30 de nov. de 2008

Arrastão de Fiv na Fazenda Santa Clara - parte 2


Goiânia (GO) – O arrastão de Fiv na Fazenda Santa Clara, noticiado aqui, dava conta de que seriam aspiradas 20 vacas, mas para produzir embriões suficientes para a quantidade de receptoras preparadas, esse número foi elevado para 29. Foi praticamente um dia inteiro aspirando ovócitos para cumprir a meta desejada.


Segundo Daniel Silvano, um dos parceiros desse arrastão, disse que “o preço atual de uma dose de sêmen de Radar dos Poções exige uma utilização racional dessa genética”.



Andréia Nunes venderá prenhez de Ficção



Ficção da São José (Xantina X Beduíno), uma das principais doadoras da Estância São José, mãe de Laisa da São José com Radar dos Poções, recordista de preço na Expozebu 2008. Ficção tem lactação oficial de 6.614 quilos de leite (ajustada para idade adulta)


-->
Trindade (GO) – Andréia Nunes (foto) e seu filho Milton Nunes  se destacando como os dois principais herdeiros de Alberto Pereira Nunes Filho, da Estância São José, em Trindade (GO), na seleção de Gir.
Recentemente os dois venderam no Leilão “Os Puros de Origem” 50% de uma filha da vaca Ficção da São José com Radar dos Poções por R$ 42 mil. Foi uma novilha, Laisa da São José (foto à direita), que atualmente está parida em controle leiteiro produzindo mais de 25 quilos de leite.

Amanhã, dia 1º de dezembro, a dupla da Estância São José venderá uma prenhez de fêmea irmã própria da Laisa no 1º Leilão Virtual Top Genética.

Oferta Especial
Nesse momento de valorização do Gir Leiteiro é importante saber que tipo de Gir está sendo valorizado e o quê realmente vai bancar a sustentabilidade do Gir no mercado. O rebanho de Alberto Nunes, com mais de 25 anos de controle leiteiro, agora sendo conduzido por Andréia, determinada a dar continuidade ao trabalho do pai, é uma das opções de Gir leiteiro de qualidade. Ficção da São José é uma das melhores doadoras Gir Leiteiro do Brasil. Ficção é filha da Xantina da São José, recordista nacional do Controle Leiteiro da Abcz em 2002, com produção de 9.548 kg de leite. Xantina é uma das principais vacas de Goiás e do Brasil.

Xantina da São José é uma das principais filhas de Uaçaí Jaguar, que produziu também Dengosa TE F. Mutum. O pai de Xantina da São José é Uaçaí Jaguar. Fiicção da São José é filha de Beduíno da São José, touro provado pelo sumário ABCZ/Unesp. Beduíno é reconhecido como touro de qualidade, leiteiro, melhorador de úbere e grande raçador.

O resultado do acasalamento das linhagens Uaçaí Jaguar e Beduíno da São José produziu Ficção da São José. Suas filhas são fortes, leiteiras e belas. Cruzada com Radar, está produzindo o que se tem de melhor do Gir leiteiro nacional. Laisa da São José é o exemplo, além de leiteiro, conquistou a Expozebu, agregando alto valor na venda de apenas 50% da sua propriedade.

Touros Elite
Dia 9 de dezembro, terça-feira, Andréia Nunes e Luiz Fernando Taranto Neves, vão realizar o leilão virtural “Touros Elite”, somente com tourinhos de alto nível. Segundo Andréia, “vamos vender somente tourinhos de Fiv, resultado de acasalamentos das nossas melhores doadoras com os melhores touros provados do Brasil”. Entre esses touros, terá um POI, filho do Naidu importado. A transmissão será pelo Canal Terra Viva.

29 de nov. de 2008

Arrastão de Fiv na Fazenda Santa Clara



Bela Vista de Goiás (GO) – A fazenda Santa Clara, de Rosimar Silva, será palco de um verdadeiro arrastão de Fiv - Fertilização In vitro, neste domingo, dia 30 de novembro. Os Criadores Rosimar Silva, Daniel Silvano, Caio Sandro e Wagner Lúcio (foto), todos de Bela Vista, capital Goiana da Raça Gir, vão aspirar 20 vacas e acasalar com o touro cujo sêmen é o mais caro da atualidade: Radar dos Poções (foto).


Os trabalhos estão previstos para iniciar ao nascer do dia. As doadoras já estão todas na fazenda, previamente selecionadas e avaliados pelos criadores, com os serviços técnicos de dois veterinários, Antônio César Fernandes, de Bela Vista de Goiás e Alessandro Mamedi, de São Miguel do Passa Quatro (GO).


Os trabalhos de aspiração e fertilização estarão a cargo da Embriotec, de Anápolis (GO), uma das empresas da área com maior experiência em TE e FIV em Gir do Brasil. A Embriotec, dos empresários Luiz e Alexandre Sardinha (foto) também coleta e congela sêmens de touros.


Outro ingrediente importante neste arrastão é que a data da coleta foi previamente marcada para obter o máximo de prenhezes de fêmeas, pois Radar dos poções não possui sêmen sexado de fêmea. Girbrasil divulgará a taxa de prenhezes de fêmea assim que for feito a sexagem das futuras prenhezes.


28 de nov. de 2008

Orlei no Top Genética


Goiânia (GO) – Orlei Freitas (foto), conhecido como Orlei @, participará do 1º Leilão Top Genética, dia 1º de dezembro, pelo canal Rural. Orlei estará ofertando algumas doses de sêmen dos touros Êmulo dos Poções e Uaçaí Jaguar, dois touros raros e bastante valorizados.


Êmulo dos Poções é um grande raçador e filho herdeiro da genética de Radar dos Poções, cujo sêmen está cada dia mais raro.


Êmulo foi revelado na Bolívia, no criatório de Eduardo de Egües e Ilse Foianini, criadores de Gir na Cabanã Curichi Grande, na Bolívia. Segundo Eduardo de Egües, a Curichi Grande possui 450 fêmeas filhas de Êmulo.


Ranking Boliviano

Êmulo é o melhor reprodutor do ranking da raça Gir na Bolívia, além de ser o pai da melhor fêmea, pai da reservada melhor vaca adulta, pai do melhor macho e pai da progênie campeã da Expocruz, a exposição de maior importância na Bolívia.


O grande sucesso de Êmulo na Bolívia também está repetindo aqui no Brasil. Quem trouxe Êmulo de volta ao Brasil foi o seu criador e ex-dono, Arthur Souto Maior Filizzola. Conduto, Êmulo não produziu sêmen o bastante na Central. Agora que suas filhas estão fazendo muito sucesso, alcançando ótimos preços nos leilões, o sêmen do touro está cada vez mais rato.


Orlei Freitas, com larga experiência na compra e venda de semens raros, estará ofertando vários lotes de sêmen de uma unidade de Êmulo e Uaçaí Jaguar.


"Artificialismo do Gir Leiteiro"


Sr. Rosimar,


A respeito do artigo do Prof. Ivan Ledic:

É o seu juízo que determina quais comentários serão publicados e quais serão descartados em seu Blog. Como o Blog é seu e de sua responsabilidade, tal situação é mais do que natural. Porém, sua prerrogativa não está sendo utilizada no sentido de permitir discussões profundas dos temas abordados.


Quando mando comentários, não o faço sob pseudônimos ou de forma anônima, e portanto, sou responsável pelo que escrevo.


Além do mais, minhas mensagens não carregam ofensas ou leviandades, apesar de serem contundentes.


Digo isso não para reivindicar que meus comentários sejam publicados, mas antes, para dizer da oportunidade perdida com os comentários publicados à respeito do artigo do Prof. Ivan Ledic. Certamente existem em sua caixa de correspondência inúmeros que tratam do assunto com mais objetividade e conteúdo.


No caso do artigo em tela, o seu Blog leva o leitor menos avisado a pensar que os criadores estrangeiros conhecem o artificialismo do Gir Leiteiro melhor do que os criadores brasileiros, tamanha quantidade de criadores estrangeiros comentando o assunto.


Deixe que os freqüentadores de seu Blog abordem os parâmetros utilizados nos controles das lactações das Vacas Gir Leiteiro de maneira clara e definitiva, assim como os métodos utilizados. Tanto os que detêm o conhecimento quanto os que detêm a desconfiança.


Esta prática esclarecerá e avançará o tema, ensejando uma pacificação do tema.


O preço da Vaca Gir não é problema. Paga quem puder e vende quem conseguir.
Problema é Vaca Gir com Lactação maior do que vaca holandesa e com chancela oficial da ABCZ.


Alzeir Campanati Antunes
é criador de Gir dupla aptidão
Carmo - Rio de Janeiro
silpemalu@hotmail.com



Nota do Editor:


Prezado Alzeir,


Lamento que seu comentário não tenha sido publicado. Informo que não tenho nenhum comentário sobre o artigo do Ivan Ledic para ser moderado. O blog Girbrasil é do sistema Google e não me foi entregue nenhuma correspondência com o comentário de Alzeir Campanati. Isso já ocorreu com outros participantes que reclamaram dizendo que postou o comentário e não saiu. Não censuro nenhuma idéia, nenhuma opinião. Apenas avalio os comentários antes de publicar para evitar acusações e comentários que denigrem ou ofendem pessoas de forma direta. No campo das idéias não existe qualquer censura em Girbrasil, aliás, aqui é um dos poucos lugares que se fala tudo sobre a raça Gir. Por outro lado, agradece a sua participação. (Rosimar Silva)

1º Leilão Essência do Gir Leiteiro - Salvador (BA)


Salvador (BA) – Joaquim Souto e José Nunes já escalaram o time que vai vender no 1º Leilão Essência do Gir Leiteiro, dia 3 de dezembro, durante a Fenagro, na capital baiana (foto).


Entre os convidados, Fazenda Brasília, que venderá uma prenhez de Soja de Brasília, Eduardo Falcão, Jorge Picciani, Mário Roberto Seixas, José Coelho Vitor, Miller Cresta, Gabriel Andrade, Antônio Paulo Abate, Léo Machado, Carlão da Publique e Arthur Souto. Essa escalação pertence aos reforços nacionais. O plantel baiano é composto por Maurício Torres, Lutz Viana, Morena Agropecuária, Jaymilton Gusmão Filho, Geraldo Magela, Davi Freitas, Edvaldo Brito, Evilásio Bastos e Valemir Acácio.



Ranking Boliviano de la Raza Gyr- 2007-2008


Foto: Rosimar Silva/04-05-2006

Mejores Expositores de la Raza Gyr

1) Eduardo Egüez – 4.858.20 puntos

2) Julio Nacif – 4.308.18

3) Rafael Suarez Lorente -1.591.87

4) C.N.M.G.B. – UAGRM- 1.124.13

5) Eduardo Ciro Añez S. – 516.17

6) James Donald Crane - 92.93

7) Hermanos Dellien Bause - 92.93

8) Herlan Medina Sikujara - 92.93


Mejores Criadores de la Raza Gyr

1) Eduardo Egüez- 4.468.82

2) Julio Nacif – 3.726.67

3) Rafael Suarez Lorente – 1.777.72

4) C.N.M.G.B. – UAGRM – 1.238.18

5) Eduardo Ciro Añez S. - 516.17

6) Hugo Delien Bause - 92.93


Mejor Matris de la Raza Gyr

Camelia de GYB - GYBG-062 – 3.141.43


Mejor Reproductor de la Raza Gyr

Emulo dos Pocoes - A-172 – 3.715.81


Fonte: Asociación Boliviana de Criadores de Cebú


Nota do editor:
Breve publicaremos a parcial do ranking brasileiro de Gir Leiteiro. Aguardando informações da ABCGIL. O gir dupla aptidão não possui ranking. A Assogir - Associação brasileira de criadores de Gir, em Uberaba, não faz o ranking do gir dupla aptidão, mas um grupo de criadores irá solicitar à Assogir o ranqueamento do gir dupla aptidão.



"É de impressionar a penetração do blog Girbrasil "


Prezado Rosimar Silva,


Gostaria muito de agradecer a inserção do artigo "Para quem é o Gir Leiteiro? Que Caminhos são esses? Uma alerta" no Blog GIRBRASIL e de sua imparcialidade em colocar a disposição de criadores e público várias vertentes de pensamentos, possibilitando abrir discussão para que as pessoas possam se expressar.


É de impressionar a penetração do blog Girbrasil e retorno que ocorreu dos criadores e técnicos da América Latina (Colômbia, México e Guatemala). Parabéns mais uma vez, caro jornalista de primeira linha, polêmico, mas corajoso e empreendedor naquilo que faz.


Gostaria de dizer que tenho recebido comentários de criadores/selecionadores de Gir Leiteiro do Brasil, mas os mesmos não querem que suas opiniões, concordando e dizendo coisas e fatos sobre o assunto abordado (altas lactações e elevados preços), sejam publicadas, porque se sentem vulneráveis para expressar e não ferir e criar susceptibilidades.


Outro fato é que, como você mesmo já me disse, - “o pessoal do Brasil não tem o hábito de discutir idéias. A nossa formação social e política, com base nos senhores de engenho, nos deixou um legado de servidão e medo”.


Isso é a pura verdade – sempre nos deixamos dominar e ser influenciados pelos “senhores feudais”. Em nossa história houve poucas rebeliões, todas massacradas, a não ser dos negros que conseguiram sua libertação, mas mesmo assim oprimidos e ainda tentando ocupar seu espaço na sociedade.


Um desses criadores/selecionadores (dos mais antigos e importantes, coerente no que fala e faz) me escreveu:


- “ Caro amigo Ivan:


Eu li ontem seu artigo no Girbrasil, bem como vários comentários publicados até aquela data. Quanto ao artigo, eu concordo com tudo e até acrescentaria que, apesar das altas produções (reais ???) de algumas matrizes ofertadas, muito pouco deste argumento está sendo utilizado como incremento na venda. Observei em alguns leilões, especialmente nos últimos, que o Gir Leiteiro se banalizou em campeonatos de pista, pouco importando a genética ou consistência do pedigree leiteiro.


Talvez, alguns verdadeiros criadores de Gir Leiteiro que participaram do leilão não tenham se apercebido disso, o que é muito perigoso. Abriu-se uma porta para comercialização de animais Gir, com rótulo de "Leiteiro" e por preços altos, que até pouco tempo atrás somente era possível com a apresentação de controle leiteiro oficial de várias gerações das fêmeas do pedigree.


A avidez por espaço na comercialização em leilões elite está levando alguns servirem de "escada" para o avanço daqueles que não teriam mercado, sem medir as conseqüências que virão. O mercado é soberano, mas não é otário e logo veremos desdobramentos dessas vendas caras de animais de baixo valor genético.

Quanto aos comentários, penso que devemos filtrá-los, pois os interesses são diversos. Aqueles que são apenas compradores e/ou especuladores acham os preços demasiadamente altos, simplesmente porque reduzirão suas margens na recomercialização. Já os criadores e/ou selecionadores (meu caso) talvez não considerem o preço alto como o problema maior, mas sim os fatos argumentados acima.


Em suma, acho que estamos pagando o preço do sucesso da raça, com diversificação de interesses, entrada de aventureiros e oportunistas, banalização das altas produções e venda de "gato por lebre". Em outras raças fazem isso há décadas e todo ano aparece um novo investidor disposto a pagar para entrar no "circo". A maioria fica pouco tempo e muda de atividade. Parece que veremos este "filme" com novos atores.


Parabéns pela coragem de escrever e divulgar o que muitos pensam, mas não querem se expor.


Abração.”



Ivan Luz Ledic

Médico Veterinário, MSc. em Melhoramento Animal,

DSc. em Produção Animal

ex-Diretor Técnico da ABCGIL e

Pesquisador aposentado da Embrapa Gado de Leite





27 de nov. de 2008

Onofre vai ao México


Paraopeba (MG) – Onofre Ribeiro, da Estância Jasdan, está de malas prontas rumo ao México. Com passagem marcada para dia 2 de dezembro, com retorno previsto para o dia 10.


Onofre estará retornando aquele país pela terceira vez, desta vez para encontrar-se com os parceiros Jaime Vasquez e Jaime Dario Mantecon (foto), ambos da “Finca El Rosario”, com os quais o criador brasileiro mantém alguns negócios de Gir.


Os mexicanos Jaime Vasquez e Jaime Dário Mantecon, pai e filho, estiveram no Brasil durante o Simpósio da Jasdan, promovido por Onofre Ribeiro. Naquela oportunidade, a dupla do México adquiriu alguns animais.


Onofre também visitará a exposição de Chiapaz, na cidade de Tuxtla Gutierrez, capital de Chiapaz. Onofre conta que fará alguns encontros previamente marcados com criadores do México, Guatemala, Costa Rica e Honduras. Segundo ele, todos esses países “usam a genética da Estância Jasdan”.


O criador brasileiro diz que usará essa viagem para divulgar o seu evento, o simpósio da Jasdan, que ocorrerá em junho de 2009, em que está previsto um Shopping e um Leilão. Segundo Onofre, “o encontro da Jasdan é o evento brasileiro com a maior presença de delegações estrangeiras depois da Expozebu”, finaliza.


Quem é

Onofre Ribeiro é filho herdeiro de João Feliciano Ribeiro, fundador da Fazenda São Bento, um dos homens que mais conheceu de gir no Brasil. Foi quem revelou o touro Gaiolão DC para o Brasil.


Onofre criou a Estância Jasdan, um extensão da Fazenda São Bento às margens de BR-040, dentro da cidade de Paraopeba (MG), uma vitrine do Gir Leiteiro. Todo ano ele realiza um grande encontro de dois dias com criadores de todas partes do Brasil.


Em 2008 Onofre brindou os presentes com uma apresentação de dança do ventre (foto) durante o coquetel de homenagens a ilustres giristas do Brasil e da América Latina. Segundo ele, as bailarinas da dança do ventre já estão contratadas para 2009.



Releia as mensagens em português


Goiânia (GO) – Agora você poderá ler em português todas as manifestações publicadas por Girbrasil sobre o artigo de Ivan Ledic, escritas pelos criadores de outros países. Click no link abaixo e veja as duas versões: português e espanhol.

Esatuto da Assogir


Goiânia (GO) – Há relatos de pessoas dando conta de que há vários anos tentam conseguir uma cópia do Estatuto da Assogir e não conseguem. Pois esse drama acabou. Girbrasil democratizou o acesso a lei maior da entidade e disponibiliza aqui cópia do Estatuto para qualquer pessoa, mesmo porque a entidade não tem fins lucrativos e se presta a servir ao conjunto dos criadores de Gir do Brasil.

Quem mais visita Girbrasil


Goiânia (GO) – Veja novo ranking das 20 cidades que mais visitaram o blog Girbrasil nos últimos 3 dias:

  1. São Paulo - Brasil
  2. Belo horizonte - Brasil
  3. Salvador - Brasil
  4. Curitiba - Brasil
  5. Brasília - Brasil
  6. Rio de janeiro - Brasil
  7. Porto alegre - Brasil
  8. Recife - Brasil
  9. Oaxaca - Mexico
  10. Palm City - USA
  11. Santa Fe de Bogotá - Colombia
  12. Monroe - usa
  13. Goiânia - Brasil
  14. Nova York
  15. Uberlândia - Brasil
  16. Apatzingan - México
  17. Lisboa
  18. Zihuatanejo - México
  19. Ajijic - México
  20. Londres


“Com a palavra, o Assessor Técnico”


Goiânia (GO) – Luiz Ronaldo de Paula, o mais bem sucedido assessor técnico de Gir da atualidade, dono de empresa Leite e Gir, que assina 9 em cada 10 leilões da raça no país, inclusive o mega leilão “Gir das Américas”, realizado nos chiques salões do hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, lançou o veterinário Henrique Pinheiro (na foto ao lado de Luiz Ronaldo), de Uberaba, ao cargo de assessor/comentarista de leilão de Gir, no último dia 25 de novembro, durante o "2º Leilão Aliança do Gir Leiteiro", no canal Terraviva.


Henrique é um jovem nascido nos currais de Gir, filho de Sílvio Queiroz e colaborador do pai na Fazenda Arapoema, em Uberaba. Ele também compõe a equipe de Luiz Ronaldo na “Leite e Gir”.


Por ser uma estréia, Henrique não foi mal. Ainda tem uma longa estrada pela frente. Essa é uma tarefa que não requer somente conhecimento do assunto, tem que possuir intimidade com a linguagem da televisão, com o microfone e possuir facilidade de comunicação, a exemplo de Luiz Ronaldo, atualmente o melhor comentarista do Gir Leiteiro.


Não diria que o trono de Luiz Ronaldo está ameaçado, mas o país é grande e outros talentos estão surgindo. Veja o caso do jovem Uberabense Rafael Veloso (foto), da G Leite, que presta exatamente o mesmo serviço que Luiz Ronaldo e está com vários leilões programados. Rafael também tem facilidade de comunicação, entende do assunto e é um grande pesquisador da raça Gir.


Outro que também estreiou no mundo das celebridades foi Cláudio Lara (foto), do Cenatte Embriões. Cláudio é versátil, além de um técnico em assessoria para leilões, desempenha um papel de articulador internacional para a comercialização de animais e genética de Gir. Cláudio vem melhorando cada vez mais as suas apresentações, mas ainda precisa imprimir mais entusiasmo nos seus comentários, por que televisão tem o aspecto de performance, show e velocidade.


Ontem, dia 26 de novembro, durante o leilão de Gir leiteiro de Belo Horizonte, transmitido direto do Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, pelo canal Terraviva, foi a vez do criador, professor universitário e jurado de Zebu, João Machado Prata Júnior (foto) fazer a sua estréia na telinha comentando o leilão.


João Machado já é conhecido e reconhecido como um excelente promotor de leilões e agora ocupa mais essa função. Como juiz de pista e criador bem sucedido, fazer comentários para vender Gir não foi tarefa difícil. Só uma coisa atrapalhou João Machado Prata Júnior: como a televisão o fundamental é a imagem, não pegou bem o uso freqüente do velho e inseparável óculos para leitura de perto. Sugiro fazer cópias dos catálogos em letras grandes para evitar o uso deste tipo de óculos, que, na televisão, prejudica a imagem do apresentador.


Tem também o Adir do Carmo Leonel (foto) que, apesar de não ser um comentarista oficial de nenhum leilão, sempre que participa de leilões transmitidos pela TV, ou de recinto, não faz feio.


Dourado

Apesar das duas últimas edições não ter sido transmitida pela televisão, o leilão da Estância Jasdan, em Paraopeba, que acontece todo mês de junho, logo após a Expozebu, é um leilão bastante prestigiado e com grande freqüência de criadores brasileiros e de vários paises da América Latina. O leilão da Jasdan, idealizado por Onofre Ribeiro, criador que imprime em seus eventos vários tipos de performances, lançou no mundo dos comentaristas de leilão o criador Antônio José Dourado de Oliveira (foto à esquerda), criador de Gir no município maranhense de Colinas, na fazenda Rancho do Ipê.


Dourado, como é conhecido, também é um grande conhecedor de Gir e trás uma forma própria de exercer o trabalho de comentarista, começando pelo sotaque nordestino e a habilidade de falar, conquistada nos vários anos no exercício da profissão de promotor público. Eloqüente, Dourado ainda enxerta seus comentários com vários ditados populares, que o torno uma atração a mais aos assistentes do leilão.


Dourado ainda não fez um leilão inteiro transmitido por televisão, mas não terá dificuldades de enfrentar os holofotes da telinha, a julgar pelo seu desempenho nos leilões de recinto.


Em breve faremos uma avaliação dos leiloeiros.