30 de jun. de 2008

Leilão Matrizes do Futuro

Uberaba (MG) - A Megaleite, exposição especializada de leite e a 1ºª Exposição Nacional de Gir Leiteiro, começa hoje no parque Fernando Costa na capital do Zebu. Veja aqui mais alguns animais e seus criadores do 5º Matrizes do Futuro, dia 3 de julho, no Centro de Eventos da ABCZ, às 20 horas, com transmissão pelo canal Terraviva. Veja aqui alguns animais que estarão a venda no "Matrizes do Futuro" e seus criadores:



José Antônio da Silva Clemente, da Fazenda Prata, colocará a venda no leilão Matrizes do Futuro a novilha Lara FIV DP, filha de Meteoro de Brasília na Redenção Te Cal, que tem produção oficial da ABCZ de 6.296 kg de leite. Meteoro, pai de Lara, tem PTA de 377,3 kg.









Onofre Ribeiro, da Estância Jasdan, em Paraopeba (MG), venderá Uirama FIV, filha de Gaiolão DC na Rumba TE. Rumba tem controle leiteiro oficial da ABCZ de 4.192 kg de leite na 1º lactação. Gaiolão DC, cria de Celso Garcia Cid, revelado por João Feliciano Ribeiro, da Fazenda São Bento, é o touro, cuja filhas são as mais procuradas na Estância Jasdan.








Antônio Lopes Batista, da Fazenda Albalat, colocará à disposição dos compradores do 5º Matrizes do Futuro Delícia FIV Albalat, filha de Meteoro de Brasília na Doçura TE da Silvânia. Doçura produziu na primeira lactação em controle leiteiro oficial 6.295 kg de leite.











Eduardo Falcão de Carvalho, da Estância Silvânia, um dos criadores que mais tem touro em central para venda de sêmen, vendera uma prenhez sexada de fêmea de Dona TE Silvânia com Teatro da Silvânia.











José Geraldo Vaz de Almeida, da Fazenda Belo Horizonte, venderá Charada FIV JGVA, filha de Efalc Paraíso Caju na Cafona TE F. Mutum, cuja produção de leite em controle leiteiro oficial é de 8.474 kg. Efalc tem PTA de 207,9 kg.











Henrique Cajazeira Figueira, da Fazenda Figueira, venderá Zilá FIV Alto Estiva, uma maravilhosa filha de Napolitano TE da Cal na Rara A. Estiva, que tem produção oficial de 4.053 kg de leite. Napolitano está em teste com resultado para 2009.












Maria Tereza Lemos Costa Calil, da Fazenda Paraíso, venderá Vidraça Cal, filha de CA Everest na Joaninha Cal. Maria Tereza foi a recordista de venda com o lote mais caro do 1º Leilão Gir Leiteiro Puros de Origem, ocorrido durante a Expozebu 2008.










Nelson Ariza, do Sítio Monte Alegre apresenta para venda Glenda TE NA, filha de Benfeitor Cal na Bahia TE de Kubera, cujo controle leiteiro oficial da ABCZ é de 5.615 kg de leite. Benfeitor, pai de Glenda, é um grande reprodutor e já liderou o ranking de touros Gir Leiteiro por 4 anos consecutivos e tem PTA de 233,8 kg.









Vejam abaixo os animais que Antônio Paulo Abate, Fazenda Albertina, Campo Florido (MG), um dos promotores do 5º Leilão Matrizes do Futuro, venderá neste leilão, no dia 3 de julho, em Uberaba (MG), durante a Megaleite.






Escócia
Prenhez sexada de fêmea com Benfeitor da Cal. Escócia tem lactação oficial de 5.815 kg de leite na primeira cria.









Doroty FIV do Carmo
Benfeitor Cal X Platéia de Brasília – 5.684 kg de leite













Dorotheya do Carmo
Velasco do Carmo X AKira do Carmo – 6.109 kg de leite













Vaidosa II FIV APAG
CA Sansão X Vaidosa do Carmo – 4.022 kg de leite










Flor FIV APAG
CA Sansão X F.B. Oriental – 7.785 kg de leite








29 de jun. de 2008

Pé na estrada: Empadão Goiano


rrUm longo trecho antes e depois da cidade de Mozarlândia está em péssimas condições de tráfego. Um descaso com uma região tão importante para a economia goiana.

Goiânia (GO) – Acabo de retornar da Fazenda Piracanjuba, em Nova Crixá (GO). Saí hoje às 5 horas da manhã e retornei às 23 horas. Durante esse período dirigi por mais de 11 horas. Fiquei pouco mais de 3 horas na fazenda. O suficiente para fotografar duas matrizes doadoras de embriões, Havanera e Lira Cal; gravar duas excelentes entrevistas com Athos Magno, uma sobre seu trabalho de seleção de Gir e a outra sobre a conjuntura atual do Gir brasileiro – em breve disponível na página de Girbrasil no Youtube, na Internet; almoçar costela de porco assada com mandioca cozida, dormir por 30 minutos e mais nada.

Ao retornar, parei na cidade centenária de Goiás Velha, de um mirante na saída da cidade comi um legitimo empadão goiano enquanto apreciava o por do sol entre as montanhas da Serra Dourada, uma imagem de rara beleza. Aproveitei também para comprar alguns vasos de barro, do artesanato local, para o jardim da Santa Clara. Comprei também uma panela de barro para cozinhar a melhor moqueca baiana do Estado de Goiás.

Em Goiás Velha recebi um telefone de Onofre Ribeiro me dando conta que em agosto, mês do seu aniversário, deverá passar duas semanas em Cancun em merecidas férias. Girbrasil está negociando com a Estância Jasdan um contrato para participar da viagem para cobrir as férias de Onofre Ribeiro nas ilhas caribenhas.

Dá pra ver que a viagem não foi tão ruim assim. O pior foi ter que ficar tanto tempo dirigindo em estrada esburacada. Não compreendo como o governo de Goiás permite que uma estrada tão importante para a economia de Goiás fique numa situação dessas. Por lá passa grande parte dos bois que engordam as cifras da nossa economia. Uma região repleta de frigoríficos e mesmo assim abandonada pelo poder público. Depois de cair em dois buracos enormes, tive problema com um pneu. (Rosimar Silva)







Havenera da Piracanjuba, doadora do plantel de Athos Magno. Filha de Orvalho da Silvância com Lira Cal. Mãe e filha têm lactação oficial de quase 6 mil quilos de leite. Há cinco anos Athos Magno cria gir na quente região conhecida como vale do boi, ou "terra do boi branco", um desafio que, segundo ele, valeu à pena "pois mostrou quanto a raça gir adaptou ao clima e as condições de pastagens do lugar", ressaltou.



28 de jun. de 2008

10ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro


Uberaba (MG) – Sílvio Queiroz Pinheiro (foto), presidente da Abcgil – Associação Brasileira de Criadores de Gir – está comemorando antecipadamente o sucesso da Exposição Nacional do Gir Leiteiro em Uberaba na próxima semana, durante a Megaleite, no Parque de Exposições Fernando Costa. Segundo ele, o interesse do criador brasileiro em participar desta nacional comprova o bom momento do Gir Leiteiro brasileiro. Conta que estarão expostos mais de 600 animais, todos Gir leiteiros, dentro do regulamento da Abcgil (animais com controle leiteiro oficial acima de 2.500 kg de leite, ou filhos de animais com a mesma produtividade).

Sílvio conta que são oito pavilhões completamente lotados, “nosso concurso leiteiro têm 48 vacas inscritas”, vibra.

O julgamento começa dia 1º de julho, terça-feira, e irá até o dia 4, sexta-feira. O Concurso Leiteiro inicia segunda-feira, dia 30 de junho e termina na quinta-feira, dia 3 de julho.

Com esses números, a 10ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro será a maior de todos os tempos, evidenciando a força do Gir leiteiro nacional, que cresce a passos largos. Parabéns aos criadores brasileiros e a diretoria da Abcgil pela organização desta mostra, que será uma Mega exposição.

Leilões:
dia 3 de julho - 5º Leilão Matrizes do Futuro, 20 horas
dia 4 de julho - 1º Leilão Mut - VR Gir Leiteiro, 12 horas
dia 5 de julho - 1º Leilão Nobrezas do Gir Leiteiro, 20 horas
dia 6 de julho - 4º Leilão Virtual Reprodutores Calciolândia, 11 horas


Pé na Estrada: Nova Crixás (GO)

Foto: Rosimar Silva
Lago da Fazenda Piracanjuba, de Athos Magno e Margot Riemann, em Nova Crixás (GO). Ao fundo o gado gir, que adaptou-se bem a região de clima quente e úmido.

Goiânia (GO) – Neste domingo, dia 29 de junho, irei à fazenda Piracanjuba, do criador goiano Athos Magno, no município de Nova Crixás, na bacia do Rio Araguaia, terra do “boi branco”, ver como está o seu trabalho na terra do Nelore. Distante quase 400 quilômetros da capital do Estado, Goiânia. Nova Crixás está meio ilhada devido às péssimas condições das estradas que ligam o município à capital. Segundo informações, existe um trecho muito ruim próximo à cidade de Mozarlândia. Serão mais de 5 horas de viagem de ida e outras 5 horas de volta. Devo ficar na fazenda só o tempo suficiente de fotografar e filmar alguns animais e colocar o pé na estrada novamente sob pena de pegar o trecho ruim de estrada durante a noite. Lá vou eu de novo enfrentar os buracos das estradas brasileiras.

Athos Magno criou Gir muitos anos em Piracanjuba, sua cidade natal, mas há quatro anos mudou-se para Nova Crixás, região tradicional produtora de gado de corte. Athos está decidido a introduzir o Gir na região e para isso participa das exposições agropecuárias dos municípios vizinhos. Esta semana, por exemplo, participará da exposição de São Miguel do Araguaia com uma representação de gado Gir da sua propriedade. (Rosimar Silva)

Leilão de Gir Dupla Aptidão em Uberaba (MG)

Foto: arquivo Girbrasil

Uberaba (MG) – O Gir padrão voltará à arena dos leilões na Expozebu em 2009. Depois de ser praticamente engolido pelo Gir leiteiro, sem espaço para vender seus produtos, os criadores de Gir dupla aptidão foram obrigados a migrarem para os leilões virtuais. Mas agora, esse segmento do Gir brasileiro terá um espaço para mostrar e comercializar seus animais.

José Luiz Junqueira Barros e José Sab Neto (foto) vão promover o primeiro leilão Gir padrão de Uberaba de 2009. O evento ainda não tem nome, mas já tem data e horário: será dia 4 de maio de 2009, às 20 horas, no centro de eventos, durante a Expozebu 2009.

Mamede Mussi também é outro criador de gir que também terá um espaço na Expozebu para promover leilão.

Uberlândia 2008
Por falar em José Neto, sabe-se que já iniciou os trabalhos de organização da expogir 2008 de Uberlândia. A 3º exposição promovida pelo Sindicato Rural de Uberlândia sob a coordenação de José Neto tem como meta superar os números de animais dos anos anteriores. Segundo Neto, o trabalho está sendo direcionado para levar para dentro do parque Camaru mais de 700 animais da raça Gir, com os dois julgamentos: Gir Leiteiro e Dupla Aptidão, além de um leilão da raça.

A mega expogir de Uberlândia tem o apoio integral de Paulo Roberto Andrade Cunha, presidente do Sindicato Rural, produtor de leite e criador de Gir Leiteiro em Uberlândia (MG).


Um pouco de história

Uberaba (MG) – Dia 3 de julho será realizado o 5º Leilão Matrizes do Futuro. Esta foto à direita foi feita no dia 28 de junho de 2006, no 3º Leilão Matrizes do Futuro. Na foto Emílio da Maia de Castro, criador de Gir na Fazenda Fantasia, no município de Uruana (GO), atual presidente da Girgoiás – Associação Goiana dos Criadores de Gir; Rosimar Silva, editor de Girbrasil, Homero Gontijo, criador de Gir em Dores do Indaiá (MG) e o casal Danila Sab e José Sab Neto, criadores de Gir na Fazenda Americana, em Uberaba (MG). Um pouco da recente história do “Matrizes do Futuro”.

Fazenda Ribeirão Grande


Uberaba (MG) – Radar dos Poções é o touro do momento. Faturou quase tudo na Expozebu e deverá fazer bonito na megaleite. Miller Cresta de Melo e Silva (foto), da fazenda e Pousada (foto em baixo) Ribeirão Grande, venderá uma prenhez sexada de fêmea de Imbuia (foto à esquerda), filha de Siaras Eros na Montanha, pedigree completamente aberto, com Radar. Um momento imperdível para adquirir duas fêmeas de alto valor genético. Imbuia tem lactação oficial de 5.799 kg de leite e um úbero excepcional.

Alem de Imbuia, Miller vendera no “Nobrezas do Gir Leiteiro” mais 4 animais:

Grece Fiv Ribeirão Grande, filha de Radar com Ciça, cuja lactação é de 4.098 kg;

Falca TE Ribeirão Grande, filha de Modelo de Brasília com Cerpa TE Ribeirão Grande, de linhagem Norte. Cerpa tem lactação oficial de 5.745 kg de leite na 1º cria. Falca foi 1º Prêmio na Feileite, em São Paulo, em 2007; 1º prêmio na Exposição de Franca (SP), em 2008; campeã novilha menos em Passos (MG), em 2008 e Campeã novilha Maior em Araxá (MG), em 2008.

Por fim, um lote duplo, formado por Galax e Gávea Fiv Ribeirão Grande, filhos de Radas dos Poções na Esmeralda, cuja lactação oficial é de 4.094 kg de leite.







À esquerda uma bela imagem da Pousada e Fazenda Ribeirão Grande, de Miller Cresta. Além de explorar o turismo como atividade econômica, a Ribeirão Grande vem fazendo sucesso na seleção de Gir e mostrará o resultado desse trabalho nas pistas de Uberaba, durante a Megaleite no julgamento de gir e no leilão "Nobrezas do Gir Leiteiro".

Em baixo, um recordação da V Expass/2007 - Exposição de Passos (MG), quando Veneza Te da Cal ( Everest X Educação Cal ) sagrou-se campeã Novilha Menor e reservada grande campeã Gir Leiteiro, com apenas 14 meses . Na foto Kinkão, Mateus Giannini , Miller Cresta , o jurado José Jacinto Júnior, de Ituiutaba (MG), ao lado do lendário Wanderley Brandão, segundo Mateus Giannini, o maior vendedor de Tourinhos Gir do Interior de Minas Gerais.


TANAJURA DA CAL


Uberaba (MG)
– O leilão Nobrezas do Gir Leiteiro, dia 5 de julho, na Megaleite, transmissão pelo Agrocanal, venderá animais de ponta, como Tanajura da Cal, (Jarro de Ouro da Cal X Potência da Cal (C.A. Everest x Ema TE Pati da Cal). Lactação em andamento de 3.805 kg. (1° cria). Tanajura é do criador Carlos De Simoni Silveira, da Fazenda Limeira, um criador sério que valoriza o que vende.

Este animal participou de três importantes exposições de Gir Leiteiro: Passos, Araxá e Franca, obtendo os seguintes resultados:

- Grande Campeã da Raça e Melhor Úbere - Araxá (MG)
- Grande Campeã da Raça e Melhor Úbere - Franca (SP)
- Melhor Úbere e 3° no Campeonato da Raça – Passos (MG)


27 de jun. de 2008

Jaime Mantecon Alvarez


Distinguido Señor Rosimar Silva:

Reciba un cordial saludo con nuestro agradecimiento por el espacio dedicado a nuestra participaciòn en Jasdan.

Vamos a dar seguimiento a nuestro acuerdo y estarèmos en comunicaciòn con usted.

Muchas Gracias.

JAIME MANTECON ALVAREZ
jmantecon@villacarriedo.com.mx
SOC. DE PROD. RURAL DE RI VILLACARRIEDO
TUXTLA GUTIERREZ - CHIAPAS
MEXICO

Bom Jardim da Serra, melhor criador em Passos (MG)


Uberaba (MG) – A Agropecuária Bom Jardim da Serra, uma das fazendas promotoras do 1º Leilão Nobrezas do Gir Leiteiro obteve um desempenho invejável na V Expass – Exposição Especializada do Gir Leiteiro, em Passos (MG), nos dias 22 a 26 de março deste ano, conquistando uma extensa lista de títulos:

* Melhor Criador da Raça;
* Campeão Conjunto Progênie de Pai - Impressor de Brasília;
* Campeão Conjunto Família - Norina Cal (FOTO), Elaborada TE BJS e Graciosa TE BJS;
* Melhor Úbere Sênior - Norina Cal;
* Reservada Campeã Vaca Sênior - Norina Cal;
* Reservado Campeão Macho Jovem - Folclore TE BJS;
* 1° Prêmio na 2ª Categoria de 9 até 10 meses - Grécia BJS;
* 1° Prêmio na 11ª Categoria de 28 até 32 meses - Eduana TE BJS;
* 1° Prêmio na 16ª Categoria de 48 até 60 meses - Baderna de Brasília;
* 1° Prêmio na 10ª Categoria de 24 até 28 meses - Folclore TE BJS;
* 2° Prêmio na 2ª Categoria de 9 até 10 meses - Gazela TE BJS;
* 2° Prêmio na 8ª Categoria de 20 até 22 meses - Favorita TE BJS;
* 2° Prêmio na 10ª Categoria de 22 até 24 meses - Formosa TE BJS;
* 2° Prêmio na 15ª Categoria de 44 até 48 meses - Dama BJS;
* 2° Prêmio na 20ª Categoria de 96 até 108 meses - Norina Cal;



24 de jun. de 2008

Pé na Estrada: Cravinhos e Uberlândia


Goiânia (GO) - Amanhã retorno à estrada. Meu destino será a Fazenda Café Velho, de José Luiz Junqueira Barros, em Cravinhos (SP), onde devo ficar por dois dias produzindo o site e o DVD da fazenda. De lá vou para Uberlândia visitar as fazendas de Eduardo Milagre, Paulo Roberto Andrade Cunha, José Sab Neto, Arnaldo José Frizzo Filho e Otacílio Ferreira Matos. Todos esses criadores de gir de Uberlândia são parceiros de Girbrasil e vou colher material, principalmente fotos de animais, para divulgação na Revista e no site Girbrasil. (Rosimar Silva)

5º Leilão Matrizes do Futuro

Uberaba (MG) - Veja relação dos animais da Fazenda Aprazível, de João Machado Prata Junior, à venda no 5º Leilão Matrizes do Futuro, dia 3 de julho, em Uberaba:


Leilão de Gir no Rio de Janeiro ao vivo pela internet



Rio de Janeiro (RJ) – Amanhã, dia 25 de junho, acontecerá o 1º Leilão Gir Cidade Maravilhosa, às 8 horas da noite, promoção do Rancho Sagrada Família, de Emerson Teixeira de Oliveira, selecionador de Gir Leiteiro e o mais premiado da raça no Estado. O leilão será presencial e a transmissão será via internet.

História
Este leilão tem um caráter histórico para o Gir brasileiro, pois inaugura uma nova forma de transmissão, com tecnologia de ponta, sem os costumeiros atrasos na transmissão, permitindo, inclusive, que os lances sejam via internet.

A internet ainda é uma tecnologia pouco explorada pelos criadores, mas tem sido uma grande ferramenta de comunicação e transmissão de dados de todos os segmentos da economia mundial. Quem sabe poderá ser, também, a grande ferramenta o Gir nacional. A prova é a aceitação do blog Girbrasil entre todos os criadores de Gir e Girolando usuários da rede mundial de computadores.

Click aqui e veja catálogo eletrônico com fotos e todas as informações do leilão de Gir da Cidade Maravilhosa


23 de jun. de 2008

1º Leilão Nobrezas do Gir Leiteiro


Mateus Giannini ao lado de Dália Ribeirão Grande, cuja prenhez sexada de fêmea do touro Major dos Poções será vendida no dia 5 de julho em Uberaba (MG).



Uberaba (MG) – Um novo grupo de criadores de Gir Leiteiro também vai bater o martelo em Uberaba, durante a Megaleite. Será o 1º Leilão Nobrezas do Gir Leiteiro, dia 5 de julho, sábado, às 20 horas, no Centro de Eventos da ABCZ, com transmissão pelo canal do Boi, com assessoria de Luiz Ronaldo e vendas por conta da Nova Sat leilões.

Os promotores são Guto Quintela, da Agropecuária Bom Jardim da Serra; José Coelho Victor e Filhos, da fazenda São José do Can Can; Mateus Giannini, da Chácara Giannini; Miller Cresta de Melo e Silva, da fazenda Ribeirão Grande e José Márcio e Carlos de Simone Silveira, da Fazenda Limeira.

Essa turma representa a força do Gir Leiteiro de Passos (MG) e estão afinados com animais bem preparados, produtivos da melhor genética nacional do Gir leiteiro.



José Coelho Victor e Guto Guintela (fotos) compõem o grupo do leilão "Nobrezas do Gir Leiteiro".


Click aqui e veja catálogo eletrônico do 1º Leilão Nobrezas do Gir Leiteiro.


Valdevi Guimarães: todo apoio ao Gir


Valdevi Guimarães, (à esquerda) recebe das mãos do presidente da Associação Goiana dos Criadores de Gir, Emílio da Maia, premiação durante a Expogoiás 2008.


Bela Vista de Goiás (GO) – A capital Goiana da raça Gir, atualmente um referência nacional na seleção de Gir, comprovou, mais uma vez, por que recebeu merecidamente este título. O Gir foi a raça com o maior número de animais na 20ª Agropecuária da cidade. A exposição deste ano foi comandada pelo Sindicato Rural de Bela Vista, cujo presidente é Valdevi Guimarães, criador de Gir, produtor de leite no município e peça fundamental no atual estágio que se encontra a união dos criadores do município.

Valdevi assumiu o Sindicato no lugar de Wanderley Siqueira, que afastou do cargo para candidatar-se nas próximas eleições municipais.

Mas mesmo como vice-presidente, Valdevi sempre deu o apoio necessário aos criadores de Gir e agora como presidente lotou o parque com quase 70 animais de vários criadores locais e alguns convidados.

A expogir 2008 de Bela Vista foi a melhor de todos os tempos. Os animais foram à pista nos dois julgamentos: Dupla Aptidão e Aptidão Leite, todos os campeões foram premiados. A jurada oficial foi Lílian Jacinto, de Ituiutaba (MG). Nos dois dias de julgamento, os expositores de Gir promoveram churrasco no pavilhão mostrando que esse trabalho de união é duradoura e está acima de qualquer vaidade individual.

O mais importante é que os criadores de Gir, com o total apoio do Sindicato, estão elevando o nome do município para todo o Brasil e os resultados estão aparecendo nas pistas, haja vista os bons desempenhos dos criadores Valdevi Guimarães e Daniel Silvano na Expogoiás em maio passado.

Segundo Daniel Silvano, “os criadores de Gir de Bela Vista estão unidos e, juntos, agradecem o apoio de Valdevi Guimarães e de toda a diretoria do Sindicato Rural, que soube valorizar a raça Gir”.

Artur Correia, criador de Gir há mais de 50 anos em Bela Vista, reconhece o bom momento que vive a seleção de Gir no município. Segundo ele, “Bela Vista como um todo está de mãos dadas em prol do Gir”, finaliza.

Artigo: Gyr en Mexico


fotos: girbrasilJaime Dario Mantecon Vasquez (filho) e Jaime Mantecon Alvarez, criadores de gir no México.

Arriaga, Chiapas (MX) - Girbrasil publica, com exclusividade, a palestra de Jaime Mantecon Alvarez, proferida no 3º Simpósio da Jasdan, dia 13 de junho, no Maquine Park Hotel, em Paraopeba (MG). Jaime Alvarez é o maior criador de Gir do México, com mais de 500 vacas, na “Finca” El Rosário, no Estado de Chiapas. Alvarez é pai de Jaime Dario Mantecon Vazquez, conhecido dos giristas brasileiros, que todo ano participa da Expozebu. Todo o rebanho da Finca El Rosario tem como base o gado brasileiro. Há muitos anos que eles importaram animais brasileiros de vários criadores.

Jaime Alvarez pertence a uma organização que presta consultoria aos pequenos e médios produtores rurais do México com elaboração e até financiamentos para custeio e aquisição de animais e equipamentos. Segundo ele, o déficit de tourinhos Gir somente no seu Estado para os próximos seis anos é de 10 mil animais.

De olho na genética brasileira, Jaime Mantecon Alvarez comprou o lote mais cara do leilão da Jasdan, no dia 14 de junho. Ele pagou R$ 68.800 pela bezerra Viena Fiv, filha de Radar dos Poções na L`Última, a última filha do touro Gaiolão DC em monta natural. Além desse animal, pai e filho também adquiriram outros animas durante os shopping da Jasdam e na fazenda dos Poções, de Arthur Souto Filizolla. Esses animais seram mantidos no Brasil para futuras parcerias com seus ex-proprietários.

Jaime considera o fim das barreiras sanitárias entre Brasil e México a principal prioridade dos criadores de Gir desses dois países.


Gyr en México

En la primera parte del siglo pasado comenzó en México el proceso de la Reforma Agraria. Esto fue provocado por una lucha armada que provocó muchos muertos en mi País. La Ley contemplaba 3 formas de tenencia de la tierra: la Ejidal, la pequeña propiedad que podía llegar a ser el terreno que pudiera mantener 500 animales adultos o su equivalencia en ganado menor, y la Comunal. Como todas las cosas, hubieron buenos y muy malos resultados.

Dentro de lo bueno, que definitivamente fueron muy pocas cosas, es que se logró una estabilidad política durante muchos años, estabilidad que a pesar de enormes dificultades estamos disfrutando en México hasta el día de hoy.

Las cosas malas fueron muchas.- Los gobiernos empezaron a competir en que los resultados en el campo estaban ligados a ver qué Gobierno repartía más tierras. Esto se fue haciendo una práctica constante que provocó dos grandes problemas.- El primero: se hizo un enfrentamiento de clases, los ricos contra los pobres. El latifundista contra los minifundistas, esto lo provocaban falsos líderes y políticos corruptos. El segundo problema fue muy grave.- Se creó el minifundio que nos llevó a parcelas de una hectárea o menos.- ¿Qué puede producir una familia en una propiedad de este tamaño? Pobres, muchos pobres, millones de pobres.- Y lo otro: productores muy fáciles de ser captados por el narcotráfico. La enorme cantidad de dinero que se maneja en esta actividad nos tiene inmersos en una lucha que está provocando en México más muertos que en Irak. Queremos pensar, la gente de bien, que vamos a ganar esta guerra contra la delincuencia internacional organizada. Delincuencia que indirectamente se creó por el minifundio improductivo.

¿Qué hemos hecho en México para revertir este problema? En 1992 se modificó la Constitución Política y se terminó con el reparto agrario. Se reconoció que ya no había más tierras que repartir. En Chiapas, mi Estado, tenemos 7 millones de hectáreas.- Dos son de Selva, 4 millones son ejidales, el resto es propiedad privada.- La nueva Ley permite a los ejidatarios convertirse en propietarios de la tierra con un trámite relativamente sencillo. Esto les permite vender. La idea es que los no rentables desaparezcan como productores permitiéndoles vivir con la creación de empleos dignos. No hemos sido muy exitosos en esto. Tenemos una población de inmigrantes en Estados Unidos y Canadá que ya está rebasando los diez millones de mexicanos. Las remesas que envían a sus familias son más de 20,000 millones de dólares anuales.

La otra idea es revertir el minifundio agrupando tierras formando cooperativas o Sociedades de Producción Rural que manejen proyectos rentables. Tenemos claro que para capitalizar a los pobres solamente se puede lograr con plantaciones forestales y frutales o la ganadería de bovinos. En estas actividades tenemos ejemplos de éxito, no muchos por cierto.

En el grupo financiero al que pertenezco estamos financiando muchos productores ganaderos. En lo que va del año llevamos entregados 50 millones de dólares con créditos a 5 años, con un promedio de crédito por productor de 35,000 dólares, la tasa de interés es del 9% anual en pesos mexicanos. La zona en que lo estamos haciendo es en el Sur Sureste del País. Zona tropical muy parecida a Minas Gerais.- ¿Qué ayuda está dando el Gobierno para facilitar el crédito?

PRIMERO - Se reconoció que había que luchar con 3 problemas:

a) La cultura de no pago de los pobres. b) La falta de garantías para los bancos y c) La poca rentabilidad.

A los productores que tienen apoyo bancario, el Gobierno participa premiando a los productores organizados en un proyecto con lo siguiente: El productor aporta el 10% en efectivo del costo del proyecto. El Gobierno le da de garantía al Banco el 20%, pero este es solidario, es decir, si el Banco participa con 100 millones de dólares, el Gobierno pone un fondo de 20 millones de este fondo se toma el dinero para liquidar todos los créditos no pagados por el productor. Si esto no llegara a alcanzar, el Gobierno da un aval por el 80% del saldo del crédito. El Banco pierde el saldo restante.- Esto está provocando que los grandes bancos internacionales como City Bank, HSBC, y BBVA, estén ya participando en el campo mexicano. Para hacer rentable el proyecto en todas las obras de infraestructura, como corrales, máquinas de ordeña y tractores, el apoyo puede llegar a través de un subsidio hasta por el 50% del costo.- Pueden participar todos los ganaderos hasta un tope máximo de 65,000 dólares por crédito, lo que pase de esta cantidad lleva los tratamientos de un crédito normal hasta 5 años de plazo, con una tasa de interés del 14% anual.

Dentro de los ejemplos de éxito, en el Banco estamos financiando once cooperativas en el Estado de Coahuila, en el altiplano de México, en la zona Central de País, dedicadas a la producción de leche con ganado holstein, son aproximadamente 300 productores, ordeñan 2,000 vacas, un promedio de 7 vacas por productor, producen 54,000 litros de leche diarios, una media de 27 litros por vaca, su costo de producción es de 33 centavos de dólar por litro y su precio de venta de 46 centavos.- Definitivamente es una prueba de que pueden ser rentables, si son capacitados y organizados. Estas dos condiciones: capacitación y organización, son algo en lo que se tiene que trabajar intensamente en el campo con los pequeños productores.

En los próximos días en el Banco les vamos a dar un crédito por 4.4 millones de dólares para comprar 2,200 vacas a 2,000 dólares cada una.- El Gobierno va a subsidiar el 50% de todas las obras de infraestructura, los productores participan con el otro 50% del costo. Ante toda esta problemática ¿en qué puede participar el gyr en las zonas tropicales de México y qué podemos lograr entre los productores brasileños y mexicanos?

Somos observadores en mi Empresa de los avances genéticos y tecnológicos de los gyristas brasileños desde hace 38 años. Tratamos de estar en Brasil todos los años y mi hijo Jaime tiene contacto directo con muchos de ustedes. Somos admiradores de estos avances y hemos tratado de replicarlos en México. En nuestra ganadería tenemos 500 vacas gyr, todas con sangre de ganaderos brasileños. Somos la ganadería más grande de México en esta raza. Hemos ganado más de 300 campeonatos nacionales de la raza.

Estamos convencidos de que es la solución para producir leche en el trópico de México a bajo costo, en este momento en el Banco estamos financiando a los productores pequeños que deseen mejorar su producción, el precio de los toretes gyr está siendo de 2,500 dólares, precio mínimo para toretes producidos en campo, los precios con un manejo mayor llega a los 5,000 dólares, el más caro que hemos financiado se vendió en 15,000 dólares. Tenemos muchos problemas a superar y para lograrlo necesitamos la ayuda de los gyristas brasileños.

Estos son algunos de los siguientes:

1 - No alcanza la producción de toros, tenemos un déficit en el Estado de Chiapas (uno de los 20 Estados tropicales de México) de 10,000 toretes gyr en los próximos seis años.

2 - No existen disponibles hembras gyr. En México nadie vende. No hay hembras en el mercado.

3 - Tenemos que producir gyr-holando en los establos de holstein. Es necesario semen de toros brasileños probados para México. Miles de dosis. Están muy caras por los problemas de la apreciación del Real y por el hecho de que no están entrando de manera legal. Se debe hacer un convenio sanitario entre Gobiernos.

4 - Necesitamos tecnología brasileña en manejo de rebaños y producción de material genético.

Vamos a invitar al Gobierno de Chiapas a visitar Brasil, para hacer un programa de Gobierno en este sentido. Necesitamos empezar el trabajo, hoy me parece un buen día para hacerlo, estoy seguro que en México lo vamos a lograr porque vamos a tener la ayuda de ustedes para hacerlo.

Por eso, y por su atención, Muchas gracias.

Jaime Mantecon Alvarez

___________________







Ficou combinado com Jaime Alvarez a visita de Girbrasil na Exposição Nacional de gir no México em 2009. Rosimar Silva também prestará uma assessoria de comunicação à propriedade Finca El Rosario com vista a promover o rebanho de gir do grupo.

19 de jun. de 2008

Rio de Janeiro se prepara para leilão de gir


Rio de Janeiro (RJ) – O Rancho Sagrada Família, de Emerson Teixeira de Oliveira, selecionador de Gir Leiteiro e o mais premiado da raça no Estado, estará promovendo o “1º Leilão Gir Cidade Maravilhosa”, dia 25 de junho, quarta-feira.

O leilão de Gir do Rancho Sagrada Família será transmitido ao vivo via internet. Será uma nova tecnologia para este tipo de evento, sem aqueles tradicionais segundos de atraco. Segundo Emerson, “poderá haver, no máximo, 2 segundos de atraso”.

Os lances poderão ser feitos via internet, com mais comodidade e baixo custo. O leilão será no Clube Marapendi, na avenida das Américas, 3.979, na Barra da Tijuca, em frente do Barrashopping.

Às 19 horas será servido um coquetel de apresentação dos animais e ao final do leilão será sorteada uma Jóia especial entre os compradores.

Para participar e assistir o leilão via internet, é só acessar www.ranchosagradafamilia.com. Veja o catálogo do evento. Click aqui

Emerson Teixeira de Oliveira, promotor do leilão, diz que espera "a presença de todos os criadores de gir do Estado do Rio de Janeiro no Clube Marapendi" e convida dos criadores de todo o Brasil para assistirem o leilão via internet. Avisa que para esta transmissão será empregada a mais recente tecnologia de transmissão de imagens via internet, "nova no Brasil, que reduz o atraso em quase cem por cento, facilitando a audiência e a interação com o leiloeiro permitindo dar lances em tempo real", esclarece.


Lote 01 - Brancura da Silvânia
(Teatro da Silvânia X Rocar Mantilha Zonado)
Fêmea/Nascimento: 05/06/2002
Vendedor: Emerson Teixeira de Oliveira

A Vaca mais premiada do RJ
• Grande Campeã Novilha Estado de São Paulo/2006.
• Melhor Úbere Jovem, Campeã Torneio
Leiteiro e Grande Campeã Fluminense/2006.
• Melhor Úbere jovem e Grande Campeã
ExpoCordeiro/2006.
• Campeã Vaca jovem ExpoPapucaia - RJ/2006.
• Campeã Vaca 4 anos Expo Gir Leiteiro Araruama/2006.
• Reservada Campeã Nacional Expomilk - SP/2006.

A mancha sagrada do Gir


Foto: Girbrasil

Segundo os 'poetas' do gir, as manchas no gir são sagradas, representam a mais profunda ligação com a pureza racial trazida da Índia. Agora, uma mancha em forma de coração é capaz de elevar ainda mais a paixão dos giristas pela raça. Indiana é uma novilha, do plantel de gir leiteiro de Fernando Leite, da fazenda São Pedro da Barra, no município Goiano de Padre Bernardo, filha de Teatro da Silvânia. Rosimar Silva mostra o capricho da natureza em produzir um animal com uma mancha especial.



Padre Bernardo (GO) – Dia 18 de junho DE 2008 passei o dia na Fazenda São Pedro da Barra, no interior de Goiás, município de Padre Bernardo, próximo de Brasília, de propriedade de Fenando leite, Fátima Leite e Tiago Leite. A Fazenda São Pedro da Barra é uma especialista na produção de leite, produtora de Girolando e Gir Leiteiro.

A última conquista da fazenda foi o grande campeonato fêmea de Gir leiteiro na exposição do Estado de Goiás, em maio de 2008, em Goiânia.

Entre os animais encontrei uma filha de Teatro da Silvânia, Indiana, (foto) com uma mancha especial. A mancha tem o formato perfeito de um coração, parece mais uma pintura que uma mancha do acaso do destino.

Fernando Leite vem investindo na seleção de Gir leiteiro. Participa das principais exposições do país e está de malas prontas para a Megaleite em Uberaba (MG) com 15 animais. O Resultado já está aparecendo. Parabéns à família leite pelo trabalho em prol do melhoramento do Gir leiteiro e pela bela Indiana, com sua mancha especial.

(Rosimar Silva)