Divinópolis (MG)
59. Rosimar Silva – Fazenda Santa Clara – Bela Vista (GO)
60. Thiago Assis Guimarães – Fazenda Caçu – Caçu (GO)
61. Tomáz de Aquino – Fazenda Rancho Fundo das Grotadas - Santo Antônio do Monte (MG)
62. Virginia Pastor – Fazenda Cachoeira – Manga (MG)
63. Wagner Lúcio Jacinto - Fazenda Sabedoria – Bela Vista (GO) / José Renato Chiari – Samvet Embriões – Morrinhos (GO)


Girgoiás terá prenhez irmã da grande campeã nacional


.
Divulgação

Iléia (Maharastra TE X Disciplina ZS), lactação oficial de 6.142,92 kg de leite, cuja prenhez com Afetivo da Epamig, será ofertada no leilão da Girgoiás.





Passos (MG) – O condomínio Ilea, formado pelos criadores Mateus Giannini, José Coelho e Miller Cresta, todos criadores de gir no município de Passos (MG), “sensibilizados com a luta da Girgoiás”, doou uma prenhez top de linha de Ilea da Favela com Afetivo da Epamig, para o leilão da Girgoiás.

Campeã da Expozebu 2009
Essa prenhez é irmã própria de Gemada da Genipapo, Grande Campeã da Expozebu 2009. Vaca que está entre as melhores doadoras do Brasil, cujas prenhez alcançam altas médias nos leilões de elite da raça gir.

Gemada da Genipapo é cria de Paulo Roberto Andrade Cunha, que também já fez sua doação ao leilão da Girgoiás e atualmente pertence à Adonias de Souza, do Gir Veredas. Antes de ser grande campeã na Expozebu, ela já havia ganhado cinco exposições: Campina Verde, Santa Vitória, Tupaciguara, Araguari e Prata, todas no Estado de Minas Gerais. Gemada produziu, em média, no torneio leiteiro da Expozebu 2009 40,06 quilos de leite.

A doação
Segundo Mateus Giannini, em contado com Rosimar Silva, presidente da Girgoiás, “Estamos fazendo essa doação para gerar fundos para o desenvolvimento genético da raça gir , através de um trabalho científico sério e revelador . Estamos plantando essa semente para que no futuro os criadores de gir possam colher o fruto do melhoramento do rebanho, por meio do acasalamento com novas linhagens provadas”, finalizou.

Mais doação de Uberlândia

Divulgação
Rubia (Nobre TE da Cal X Talita 3R), doadora de Eduardo Milagre, com produção oficial de mais de 3 mil quilos, terá uma aspiração ofertada no leilão da Girgoiás, como uma doção da Estância Milagre, de Uberlândia (MG).



Uberlandia (MG) – Eduardo Jorge Milagre, da Estância Milagre, também juntou aos inúmeros brasileiros que acreditam no trabalho da Girgoiás e doou uma aspiração da vaca Rubia, cuja lactação oficial é de 9.400 quilos de leite. Rubia é filha de Nobre TE da Cal com Talita 3R.

Segundo Eduardo, “estou muito feliz pela iniciativa da Girgoiás e procurar ajuda entre os criadores de gir de todo o Brasil para estruturar o teste de progênie que muito contribuirá com a raça no país”.

Para Eduardo Milagre, “procurei fazer uma oferta do que tenho de melhor, Rubia é uma vaca com excelente pedigree, tem um úbere maravilhoso e uma lactação oficial expressiva, considero que o criador que adquirir esse lote poderá fazer um acasalamento para figurar na elite no gir leiteiro do Brasil”, finaliza.






A Familia de Eduardo Milagre está presente em quase todos os eventos do gir de Uberlândia e região. Além da presença, ele também colabora na organização da Exposição de Uberlândia todo ano.

28 de jan. de 2010

Rio Vale Mídia Show, um desfile de gir leiteiro

;
Porangaba (SP) - Para apresentar os animais do Leilão Gir Leiteiro Tipo A, além do Desfile das Doadoras do seu plantel, Carlos Alberto da Silva, da Rio Vale Agronegócios, criou um espaço especial dentro do 2º Rio Vale Mídia Show, evento que ocorrerá dia 6 de fevereiro (sábado), em Porangaba/SP, a partir das 12 horas. Trata-se da Mostra Rio Vale, onde os apreciadores de genética apurada poderão conhecer os lotes apartados para venda e a qualidade das doadoras do rebanho Rio Vale.

“Vale à pena conferir a qualidade das vacas premiadas em torneios leiteiros, cujas prenhezes serão ofertadas no 1º Leilão Noite de Campeãs do Gir Leiteiro, dia 23 de março, em São Paulo”, convida o idealizador do 2º Rio Vale Mídia Show.

A programação do Rio Vale Mídia Show é bastante variada e inclui a apresentação dos projetos do criatório, os animais, o preparo da comida típica da fazenda, os serviços e produtos das empresas presentes, entre outras atividades.

Dividido em vários ambientes, o evento também terá outros atrativos: o Espaço Integração – presença dos criadores; Coreto da Imprensa – jornalistas e dirigentes da comunicação para o agronegócio; Sustentabilidade – apoiado pela Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Praça de Negócios – com a participação de empresas parceiras da Rio Vale, dentre os maiores fornecedores de insumos, nutrição, saúde e serviços do agronegócio; e o Shopping Estrelas da Rio Vale, para comercialização de matrizes, tourinhos, novilhas, bezerras e prenhezes da fazenda que é detentora de três torneios do Gir Leiteiro nos últimos 12 meses, além de várias premiações nas pistas de julgamento da raça.

A Rio Vale Agronegócios detém três torneios do Gir Leiteiro nos últimos 12 meses, além de colecionar várias premiações nas pistas de julgamento da raça. É, também, o oitavo Melhor Criador, oitavo Melhor Expositor e possui a oitava Melhor Fêmea Jovem do Ranking Nacional do Gir Leiteiro, Zíngara FIV Rio Vale.

27 de jan. de 2010

Doação dose dupla



.

Afetivo da Epamig, pai de Gemada da Genipapo, Grande Campeã da Expozebu 2009.







Uberlândia (MG) – Paulo Roberto Andrade cunha, da fazenda Genipapo, ex-presidente do Sindicato Rural de Uberlandia, enviou e-mail se colocando à disposição da Girgoiás e informando a sua doação para o grande leilão da entidade.

Segundo Paulo (foto), “gostaríamos de parabenizá-lo pela iniciativa do leilão, pois eu e minha família acompanhamos diariamente suas ações de liderança no setor”.

Na verdade a fazenda Genipapo fez duas doações: uma aspiração, com garantia de duas fêmeas, da vaca Ivana Gal, filha do touro Tronco ZS, com lactação oficial da Abcz de 6.012 kg de leite e 50 doses de sêmen do touro Afetivo da Epamig. Paulo informa “que as filhas de Afetivo estão se consagrando com lactação acima de 7.000 kg de leite”. Vale lembrar que o touro é o pai da Grande Campeã da Expozebu 2009, a Gemada da Genipapo.

Por fim, Paulo encerra dizendo que está sempre aberto para contribuir com movimentos que visam o melhoramento e a integração entre criadores.

"Vivemos da pecuária leiteira"


.
Caro Rosimar,

Queremos contribuir para a realização do grande leilão da Girgoiás, pois acreditamos muito nos trabalhos desenvolvido por está Associação, principalmente o teste de progênie Girgoiás/Embrapa, com novos touros avaliados e provados, quem ganha com isso somos nós criadores da raça.

Estamos doando 10 doses do C.A. Guri e 10 do Paraíso da Silvânia, touros provados e consagrados.

Somos criadores de gir PO, LA e Girolando na cidade de Goiatuba - GO, onde trabalhamos com Inseminação Artificial há 12 anos e vivemos da pecuária leiteira. O animal da foto é Floresta (Encantado X CA Decote) F 8047 que está com filho de CA Paladino, produziu 22 kg na última pesagem particular com manejo à pasto.

Atenciosamente,







Luiz Alberto Pires Cardoso

Engenheiro Agrônomo

Renato Pires Cardoso
Engenheiro Agrônomo

"Cuidado com compras on-line"

.
Olá Rosimar,

sou também criador de gir em Unaí MG e te envio este email em primeiro lugar para parabenizá-lo por este espaço de fomento ao crescimento do gir leiteiro que é o seu blog girbrasil, mas o intuito é informar aos amigos criadores o cuidade que devemos ter com os diverso emails que recebemos todos os dias de empresas e fornecedores ligados a atividade relacionada a agropecuária.

Recentemente fiz negocio via email com uma empresa de nome Fatori Marcadores que segundo email fabrica marcas para queimar animais e tatuadores,isto no inicio de dezembro e infelizmente apesar de todos os cuidados acabei ficando no prejuízo.
Fica ai mais um alerta aos amigos.

Um grande abraço,

Luis Fernando Rabelo Barros
Unaí (MG)

Ivan, o viajante

.Caro Rosimar,

Que maravilha o que está ocorrendo com essa sua iniciativa.
Quantas adesões e de todas as partes, sem se ater a qualquer agremiação.
Creio que esse movimento é uma demonstração de que os criadores estão dispostos e interessados em melhorar o que já está sendo feito, para que o Gir Leiteiro possa evoluir ainda mais.

De outro lado é bom verificar que existe disposição para diálogos, não cabendo aqui fazer qualquer julgamento quanto a méritos disso ou daquilo – apenas a certeza que o TP GirGoiás abriu oportunidades a muitos criadores.

Nós da área técnica, pesquisadores, juntamente com os criadores, saberemos, sem dúvida, aproveitar disso tudo e, com destreza, disponibilizar informações consistentes para que o selecionador possa utilizar dos resultados em benefício da seleção dos rebanhos.

Espero ainda ter fôlego, entusiasmo e poder continuar envolvido com aquilo que sempre foi parte de minha vida profissional (pesquisador da Embrapa por 26 anos e Diretor Técnico da ABCGIL por 19 anos) - onde creio que ajudei a dar visibilidade ao Gir para sua função leiteira aos produtores rurais (quando somente haviam 15 criadores) e envolvido a nível internacional para conseguir abrir fronteiras para esse recurso genético brasileiro.

Espero ainda poder contribuir, no Brasil, nessa nova etapa por que estamos passando. Isso se é, se ainda existir espaço para mim aqui no meu país - QUE HOJE ME É DADO NO SEU BLOG E ASSOGIR, da mesma forma que estão me demandando atualmente nos países da América Latina e México.

Além de Tegucigalpa (Honduras) que estarei indo fazer uma palestra no dia 04/02 sobre o Gir Leiteiro como raça ideal para produtores rurais dos países tropicais, à convite do Ing. Jaime Maradiaga (proprietário da Finca Santa Fé e da Agroindustrial Maradiaga - Empresa de FIV e TE de Honduras e com filial no México), procurei desde 1994 ser formador de opinião para nossos patrícios, desprovido de qualquer outro interesse que não o de tentar apenas 'fazer acontecer'.

ESSE ERA E É MEU ALIMENTO- estar inserido no contexto e ser requisitado para TRABALHAR

Um abraço,

Ivan Luz Ledic
Médico Veterinário, MSc. em Melhoramento Animal,
DSc. em Produção Animal
ex-Diretor Técnico da ABCGIL e
Pesquisador aposentado da Embrapa Gado de Leite




"IVAN - O VIAJANTE":

38 Palestras no Brasil e Exterior, Membro de Comissões em 16 Encontros Técnicos, Coordenador de 19 Projetos de Pesquisa, 23 Relatórios Técnicos, 122 Encontros Técnicos-Científicos no Brasil e Exterior, 151 Comunicações em Congressos Nacionais e Internacionais, 60 trabalhos em Revistas Especializadas Nacionais e Internacionais, 34 trabalhos em Periódicos Científicos, 40 artigos em Jornais, 14 trabalhos em Boletins Técnicos, 4 publicações avulsas e 6 Livros.

 Colômbia
• Em 1994, 1995 e 1996 foi conferencista nos Congressos de Gir Leiteiro promovidos pela FUNCEBU nas cidades de Bogotá, Cartagena e Monteria.
• Em 2006 foi Coordenador e Palestrante em Monteria no “II Curso Internacional de Evaluación Morfológica y Juzgamiento de Gyr Lechero” a convite de CGR Biotecnologias Reproductivas.
• Em Medellín, 2006, Conferencista da palestra ‘Triunfo de la Ganaderia Tropical - 26 años del Gyr Lechero en Brasil’ por convite da Asocebú.
• Em 2007 em Cartago foi Coordenador e Conferencista no “III Curso Internacional de Evaluación Morfológica y Juzgamiento de Gyr Lechero” a convite da CGR Biotecnologias Reproductivas.
• Em 2008, em Cauca Viejo foi Coordenador e Conferencista no “IV Curso Internacional de Evaluación Morfológica y Juzgamiento de Gyr Lechero” a convite da Criar Viendo

 Guatemala
• Em 2006, por convite da Asogyr da Guatemala e Camara Lechera, foi Conferencista no "1er Congressso de la Cadena Láctea" da palestra "El Gyr Lechero Brasileño en el Mundo Tropical” para 250 pessoas. Coordenador e Conferencista no “I Curso Internacional de Evaluación Morfológica y Juzgamiento de Gyr Lechero”

 Venezuela
• Em 2008, em Barinas foi Conferencista no “I Seminário Internacional de Ganaderia Tropical”, a convite do Centro Técnico Productivo Socialista Florentino.

 México
• Em 2008, em Villahermosa foi Coordenador e Conferencista no “V Curso Internacional de Evaluación Morfológica y Juzgamiento de Gyr Lechero” a convite de Criar Viendo
• Em 2009, em Palenque foi Conferencista no “II Congresso Internacional de Criadores de Gyr” a convite da Associación Mexicana de Criadores de Cebu.

 Costa Rica
• Em 2009, em San José foi Palestrante em encontro promovido pelos criadores de Gir e Simbra, a convide do empresário e criador Edgar Sanchez

Doação que vem do Mato Grosso do Sul

.
Prezado Rosimar,

Mais uma vez parabenizo-lhe pelo desprendimento e pelas grandes iniciativas e ações por você encampadas em benefício da raça gir.

O teste de progênie da Girgoiás certamente assegurará a evolução do gir leiteiro no País, na medida em que revelará novas linhagens com aptidão leiteira e com sangue aberto para acasalamento com as linhagens já consagradas no teste de progênie da Embrapa/ABCGIL.

Acreditando nessa empreitada da entidade por você presidida e de acordo com a minha capacidade de contribuição, ofereço-lhe como doação para o leilão em benefício da Girgoiás 2 (duas) doses de sêmen do touro BENFEITOR RAPOSO DA CAL, pai do líder do sumário Embrapa/ABCGIL, Vaidoso da Silvânia.





Denilson Lima de Souza
GIR PANTANAL
Campo Grande
Mato Grosso do Sul

26 de jan. de 2010

Fala, presidente






No último dia 22, Carlos Alberto da Silva, presidente da APCGIL, Associação Paulista dos Criadores de Gir Leiteiro, entidade fundada na mesma semana, deu a sua primeira entrevista para o programa Pecuári@TV, transmitido pelo Canal Rural.

Na ocasião, Carlos falou sobre a entidade e seus objetivos. O vídeo já está disponível no site do Canal Rural e pode ser conferido AQUI.


25 de jan. de 2010

Doação dos Poções


.
Foto: arquivo da fazenda
Vasundhar dos Poções, filha do Nobre TE da Cal, irá a leilão como doação da Agro-Pastoril dos Poções para a Girgoiás.
.





Belo Horizonte (MG) - Luiz Cláudio Cury e Maicy Filizzola, da Agro-Pastoril dos Poções, cumpriram a promesa e escolheram a dedo a novilha que irá à remate no leilão da Girgoiás como doação do plantel dos Poções.

Trata-se de Vasundhar dos Poções, nascida em 31 de dezembro de 2008, filha de Nobre TE da Cal na Pitanga dos Poções. Pitanga é filha de Jaquetão dos Poções na Jacina 3R de Uberaba. Jaquetão é Radar dos Poções na Oxana, que possui lactação oficial de 4.870 quilos de leite em 305 dias.

Portanto, é uma linda bezerra com um dos melhores pedigrees do gir leiteiro, reunindo as linhagens de maior sucesso na atualidade: na linha alta Nobre, que vem de Everest e na linha baixa Radar dos Poções.


Doação do Rancho Fundo das Grotadas

Foto: arquivo do Rancho das Grotadas
Angra TE do Carmo
(Nobre da Cal x Platéia de Brasília)




.
Caro Rosimar, boa noite


É claro que vamos colaborar com esta campanha, que sabemos não ser só sua, mas do gir leiteiro e de todos nós.

Parabéns pela iniciativa e sucesso.

Segue foto da Angra TE do Carmo (Nobre da Cal x Platéia de Brasília), matriz de nossa propriedade que está em controle leiteiro oficial e na última medição (dia 21 próximo passado), para nossa surpresa e alegria ela produziu mais de 43 kg de leite.

Para o leilão do Girgoiás fica a seu critério: ou uma aspiração dela (é muito produtiva) ou uma neta dela - FIV da Celebridade (que na linha paterna vai a Radar x Juliana da Cal), com o Jaguar TE Gavião, nascida em dezembro passado.

Se preferir a bezerra me fale que te mando foto e pedigree.

Fico à disposição.

Forte abraço.


Tomáz de Aquino

Rancho Fundo das Grotadas
Santo Antônio do Monte (MG)





Confira aqui quem já assinou o Livro de Ouro da Girgoiás com doações para o grande leilão virtual:
1. Gabriel Donato de Andrade – Fazenda Calciolândia – Arcos (MG)
2. Íris Rezende Machado – Prefeito de Goiânia (GO)
3. Raimundo Pereira - Gir da terra - Mambaí- GO / Rafael Bastos - Gir Mato Dentro - Viçosa – MG
4. José Nunes Filho – JN Agropecuária – Salvador (BA)
5. Lauro Sérgio Belchior – Fazenda Arapuca Velha – Bela Vista (GO)
6. Onofre Ribeiro – Estância Jasdan – Paraopeba (MG)
7. Emilio da Maia de Castro – Fazenda Fantasia – Uruana (GO)
8. Múcio Borges – Fazenda Guanabara – São Miguel do Passa Quatro (GO)
9. Cláudio Cândido – Goiânia – GO
10. Rosimar Silva – Fazenda Santa Clara – Bela Vista (GO)
11. Hélio Lemos – Goiânia (GO)
12. Eni Cabral – Fazenda São João Bosco – Silvânia (GO)
13. Leo Machado – Fazenda Mutum – Alexânia (GO)
14. Andréia Nunes – Trindade (GO)
15. José Alfredo de Alencar Barreto – Sete Lagoas (MG)
16. Renato Guimarães - Fazenda Indaiá – Piraí (RJ)
17. Athos Magno Costa e Silva – Fazenda Picaranjuba – Nova Crixás (GO)
18. Gilmar Cordeiro de Souza – Fazenda Iporê – Goiânia (GO)
19. Bráulio Moraes – Indiará (GO)
20. Wagner Lúcio Jacinto - Fazenda Sabedoria – Bela Vista (GO) / José Renato Chiari – Samvet Embriões – Morrinhos (GO)
21. Mauro Bafuto – Jataí (GO)
22. Ramilton Javiktson da Silva Rosa - Fazenda Prisma – Edealina (GO) / Casser Antônio de Paula Halabi - Fazenda Lagoa - Panamá - GO
23. Ciça e Kênia – Laboratório Ciçagen – Goiânia (GO)
24. Juscelino Kubtischeck – Fazenda Riachuelo – Bela Vista de Goiás
25. Caio Sandro – Fazenda Arca – Caldas Novas (GO)
26. Marcelo Rezende Queiroz/ Hélio Macedo Queiroz – Sítio Vale Azul - Governador Valadares (MG)
27. João Cruz Reis Filho – Fazenda Sumaúma - Miradouro (MG)
28. Arthur Souto Maior Filizzola e Maicy Filizzola – Agropastoril dos Poções – Jequitibá (MG)
29. Lúcio Rodrigues – Fazenda Valão do Cedro - Redenção da Serra (SP)
30. Eduardo de Eguez e Ilse Foianine – Curichi Grande - Bolívia
31. José Sab Neto – Fazenda Americana – Uberaba (MG)
32. Leda Góes – Fazenda Favela – Goiânia (GO)
33. Olegário, Lucio e Geovane Ferreira Vale – Fazenda do Luco – Juiz de Fora (MG)
34. Luiz Roberto de Carvalho – Jataí (GO)
35. Champion Saúde Animal – Anápolis (GO)
36. Alberto Ferreira Motta – Rio Verde
37. Cláudio Ortêncio - Bela Vista de Goiás
38. Dalila Galdeano – Agropecuária Essência – Marilia (SP)
39. Adriano Maia Soares – Agropecuária Bonsucesso – Passos (MG)
40. José Patrício da Silveira Neto – Fazenda Santa Isabel – Pirapora (MG)
41. Carlos Caldeira Brant – Eduardo Costa e Lagoa da Serra
42. Artur Correia / Átila Guimarães – Fazenda Bavi – Bela Vista de Goiás
43. José Luiz Junqueira Barros (Bi) – Fazenda Café Velho – Ribeirão Preto (SP)
44. Edmardo Naves – Uberlândia (MG)
45. Otacílio Ferreira Matos – Fazenda São Matheus – Uberlândia (MG)
46. Fernando Leite – Fazenda São Pedro da Barra – Padre Bernardo (GO)
47. Mamedi Mussi – Organização Mamedi Mussi - Barretos (SP)
48. Eduardo Milagre – Estância Milagre – Uberlândia (MG)
49. Thiago Assis Guimarães – Fazenda Caçu – Caçu (GO)
50. José Donizeth – Itaberaí (GO)
51. Tomáz de Aquino – Fazenda Rancho Fundo das Grotadas - Santo Antônio do Monte (MG)

Doação da Sumaúma


.
Prezado Rosimar,

Bom dia!


Conforme havíamos combinado desde o ano passado, junto-me ao grupo que apóia o trabalho desenvolvido pela Girgoiás, com a doação de 20 doses de sêmen do touro Sumaúma Elo TE e 20 doses do Sumaúma Falcão (fotos), ambos em Teste de Progênie pela Embrapa/ABCGIL.

Elo tem sêmen à venda na Alta Genetics e é um filho do Campeão Nacional, o provado Marcante Cal com Fiara do Gavião, uma filha do pilar C.A. Everest. Falcão pertence ao Condomínio Sumaúma/Mato Dentro (Rafael Bastos), tem sêmen à venda na Semex, é filho da recordista de preço do leilão TopGenética 2009, Uberaba TE de Brasília, com Pichon TE do Gavião (Meteoro de Brasília x SC Xauca Naidu). Ambos reprodutores têm filhas nascidas na Sumaúma e na Mato Dentro que chamam a atenção pela qualidade!

Amigo, aproveito a oportunidade para enaltecer o trabalho da Girgoiás na realização do teste de progênie de touros Gir de linhagens alternativas, mas gostaria de lançar a seguinte questão para debate: até quando teremos linhagens ainda não testadas? Ou melhor, como será a continuidade do teste da Girgoiás a partir do momento em que as linhagens ditas "alternativas" já terão sido submetidas à prova de progênie? Não seria oportuno definir uma estratégia de unificação com o teste de progênie da ABCGIL?

Um grande abraço!

João Cruz Reis Filho
Engenheiro Agrônomo
MSc. e DSc. em Melhoramento Genético Animal
www.fazendasumauma.com.br


Noto do Editor:

Prezado João,

Primeiro, quero acredecer a sua confiança no trabalho da nossa entidade e em nossos propósitos.

Estamos dispostos e abertos para discutir os destinos do teste de progênie da Girgoiás/Assogir/Embrapa. Estamos convencidos (e o Brasil também) de que esse teste é importante, principalmente para Goiás e também para a raça.

Estamos dispostos a discutir unificação, mas jamais o fim do nosso programa de melhoramento, como já foi colocado em algumas ocassiões. Ainda temos muita coisa para ser testada no Brasil que jamais seria testada se não existisse o teste da Girgoiás.

Nosso objetivo é ampliar o número de touros a ser testados, disponibilizando para o mercado mais opções de gir leiteiro. (Rosimar Silva)




Pai e filho fazem doação à Girgoiás

.

Foto: Rosimar Silva
Hélio e Marcelo Queiroz, do Sítio Vale Azul, em Governador Valadares, selecionadores de Gir Leiteiro contribuíndo com a Girgoiás.

.





Governador Valadares (MG) – Confirmada a doação de Hélio Macedo de Queiroz e Marcelo Rezende Queiroz, do Sítio Vale Azul, na cidade mineira de Governador Valadares. Pai e filho estão doando uma bezerra filha de Jaguar TE do Gavião com Belina.

Belina, mãe da Bezerra é filha de Benfeitor Cal e tem lactação oficial pela ABCZ de 4.900 kg de leite.

Segundo Rosimar Silva, presidente da Girgoiás, "no mesmo dia que iniciamos a divulgação das doações, Marcelo Rezende Queiroz ligou de Minas informando que havia conversado com o seu pai por telefone e os dois decidiram fazer uma doação. Marcelo teria dito: “vamos apenas escolher o animal no próximo final de semana”.

A dupla Hélio e Marcelo são os proprietários de Dalila TE (foto), filha de Nigéria com Nobre TE da Cal, uma das melhores vacas do Brasil, Grande Campeã do Torneio Leiteiro de Governador Valadares em 2009, com produção média de 35,080 kg de leite. Dalila também e irmã de Indhyra e Vasta.

Doação de sêmen de touro Top

.

Belo Horizonte (MG) – Carlos Caldeira Brant e Eduardo Costa (fotos), donos do touro Jaguar TE do Gavião e a Lagoa Serra, central que comercializa o sêmen de Jaguar, doaram à Girgoiás um pacote com 50 doses de sêmen desse touro.

Jaguar TE do Gavião está entre os touros Tops do Gir Leiteiro nacional, inclusive liderou o sumário de touros da Abcgil/Embrapa, sendo utilizado largamente pelos melhores criadores em suas principais doadoras. Eduardo Costa, jovem selecionador de gir leiteiro, comprou 50% de Jaguar em concorrido leilão durante a Expozebu 2009, em Uberaba (MG).

Carlos Caldeira Brant disse que “também estamos sensibilizados com o trabalho da Girgoiás e resolvemos contribuir com os criadores daquele Estado nessa nobre empreitada que é promover o melhoramento genético”, finalizou


Confira aqui quem já assinou o Livro de Ouro da Girgoiás com doações para o grande leilão virtual:
1. Gabriel Donato de Andrade – Fazenda Calciolândia – Arcos (MG)
2. Íris Rezende Machado – Prefeito de Goiânia (GO)
3. Raimundo Pereira - Gir da terra - Mambaí- GO / Rafael Bastos - Gir Mato Dentro - Viçosa – MG
4. José Nunes Filho – JN Agropecuária – Salvador (BA)
5. Lauro Sérgio Belchior – Fazenda Arapuca Velha – Bela Vista (GO)
6. Onofre Ribeiro – Estância Jasdan – Paraopeba (MG)
7. Emilio da Maia de Castro – Fazenda Fantasia – Uruana (GO)
8. Múcio Borges – Fazenda Guanabara – São Miguel do Passa Quatro (GO)
9. Cláudio Cândido – Goiânia – GO
10. Rosimar Silva – Fazenda Santa Clara – Bela Vista (GO)
11. Hélio Lemos – Goiânia (GO)
12. Eni Cabral – Fazenda São João Bosco – Silvânia (GO)
13. Leo Machado – Fazenda Mutum – Alexânia (GO)
14. Andréia Nunes – Trindade (GO)
15. José Alfredo de Alencar Barreto – Sete Lagoas (MG)
16. Renato Guimarães - Fazenda Indaiá – Piraí (RJ)
17. Athos Magno Costa e Silva – Fazenda Picaranjuba – Nova Crixás (GO)
18. Gilmar Cordeiro de Souza – Fazenda Iporê – Goiânia (GO)
19. Bráulio Moraes – Indiará (GO)
20. Wagner Lúcio Jacinto - Fazenda Sabedoria – Bela Vista (GO) / José Renato Chiari – Samvet Embriões – Morrinhos (GO)
21. Mauro Bafuto – Jataí (GO)
22. Ramilton Javiktson da Silva Rosa - Fazenda Prisma – Edealina (GO) / Casser Antônio de Paula Halabi - Fazenda Lagoa - Panamá - GO
23. Ciça e Kênia – Laboratório Ciçagen – Goiânia (GO)
24. Juscelino Kubtischeck – Fazenda Riachuelo – Bela Vista de Goiás
25. Caio Sandro – Fazenda Arca – Caldas Novas (GO)
26. Marcelo Rezende Queiroz/ Hélio Macedo Queiroz – Sítio Vale Azul - Governador Valadares (MG)
27. João Cruz Reis Filho – Fazenda Sumaúma - Miradouro (MG)
28. Arthur Souto Maior Filizzola e Maicy Filizzola – Agropastoril dos Poções – Jequitibá (MG)
29. Lúcio Rodrigues – Fazenda Valão do Cedro - Redenção da Serra (SP)
30. Eduardo de Eguez e Ilse Foianine – Curichi Grande - Bolívia
31. José Sab Neto – Fazenda Americana – Uberaba (MG)
32. Leda Góes – Fazenda Favela – Goiânia (GO)
33. Olegário, Lucio e Geovane Ferreira Vale – Fazenda do Luco – Juiz de Fora (MG)
34. Luiz Roberto de Carvalho – Jataí (GO)
35. Champion Saúde Animal – Anápolis (GO)
36. Alberto Ferreira Motta – Rio Verde (GO)
37. Cláudio Ortêncio - Bela Vista de Goiás
38. Dalila Galdeano – Agropecuária Essência – Marilia (SP)
39. Adriano Maia Soares – Agropecuária Bonsucesso – Passos (MG)
40. José Patrício da Silveira Neto – Fazenda Santa Isabel – Pirapora (MG)
41. Carlos Caldeira Brant – Eduardo Costa e Lagoa da Serra




Doação que vem das barrancas do rio São Francisco

.
Caro Rosimar,


Creio que a iniciativa da Gir Goiás e tão importe como a decisão dos precursores do Teste de Progênie da ABCGIL há mais de 20 anos. Isto porque o teste idealizado pelos companheiros da Goiás dão ênfase para linhagens alternativas diferentes das provadas até o momento, o que vem ser uma arma poderosa contra a consangüinidade negativa de nossos rebanhos.

Como criador iniciante e comprometido com a raça sem artificialismos, não poderia me furtar participar desta laboriosa empreitada. E para tanto, iremos doar o reprodutor Doutor – GMMA 602 – nascido em 23.07.07, filho de Salete JFR 2175, filha de Radar dos Poções na Guanabara JFR, comprada no primeiro Leilão da Jasdan em sociedade com o Dr. Guilherme de Melo Masci. Salete é irmã inteira de Samantha a qual foi vendida 50% no último evento do Onofre Ribeiro por R$ 120.000,00.

Na linha alta, seu pai Califa TE é filho do Vale Ouro de Brasília na Argentina que vai a Bonanza e Lord resgatando sangue dos primórdios do Gir no Brasil.

Adianto para o amigo que junto com o Dr. Guilherme e com o Dr. Antônio Carlos Martins Guedes, criador de Valadares radicado em Belo Horizonte, criamos a Gir das Gerais Ltda., com objetivo primeiro de realizar um MOET sendo que já realizamos mais de cinqüenta transferências de material genético de nossas melhores matrizes com objetivo de identificar animais de “sangue aberto” e em breve teremos touros inscritos no teste de progênie para ratificar o que iremos apurar através do MOET.

Este ano será a nossa segunda bateria e pretendemos realizar pelo menos uma a cada ano. Estamos bancando o projeto Moet Gir das Gerais com recursos próprios, porém na certeza de alguma forma contribuir para o engrandecimento da raça.

Parabéns pelo se esforço hercúleo em favor da Raça Gir, não obstante forçoso registrar e lamentar a enorme perda de Lenita Gasbarro, uma verdadeira Senhora do Gir a quem presto minhas sinceras homenagens.

Fica com Deus e muita sorte no Leilão.



José Patrício da Silveira Neto

Fazenda Santa Isabel

Pirapora (MG)




Doação que vem de Passos (MG)



.

Randel Soares, Leo Machado e Adriano Maia durante a exposição de Uberlândia 2009, onde a Agropecuária Bonsucesso fez a campeã Bezerra, com o animal Iara Fiv F. Mutum.







Passos (MG) – Adriano Maia Soares, da Agropecuária Bonsucesso, é o mais novo doador para o leilão da Girgoiás. Adriano seleciona Gir Leiteiro no município de Passos, no Estado de Minas Gerais. Apesar de jovem, o selecionador tem obtido resultados excelentes nas exposições ranqueadas em que participou.

Sobre o leilão, Adriano envia e-mail cumprimentando a Girgoiás: “Rosimar, parabéns pelo trabalho realizado pela Girgoiás, e fica à sua escolha uma bezerra de nosso plantel para o leilão em prol do teste de progênie de Goiás, e que os resultados do teste nos tragam resultados para melhorarmos nosso gado gir”.

Rosimar Silva, presidente da Girgoiás, destaca como de grande importância a doação de Adriano Maia, “pois – afirma o presidente – o jovem selecionador de gir leiteiro de Passos representa a nova geração de criadores de gir, motivado, dedicado e comprometido com o melhoramento da raça”.

Segundo Rosimar, “assim como Adriano, o gir leiteiro tem um grande time de novos criadores que vão garantir uma seleção voltada para o desempenho produtivo e reprodutivo da raça, consolidando o gir que os tradicionais criadores iniciaram há anos”, finaliza.


24 de jan. de 2010

Lúcio doa sêmen do touro líder do rank à Girgoiás

.
Foto: Rosimar Silva

Vaidoso da Silvânia visto por trás. Foto feita um dia após a Embrapa anunciar o novo líder do rank do gir leiteiro em maio de 2009, em Uberaba (MG).








Redenção da Serra (SP) – Lúcio Rodrigues Gomes, da fazenda Valão do Cedro, dono de 50% do touro Vaidoso da Silvânia e vice-presidente da Abcgil, também é um doador para o leilão da Girgoiás.

Lúcio assinou o Livro de Ouro da Girgoiás doando um pacote de sêmen sexado de fêmea de Vaidoso da Silvânia. Segundo ele, “reconheço o trabalho da Girgoiás e considero que temos que colaborar com qualquer trabalho que visa o bem comum da raça no Brasil”.

Essa segunda-feira, dia 25 de janeiro, é o último prazo para ABS Pecplan devolver o touro aos seus proprietários, Lúcio Rodrigues e Alta Genetcs. Caso não devolva, a ABS receberá uma multada em R$ 1.000,00 por dia de atraso.












Lúcio Rodrigues e Rosimar Silva logo após a batida do martela na venda de 50% do touro Vaidoso da Silvânia para a Alta Genetic por R$ 1 milhão e 200 mil, dia 17 de novembro, durante o leilão Gir das Américas, no hotel Copacabana Palace, na cidade do Rio de Janeiro.





Criadores visitam Santa Clara


.
Foto: Rosimar Silva

Raimundo Pereira, em visita à Santa Clara, contempla Freira K II, de propriedade de Rosimar Silva.







Goiânia (GO) – Raimundo Pereira de Oliveira, de Mambaí (GO), Fazenda Terra Santa, onde seleciona o “Gir da Terra”, esteve neste sábado na Fazenda Santa Clara, em Bela Vista de Goiás. Raimundo mora na cidade de São Paulo e disse que “foi um prazer conhecer a Fazenda Santa Clara e Rosimar Silva, seu proprietário, pois éramos apenas amigos virtuais”.

Raimundo Pereira foi o primeiro criador brasileiro a declarar sua doação ao leilão da Girgoiás por meio do blog Girbrasil, “abri o livro de ouro eletrônico de Girgoiás”, brinca.

Também esteve na fazenda acompanhando Raimundo Pereira os criadores Daniel Silvano, de Bela Vista, Caio Sandro e Teodorico Soares do Amara, ambos criadores em Caldas Novas (GO).

Raimundo Pereira é parceiro de Rafael Bastos, da Fazenda Mato Dentro, em Viçosa (MG) e juntos doaram à Girgoiás uma prenhez da vaca Athenas com Vaidoso da Silvânia.

“Espero que esse movimento em prol da Girgoiás e do teste de progênie seja um sucesso e que todos os criadores participem fazendo suas doações, pois assim estaremos dando uma verdadeira demonstração de união e força em prol do gir brasileiro”, finalizou.






Rosimar Silva (o segundo da esquerda para a direita) recebeu na fazenda Santa Clara Daniel Silvano, de Bela Vista de Goiás, Raimundo Pereira, de Mambaí (GO), Caio Sandro e Teodorico Soares do Amaral, ambos de Caldas Novas (GO).








Veja lista atualizada das doações espontâneas:
1. Gabriel Donato de Andrade – Fazenda Calciolândia – Arcos (MG)
2. Íris Rezende Machado – Prefeito de Goiânia (GO)
3. Raimundo Pereira - Gir da terra - Mambaí- GO / Rafael Bastos - Gir Mato Dentro - Viçosa – MG
4. José Nunes Filho – JN Agropecuária – Salvador (BA)
5. Lauro Sérgio Belchior – Fazenda Arapuca Velha – Bela Vista (GO)
6. Onofre Ribeiro – Estância Jasdan – Paraopeba (MG)
7. Emilio da Maia de Castro – Fazenda Fantasia – Uruana (GO)
8. Múcio Borges – Fazenda Guanabara – São Miguel do Passa Quatro (GO)
9. Cláudio Cândido – Goiânia – GO
10. Rosimar Silva – Fazenda Santa Clara – Bela Vista (GO)
11. Hélio Lemos – Goiânia (GO)
12. Eni Cabral – Fazenda São João Bosco – Silvânia (GO)
13. Leo Machado – Fazenda Mutum – Alexânia (GO)
14. Andréia Nunes – Trindade (GO)
15. José Alfredo de Alencar Barreto – Sete Lagoas (MG)
16. Renato Guimarães - Fazenda Indaiá – Piraí (RJ)
17. Athos Magno Costa e Silva – Fazenda Picaranjuba – Nova Crixás (GO)
18. Gilmar Cordeiro de Souza – Fazenda Iporê – Goiânia (GO)
19. Bráulio Moraes – Indiará (GO)
20. Wagner Lúcio Jacinto - Fazenda Sabedoria – Bela Vista (GO) / José Renato Chiari – Samvet Embriões – Morrinhos (GO)
21. Mauro Bafuto – Jataí (GO)
22. Ramilton Javiktson da Silva Rosa - Fazenda Prisma – Edealina (GO) / Casser Antônio de Paula Halabi - Fazenda Lagoa - Panamá - GO
23. Ciça e Kênia – Laboratório Ciçagen – Goiânia (GO)
24. Juscelino Kubtischeck – Fazenda Riachuelo – Bela Vista de Goiás
25. Caio Sandro – Fazenda Arca – Caldas Novas (GO)
26. Marcelo Rezende Queiroz/ Hélio Macedo Queiroz – Sítio Vale Azul - Governador Valadares (MG)
27. João Cruz Reis Filho – Fazenda Sumaúma - Miradouro (MG)
28. Arthur Souto Maior Filizzola e Maicy Filizzola – Agropastoril dos Poções – Jequitibá (MG)
29. Lúcio Rodrigues – Fazenda Valão do Cedro - Redenção da Serra (SP)
30. Eduardo de Eguez e Ilse Foianine – Curichi Grande - Bolivia
31. José Sab Neto – Fazenda Americana – Uberaba (MG)
32. Leda Góes – Fazenda Favela – Goiânia (GO)
33. Olegário, Lucio e Geovane Ferreira Vale – Fazenda do Luco – Juiz de Fora (MG)
34. Luiz Roberto de Carvalho – Jataí (GO)
35. Champion Saúde Animal – Anápolis (GO)
36. Alberto Ferreira Motta – Rio Verde (GO)
37. Cláudio Ortêncio - Bela Vista de Goiás
38. Dalila Galdeano – Agropecuária Essência – Marilia (SP)
39. Jaime Dario Mantecón - Finca El Rosário - México
40. José Jacinto Júnior - Fazenda Felicidade - Ituiutaba (MG)

22 de jan. de 2010

José Jacinto Júnior: feliz doação

.
Foto: arquivo do criador

Pensamento JJJR 13, touro de José Jacinto Júnior, da Fazenda Felicidade, Ituiutaba (MG)





Justificar

Ituiutaba (MG) – José Jacinto Júnior, criador de gir e jurado oficial da Abcz, da cidade mineira de Ituiutaba, também enviou e-mail declarando “que também quer participar das doações espontâneas para o leilão em prol da Girgoiás, que será realizado com renda revertida para o suporte do teste de progênie”.

José Jacinto doou 30 doses de sêmen do touro Pensamento JJJR 13, da fazenda Felicidade. O touro é filho de Ogum COM, que é filho de Abaeté. Abaeté está provado pelo sumário de touros leiteiros da ABCZ/Unesp, foi destaque no plantel de Olavo Cardoso Machado, criador de Gir no Estado do Paraná. Segundo José Jacinto, “Abaeté produziu filhas leiteiras”. A mãe de Pensamento é filha de Espigão da Esmeralda, “do saudoso Omar Cunha, que é Novo Rei da Favela em vaca Brasil X Babalu”.

Zé Jacinto informa que “as filhas de Pensamento estão em controle leiteiro, mostrando boa produtividade”. Além do sêmen, José Jacinto doou os serviços de assessoria técnica do leilão.

Para José Jacinto, “não posso ficar de fora desse movimento que busca reconhecer e apoiar o trabalho da diretoria da Girgoiás, sob a liderança de Rosimar Silva”, declarou.

Jacinto informa também o nome de alguns criadores que já estão usando o sêmen de Pensamento:
  • Luiz Spin – México
  • Gregório Oropesa – México
  • Olavo Cardoso Machado - Santo Inácio – PR
  • Rosimar Silva - Bela Vista de Goiás – Go
  • Wagner Lúcio Jacinto - Bela Vista de Goiás – Go
  • Orlando Vaz Filho- Paraopeba - MG
  • Tatiane A. Drummond Tetzner - Ituiutaba – MG
  • Gabriel Donato de Andrade - Arcos - MG
  • Marcos Brandão (Epamig) - Uberaba - MG
  • Wilson Rúbia Júnior - Ituiutaba – MG













José Jacinto Júnior, Fazenda Felicidade, é um criador que sabe as coisa boas da vida: Gir, violão e cantoria. Ele é jurado oficial da ABCZ, criador de Gir, produtor de leite orgânico e “cantor das multidões” – com dois CD`s gravados.


Presidente da Assogir faz doação à Girgoiás





Goiânia (GO) – Quem passou por Goiânia hoje (22/01/2010) foi José Sab Neto, presidente da Assogir – Associação Nacional dos Criadores de Gir, com sede em Uberaba. Zé Neto, como é conhecido, é dono da Fazenda Americana, em Uberaba e disse que veio a Goiânia “especialmente para encontrar os companheiros criadores da Girgoiás para fazer a minha doação ao leilão da Girgoiás”.

José Neto doou uma novilha do rebano ZS e garantiu que irá colaborar mais “no sentido de convencer outros criadores a também fazerem suas doações”. Para o presidente da Assogir, “esse tipo de ação é muito importante para mostrar ao Brasil que os criadores de gir são unidos e solidários na hora de dar as mãos para uma causa justa e necessária, como a manutenção e consolidação do teste de progênie da Girgoiás/Assogir/Embrapa”.

Andréia Nunes, diretora da Girgoiás e da Assogir, presente na reunião, disse que “José Neto, a exemplo de vários outros criadores de todo o país, tem a sensibilidade de participar do nosso movimento visando arrecadar fundos para a estruturação do nosso Programa de melhoramento genético”, finalizou.

Veja reportagem sobre a solenidade de Assinatura do Convênio entre a Girgoiás e a Champion Saúde Animal para a divulgação do teste de progênie da Girgoiás/Assogir/Embrapa no Estado de Goiás e a obtenção de novas fazendas Colaboradoras:

Coreto da Imprensa é novidade do Rio Vale Mídia de Show

.
Porangaba/SP - O ponto alto do 2º Rio Vale Agronegócios, evento organizado por Carlos Alberto da Silva, da Rio Vale Agronegócios, dia 6 de fevereiro (sábado), em Porangaba/SP, é o Coreto da Imprensa, direcionado a jornalistas e dirigentes da comunicação para o agronegócio. “Criado com o conceito de dia de campo, elaborado, pensado e organizado para ser um acontecimento agradável, o evento reunirá quem é notícia, com quem faz a notícia”, destaca o proprietário da Rio Vale Agronegócios.

“Convidamos profissionais de jornais, revistas, TV e web sites mais representativos do setor”, conta o criador, que aguarda a presença de cerca de 50 jornalistas. Embora acredite que o encontro entre jornalistas, criadores, representantes de empresas e de outros segmentos do agronegócio deve render muitas pautas, o anfitrião lembra, porém, que o mais importante é a confraternização e o bate-papo descontraído, com direito a saborear a boa comida típica da fazenda.

Com uma estrutura diferenciada, a programação do 2º Rio Vale Mídia Show começa a partir das 12h00, quando os participantes conhecerão os projetos do criatório, os animais, o preparo da comida da fazenda, os serviços e produtos das empresas presentes, entre outras atividades.

Dividido em vários ambientes, o Rio Vale Mídia Show também terá o Espaço Integração – presença dos criadores; Sustentabilidade – apoiado pela Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo; Mostra Rio Vale – apresentação dos animais do Leilão Gir Leiteiro Tipo A e Desfile das Doadoras; Praça de Negócios – com a participação de empresas parceiras da Rio Vale, entre as quais, os maiores fornecedores de insumos, nutrição, saúde e serviços do agronegócio; e o Shopping Estrelas da Rio Vale, para comercialização de matrizes, tourinhos, novilhas, bezerras e prenhezes da fazenda.

A Rio Vale Agronegócios detém três torneios do Gir Leiteiro nos últimos 12 meses, além de colecionar várias premiações nas pistas de julgamento da raça. É, também, o oitavo Melhor Criador, oitavo Melhor Expositor e possui a oitava Melhor Fêmea Jovem do Ranking Nacional do Gir Leiteiro, Zíngara FIV Rio Vale.

Entre as empresas e entidades que apoiam o Rio Vale Mídia Show estão a ABCZ, ABCGIL, Girgoiás e APCGIL (Associações), Alta Genetics (Central), Bayer Health Care Saúde Animal (Protocolo Sanitário), Banco Bradesco, Beck Hauser (Pesagens), Bunge (Nutrição Animal), Burgi (Consultoria), G Leite (Assessoria Técnica), Grupo Publique e Girbrasil (Marketing), Matsuda (Nutrição Animal), Merial – Igenity (Marcadores Moleculares), Serrana (Nutrição Animal) e Tecgene (Programa de FIV).

"Amigos verdadeiros"

.
Prezado Rosimar,

Quando iniciei no gir leiteiro e vi o seu nome a frente da raça, como uma estrela de primeira grandeza, e não só do blog Girbrasil, mas algo percebi que uma revolução de idéias estava sendo plantadas e que bons frutos seriam colhidos, fiz algumas referências em dizer que um homem iluminado estava a frente da raça gir, não tive sombras de dúvidas. Quando se ver alguém dando mais do que recebe, é porque algo existe de verdadeiro e não errei, como se diz, um grande homem se conhece pela quantidade de amigos verdadeiros que ele tem.

Um forte abraço.

Raimundo Pereira
www.girdaterra.com.br


Doação Brasil - Índia

.

Juiz de Fora (MG) – Geovane Ferreira Vale e Lucio Mendes Vale (foto), da Fazenda do Lugo, de Juiz de Fora (MG), também se sensibilizaram com o movimento em favor da Girgoiás e doaram uma novilha para o leilão da Associação Goiana dos Criadores de Gir.

A doação foi feita por meio de dois telefonemas, um de Geovane de Juiz de Fora e o outro de Lúcio Mendes, da Índia, onde mora e trabalha.

Lúcio Mendes Vale disse que está acompanhando diariamente o blog Girbrasil e ligou para o filho no Brasil propondo a participação, “pois consideramos importante participar de um movimento que visa o bem da raça no Brasil, por isso, mesmo distante, quero que os criadores de Goiás se sintam apoiados neste belo trabalho que realizam”, finalizou.



Veja lista atualizada das doações espontâneas:
1. Gabriel Donato de Andrade – Fazenda Calciolândia – Arcos (MG)
2. Íris Rezende Machado – Prefeito de Goiânia (GO)
3. Raimundo Pereira - Gir da terra - Mambaí- GO / Rafael Bastos - Gir Mato Dentro - Viçosa – MG
4. José Nunes Filho – JN Agropecuária – Salvador (BA)
5. Lauro Sérgio Belchior – Fazenda Arapuca Velha – Bela Vista (GO)
6. Onofre Ribeiro – Estância Jasdan – Paraopeba (MG)
7. Emilio da Maia de Castro – Fazenda Fantasia – Uruana (GO)
8. Múcio Borges – Fazenda Guanabara – São Miguel do Passa Quatro (GO)
9. Cláudio Cândido – Goiânia – GO
10. Rosimar Silva – Fazenda Santa Clara – Bela Vista (GO)
11. Hélio Lemos – Goiânia (GO)
12. Eni Cabral – Fazenda São João Bosco – Silvânia (GO)
13. Leo Machado – Fazenda Mutum – Alexânia (GO)
14. Andréia Nunes – Trindade (GO)
15. José Alfredo de Alencar Barreto – Sete Lagoas (MG)
16. Renato Guimarães - Fazenda Indaiá – Piraí (RJ)
17. Athos Magno Costa e Silva – Fazenda Picaranjuba – Nova Crixás (GO)
18. Gilmar Cordeiro de Souza – Fazenda Iporê – Goiânia (GO)
19. Bráulio Moraes – Indiará (GO)
20. Wagner Lúcio Jacinto - Fazenda Sabedoria – Bela Vista (GO) / José Renato Chiari – Samvet Embriões – Morrinhos (GO)
21. Mauro Bafuto – Jataí (GO)
22. Ramilton Javiktson da Silva Rosa - Fazenda Prisma – Edealina (GO) / Casser Antônio de Paula Halabi - Fazenda Lagoa - Panamá - GO
23. Ciça e Kênia – Laboratório Ciçagen – Goiânia (GO)
24. Juscelino Kubtischeck – Fazenda Riachuelo – Bela Vista de Goiás
25. Caio Sandro – Fazenda Arca – Caldas Novas (GO)
26. Marcelo Rezende Queiroz/ Hélio Macedo Queiroz – Sítio Vale Azul - Governador Valadares (MG)
27. João Cruz Reis Filho – Fazenda Sumaúma - Miradouro (MG)
28. Arthur Souto Maior Filizzola e Maicy Filizzola – Agropastoril dos Poções – Jequitibá (MG)
29. Lúcio Rodrigues – Fazenda Valão do Cedro - Redenção da Serra (SP)
30. Eduardo de Eguez e Ilse Foianine – Curichi Grande - Bolivia
31. José Sab Neto – Fazenda Americana – Uberaba (MG)
32. Leda Góes – Fazenda Favela – Goiânia (GO)
33. Olegário, Lucio e Geovane Ferreira Vale – Fazenda do Luco – Juiz de Fora (MG)
34. Luiz Roberto de Carvalho – Jataí (GO)
35. Champion Saúde Animal – Anápolis (GO)



"Fortalecer a la raza"

.

Estimado Rosimar,

Con mucha alegría vemos que tu trabajo en la asociación de Girgoias está siendo bien reconocida, y nosotros no queremos quedar indiferentes.

Consideramos que estos eventos son la mejor manera de fortalecer a la raza y unir a los criadores.

Para ello deseamos aportar con nuestra mejor genetica, que es la de EMULO.
Estamos donando dos dosis de semen para tu evento.


saludos,


Eduardo Eguez - Ilse Foianine -Esteban Foianine - Elvio Foianine - Natalia de Eguez - Pedro Foianine
Curichi Grande
Bolívia