30 de mar. de 2008

Criador compara sumários de Touros Gir Leiteiro

Click na imagem para ampliar

Caro Rosimar,

Primeiro: parabéns pelo trabalho sério que está fazendo na divulgação da Raça Gir.
Segundo: fiz esta planilha para comparar os dois sumários, e vi uma discrepância imensa no PTA, que deixa dúvidas ao avaliar um touro para compra de sêmen. Sempre tive como base a EMBRAPA/ABCGIL, que todos os catálogos de empresas utilizam.

Métodos diferentes de avaliação, que precisam esclarecer e não confundir, afinal partimos do princípio que as quatro entidades em questão são idôneas. Diante de tal impasse o que fazer?

Forte abraço,

Pedro Silveira
GURUPI - TO
"GIR TEM SIM"

pesilcam@gmail.com


Nota do Editor:
Se você deseja receber está planilha no excel, envia um e-mail para Girbrasil (midiagir@gmail.com) solicitando e receberá inteiramente grátis.


28 de mar. de 2008

Rio Vale vende Gir leiteiro na Expozebu/2008

A Rio Vale Agronegócios, do Carlão da Publique (foto), irá participar dos mais importantes leilões de gir leiteiro da ExpoZebu 2008.

A Rio Vale iniciará suas vendas no Leilão Gir Leiteiro Puro de Origem. À convite do pecuarista João Machado Prata Jr, da Fazenda Aprazível, a Rio Vale ofertará Dolly TE Kubera. Dolly possui vários produtos de FIV na Rio Vale e na Agropecuária Corona. A matriz é filha do Impressor de Brasília com C.A. Indaiatuba (7.203 Kg), uma das três melhores mães de toda a história do Gir Leiteiro. Dolly é irmã materna de C.A. Grosélia (9.387 kg), uma das principais doadoras do plantel da Agropecuária Palma. O Leilão Gir Leiteiro Puro de Origem será realizado no dia 03 de maio, sábado, as 12h, no Centro de Eventos Rômulo Kardec de Camargos, durante a ExpoZebu, em Uberaba.

No 7º Gir Leilteiro Terras de Kubera & Convidados realizado por Ângelus Cruz Figueira a Rio Vale colocará à venda Alfa TE de Brasília (foto). Com 5.899 kg de leite na primeira lactação, a matriz é filha de Vale Ouro de Brasília na Índia de Brasília (11.341 kg). Alfa é irmã materna do número um do Ranking de Touros EMBRAPA/ABCGIL, Puno de Brasília. O leilão será realizado no domingo, 04 de maio, em Uberaba (MG).

No dia 06 de maio, terça-feira, a Rio Vale encerra as suas vendas na 17º edição do Leilão Tradição Gir Leiteiro, referência da raça que oferta doadoras representantes das melhores famílias do Gir Leiteiro Nacional. Com 4.800 kg de leite na primeira lactação, Neiba Bemfeitor da Cal é filha do Bemfeitor, líder absoluto do ranking EMBRAPA/ABCGIL por quatro anos consecutivos. A mãe de Neiba é uma legítima representante da linhagem Maxixe, consagrada por vacas como Nata e Juju, recordistas mundiais. O evento será realizado as 20h no Centro de eventos Rômulo Kardec de Camargos.

Mais informações sobre a Rio Vale Agronegócios com Carlão pelo telefone (11) 9105-2030 ou pelo site www.riovale.com.

27 de mar. de 2008

Gir Leiteiro em Araguari (MG)

Prezado Rosimar Silva,

Sou criador de gir leiteiro. Ainda um iniciante. Minha fazenda é em Araguari (MG), bem na beira da estrada MG - 223, que liga Minas Gerais ao Estado de Goiás, passando pela ponte Quinca Mariano (105 km de Caldas Novas (GO) e 50 km de Araguari (MG)). Tenho umas 40 reses PO e mais 20 receptoras com prenhez confirmada, além de 10 animais em sociedade com outro criador. Até no final do ano espero atingir umas 50 fêmeas PO. O gado é todo de inseminação/Fiv e TE (Fertilização In vitro e Transferência de Embriões), exceto umas 10 vacas adquiridas das fazendas Palma, Brasília e Kubera. Tenho 64 anos, sou aposentado do Banco do Brasil, advogado e atualmente diretor financeiro da Cooperativa de Crédito.

Um grande abraço para você, parabéns pelo belo trabalho de divulgação dos criadores e da raça Gir no Brasil.

Lauro Wilson Henrique
Araguari (MG)

lauro.wilson@hotmail.com

25 de mar. de 2008

Gir Leiteiro no Rio Grande do Norte

Amigo Rosimar,

Gostaria que me ajudasse a encontrar gado Gir leiteiro no Rio Grande do Norte, sou de Caicó (RN), e quero encontrar os criadores, pois preciso comprar um tourinho em formação.
Um grande abraço. Grato.

Breno Olegário
brenoolegario@hotmail.com

Nota do editor:
Atenção criadores do Rio Grande do Norte e Estados vizinhos, por favor entrem em contato com o Breno que vai dar negócio”.

24 de mar. de 2008

Dalila ( Nobre x Nigéria)

Prezado Rosimar Silva,

Envio para você a foto de Dalila ( Nobre x Nigéria). A Nigéria é filha do Radar e doadora da Fazenda Calciolândia. No próximo leilão virtual da Calciolândia, será ofertada uma prenhez sexada de fêmea irmã da Dalila (foto). A Dalila produziu em 365 dias 9.329 litros de leite, primípara parindo aos 31 meses! A sua produção corrigida na idade adulta é de 13.808 litros de leite. Sua filha (Frida filha do Modelo de Brasília ) está sendo preparada para Expozebu/2009.

Marcelo Rezende Queiroz
Sítio Vale Azul
Governador Valadares - MG

20 de mar. de 2008

Cachoeira Fest - A festa do Gir

Guilherme, Beatriz, Gustavo e Gabriel, descendentes de Celso Garcia Cid, da cidade de Londrina (PR), dando continuidade na seleção de zebu. Aqui, durante o Leilão Cachoeira Fest de 2006. Este ano o Cachoeira Fest será de Gir no dia 12 de abril de 2008, durante a exposição de Londrina.

Londrina (PR) – A exposição de Londrina, no Paraná, será palco de um importante leilão de Gir, o Leilão Cachoeira Fest, promovido pela fazenda Cachoeira. A Fazenda Cachoeira tem papel importante na história do Gir nacional, pois foi fundada pelo saudoso Gabriel Garcia Cid, o homem que lutou contra tudo e contra todos para importar zebu da Índia para o Brasil. Graças a Celso Garcia Cid, o Brasil teve a honra e o privilégio de importar o touro Krishna e tantos outros das raças Gir, Nelore e Guzerá.

O Cachoeira Fest, dia 12 de abril, às 14 horas, é uma promoção da Fazenda Cachoeira, de Fábio André, criador Goiano da cidade de Hidrolândia e da Central de Inseminação Nova Índia. Serão 30 lotes de fêmeas Gir e sete machos.

19 de mar. de 2008

Nota de Falecimento

Goiânia (GO) - Morreu nesta madrugada (19/03), Maria Glória Leão, mãe de Neusa Leão, esposa do criador Fábio André, em Goiânia. Maria Glória pertencia a tradicional família Leão da cidade de Rio Verde e era prima do também criador de Gir Wagney Leão, que atualmente mora em Uberlândia (MG). Maria Glória será sepultada às 16 horas no cemitério Jardins da Palmeiras, em Goiânia (GO).

16 de mar. de 2008

Encontro de Criadores na Fazenda Javi


Criadores de várias partes do Estado de Goiás participaram do encontro na
Fazenda Javi, em Bela Vista de Goiás, no sábado, dia 15 de março de 2008

Bela Vista (GO) – A fazenda Javi, na região da Arapuca, no município de Bela Vista de Goiás, foi palco de um importante encontro de criadores de Gir do Brasil, nesse sábado, dia 15 de março. Aos 84 anos, Artur Correia recebeu familiares e criadores para um almoço regado com mostra de gado, muito chopp, música sertaneja e um exemplar almoço típico de fazenda. Sem contar a deliciosa sobremesa, repleta de doces e queijos.

O ponto do alto do encontro foi a visita aos currais e piquetes ao redor da sede da Fazenda Javi, onde estavam vários rebanhos de gado Gir, separados por categoria, um capricho de Artur Correia. Vacas paridas em lactação, novilhas prenhas, tourinhos, novilhas de "sobre ano" e vacas solteiras.

Em cada parada Artur respondia as freqüentes perguntas dos visitantes: “quem é a mãe”? Quem é o pai? Qual a origem? Etc.

Em todos os lotes é possível perceber uma característica comum a todos os animais: a mansidão. O gado não estranhou a multidão de criadores, com suas roupas coloridas e máquinas fotográficas disparando flashs sem parar.

O tempo colaborou e a chuva só apareceu por volta das 4 horas da tarde, quando praticamente todos os criadores já tinha ido embora. O sol também não foi forte, ideal para passear entre os animais apreciando um por um.

A família
Artur Correia é casado com Dona Lourdes e tem 4 filhas: Ana Maria, Marlene, Lourdes e Leilamar. São 11 netos. Átila Guimarães, neto e filho de Leilamar e Vilmar Guimarães, é, atualmente, o neto mais ligado à raça Gir, inclusive é o tesoureiro da Associação Goiana dos Criadores de Gir. Átila, junto com o resto da família, contribui com a organização do encontro, principalmente na articulação com os criadores de Gir.

Seleção
Artur Correia seleciona Gir há mais de meio século. Segundo ele, nunca comprou um tourinho de mascate, “só coloquei no meu rebanho touros de criadores consagrados de várias partes do Brasil, principalmente de Minas Gerais”. Em 2004, com o apoio dos netos Átila e Regis, Artur iniciou o registro do seu rebanho como LA (livro aberto). Neste ano começa a nascer os produtos PO (Puro de Origem) da Javi.

A Fazenda Javi foi usuária da genética de Uberaba por muitos anos. Recentemente, Artur buscou touros nos planteis de Alberto Pereira Nunes Filho,Trindade (GO); Jorge Cordeiro – Dores do Indaiá (MG); Zeide Zab – Avaré (SP) e Carlinhos da Granja, em Formiga (MG).

Presenças
O encontro foi prestigiado por vários criadores, entre eles Emílio da Maia de Castro, presidente da Associação Goiana dos Criadores de Gir, de Rosimar Silva, Daniel Silvano e Caio Sandro, organizadores do 3º Encontro de Criadores de Gir, dia 19 de abril, em Bela Vista. Mas a presença mais ilustre foi de Íris Resende Machado, criador de Gir e Prefeito de Goiânia (GO).

Saulo e Samuel
Durante o almoço a animação ficou por conta de dupla belavistense Saulo e Samuel, que agradou bastante. Saulo e Samuel são filhos de Bela Vista e já fazem Shows em vários Estados do Brasil. O contato para contratar a dupla é (62) 9238-8237 e 8157-210-




O Casal Artur Correia e Dona Lourdes, colhendo os frutos e o
reconhecimento de várias décadas de trabalho na Fazenda Javi

________Cavaleiro da Alegria________
Artur Correia, 84 anos, é um exemplo de vitalidade. Durante o encontro, além de dar atenção aos convidados, ainda encontrou tempo para montar seu cavalo e ajudar os peões na apartação de um lote de vacas gir. Até hoje Artur levanta todo dia de madrugada, participa da ordenha das vacas e trabalho durante todo do dia em todas as "lidas" da fazenda.

15 de mar. de 2008

João Machado em Goiás

Goiânia (GO) - João Machado Prata Júnior, o líder dos "Puros" está em Goiás desde ontem. No primeiro dia da sua visita esteve na Fazenda de Andréia Nunes para ver de perto o animal que Andréia levará à Uberaba para ser vendido no 1º Leilão Gir Leiteiro Puros de Origem. Hoje o encontro será com Fábio André, em almoço na capital Goiana. Hoje também é o almoço na Fazenda Javi, de Artur Correia, estão confirmados praticamente todos os criadores de Gir do Estado de Goiá.

14 de mar. de 2008

Morre Barreira ZS, filha do Tempo

Cravinhos (SP) – A vaca Barreira ZS (na foto com a filha Dama Boiadeiro) cria de Zeide Sab, pertencente ao criador paulista José Luiz Junqueira Barros, o Bi, morreu. Barreira ZS era filha de Tempo na Veranista (linhagem alecrim) e era muito querida na Fazenda Café Velho, em Cravinhos (SP). Segundo José Neto, filho de Zeide Sab, a mãe de Barreira chegou a produzir em uma única tirada 40 litros de leite.

Segundo José Luiz, Barreira quebrou o chifre e morreu devido às complicações desse acidente. Sua morte ocorreu 7 dias após parir uma linda bezerra, filha do touro Cabaré. A bezerra recebeu o nome de Gbarreira.

Barreira ZS é mãe de Dama Boiadeiro com o lendário Boiadeiro. Dama Boadeiro foi reservada Grande Campeã na Expouberlândia 2006. Além de Dama, Gbarreira, Barreira ZS deixou na fazenda Café Velho mais três fêmeas: Brunela, Sakina e Fúria e um macho, Garimpo DOBI.

12 de mar. de 2008

Zé Neto foi vítima de capotamento

Uberlândia (MG) - José Sab Neto (foto), criador de gir em Uberaba (MG), filho do saudoso Zeide Sab, está hospitalizado em Uberlândia (MG), vitima de um capotamento de automóvel. A informação foi repassada pelo próprio Zé Neto que ligou para Girbrasil do hospital comunicando o ocorrido. Segundo ele, o Saveiro que dirigia simplesmente desgovernou depois de uma tentativa de frear o carro.

Zé Neto estava indo para a cidade mineira do Prata quando capotou e bateu em uma árvore. Foi socorrido por populares. A ambulância chegou ao local depois de uma hora e meia.

Do hospital, onde está usando colete, após ser perguntado se tinha quebrado alguma coisa, respondeu: “sei não”. A previsão para alta é para amanhã, dia 13 de março. Zé Neto só lamentou que esse acidente o impedirá de comparecer ao almoço na fazendo do Artur Correia, em Bela Vista de Goiás. “diga ao Artur que, infelizmente, não vou comparecer a esse encontro por motivos de saúde, mas que estou satisfeito em saber que os companheiros criadores de Gir de Goiás vão até lá render merecidas homenagens a ele”.

Diz que o médico já avisou que ele ficará no “estaleiro” por pelo menos uns 15 dias.

Zé Neto é o principal articulador do Congresso Mundial que acontecerá dias 23, 24 e 25 de abril em Araxá (MG).

Alta Genetics visita Fazenda Santa Clara, em Goiás

Ricardo Ramos Rodrigues, Gerente Distrital da Alta Genetics em visita à Fazenda Santa Clara, de Rosimar Silva, no municipio de Bela Vista de Goiás, ao lado dos tourinho Gaiolão RS (vermelho), filho de Gaiolão DC e Dalua do Roza, filho de Caruso.

Goiânia (GO) – O zootecnista Ricardo Ramos Rodrigues, gerente Distrital da Alta Genetics para os Estados de Minas Gerais, Goiás, Pará, Tocantis, São Paulo e Brasília, esteve ontem (11 de março) na fazenda Santa Clara, município de Bela Vista de Goiás, para ver de perto o touro Dalua do Roza (Caruso X Diana da SJ) e o tourinho Gaiolão RS (Gaiolão DC X Marqueza). A comitiva da Alta Genetics era composta, além de Ricardo Rodrigues, por Ricardo César dos Passos, médico veterinário, dona da Cria Fértil, Guilherme Franco Rodrigues, administrador de Agronegócios e representante comercial da Cria Fértil e Rosimar Silva, proprietário da Fazenda Santa Clara.

A Cria Fértil representa a Alta Genetics no Estado de Goiás. Ricardo Rodrigues gostou dos animais destacando a “beleza racial de Dalua do Roza, cabeça muito bonita, porte elegante, ótima pelagem e comprimento”. Quando ao tourinho Gaiolão RS, o que chamou mais a atenção foi “a profundidade e o arqueamento de costelas’. Ricardo acrescentou ainda a cor da pelagem, “vermelho fechado e a boa estrutura do animal”. Gailão RS está com apenas 15 meses. Segundo Ricardo, “com esse desenvolvimento, com essa estrutura, pode-se esperar um belo animal na fase adulta”.

Ainda sobre o tourinho Gaiolão RS, Ricardo Rodrigues, complementou dizendo ser um animal com um bom pedigree, “oriundo de um dos planteis mais respeitados do Brasil”, que é o do Onofre Ribeiro/João Feliciano Ribeiro, Paraopeba (MG).

Dalua do Roza
Dalua será inscrito no teste de progênie Embrapa/Girgoiás deste ano. Ele é filho do lendário touro Caruso, de linhagem alecrim e tem uma história de fêmeas leiteiras em todos os currais por onde deixou filhas. Sua mãe é Diana da São José, uma vaca com muita estrura, filha do touro Visual da São José, provado no Sumário de Touros ABCZ/Unesp e que se destaca por produzir filhas boas de leite e bons úberes.

Gaiolão RS
Filho de Gaiolão DC, um dos touros de grande história no Brasil. Gaiolão tem excelentes filhas espalhadas em todo o Brasil e bons filhos. Sua mãe é Marqueza, uma das principais doadoras de embriões da Estância Jasdan, com 4.111 kg de leite em controle oficial da ABCZ. Apesar de jovem, Gaiolão RS está se revelando um dos melhores filhos de Gaiolão RS.


Ricardo César dos Passos, médico veterinário, dona da Cria Fértil, Guilherme Franco Rodrigues, representante comercial da Cria Fértil e Ricardo Passos Rodrigues, da Alta Genetics, de Uberaba (MG), observando o touro Dalua do Roza, na Fazenda Santa Clara, Bela Vista de Goiás

10 de mar. de 2008

Almoço na Fazenda Javi, Bela Vista de Goiás

Caro Rosimar,

Quero parabenizá-lo por articular o almoço de confraternização no dia 15 de março na Fazenda Javi no município de Bela Vista de Goiás promovendo o encontro dos criadores goianos. O Sr. Artur Correia, é um exemplo de dedicação a raça gir. São 55 anos dedicados ao gir embora tenha registrado o rebanho na ABCZ somente em 2006. Dessa forma aguardo ansioso a matéria e obra do Sr. Artur Correia que será publicada no Blog Girbrasil. Espero que publique muitas informações sobre o gado gir da Fazenda Javi não se esquecendo de disponibilizar muitas fotos do gado, que possui ótima caracterização racial. Contamos que a Girbrasil faça a cobertura do encontro publicando posteriormente todos os detalhes e muitas fotos do evento. Principalmente do gado.

Desejo todo sucesso neste almoço de confraternização do Sr. Artur Correia.

Edineive Geraldo
edneive@cedro.com.br
(31)9939-6438
Contagem - MG

9 de mar. de 2008

Zezão confirmado no 1º Leilão Gir Leiteiro de Goiás

Goiânia (GO) – José Roberto Nunes de Castro (foto), o Zezão, jovem criador de Gir do Estado de Goiás, neto de Alberto Pereira Nunes Filho, da Estância São José, é mais um criador a confirmar participação no 1º Leilão Gir Leiteiro do Estado de Goiás. Além de vendedor nesse leilão, Zezão também participará como promotor do 3º Encontro de Criadores de Gir, dia 20 de abril, em Bela Vista.

Zezão vem se destacando na seleção de Gir em Goiás com animais produtivos e de alta beleza racial, como a vaca Ustacha, uma das principais doadoras da raça Gir do Brasil. Zezão também trabalha na perspectiva de atrair novos criadores de Gir no Estado, para isso abriu os principais ventres dos seus animais para “futuros parceiros que desejam iniciar na raça com o que existe de melhor em leite e raça no Brasil”, ressalta.

Zezão é Filho de Roberto de Castro e Marisa Nunes (filha de Alberto Nunes). Juntos com os pais está selecionando gir com a base herdada de Alberto Pereira Nunes Filho.

Com a confirmação de Zezão no 1º Leilão Gir Leiteiro do Estado de Goiás, sobem para dois o número de herdeiros de Alberto Nunes nesse evento. A outra participante é Andréia Nunes. Didi Garrote e Rosângela Nunes, da fazenda Fortaleza da São José, informam que não vão participar por que estão construíndo nova sede na fazenda e por isso não tem animais preparados para vender em leilão este ano.

Jordana Nunes Garrote (foto), filha de Didi e Rosângela, diz que prestigiará o 3º Encontro de Criadores de Gir e o 1º Leilão Gir Leiteiro de Goiás com a presença e "no 2º Leilão Gir Leiteiro de Goiás, em 2009, vamos vender um animal de altíssimo nível", promete.


Frete Grátis para expositor no encontro de Gir

Goiânia (GO) – Com o objetivo de fazer um evento de alto nível e que satisfaça o prazer do participante de ver animais de alto nivel racial e produtivo, a organização do 3º Encontro de Criadores de Gir, dia 20 de abril, em Bela Vista de Goiás, fará o transporte dos animais que estarão em exposição durante o evento. Por isso, os criadores de Gir de Goiás que desejam mostrar seus animais (até cinco por criador), podem solicitar por telefone, ou e-mail, o frete de graça aos organizadores. Segundo Rosimar Silva, um dos organizadores do evento, as rotas estão sendo feitas e pede que aqueles criadores que vão expor gado durante o evento façam contato o mais rápido possível para garantir o frete dos seus animais e facilitar a execução dessa operação de transporte de animais.

Contatos:
ROSIMAR SILVA – (62) 8415-3211 – rosimardogir@gmail.com
CAIO SANDRO – (64)
8404 - 0857 – caiogir@gmail.com
DANIEL SILVANO – (62) 9976-9250 – danieldsil@hotmail.com

Presidente da Ourofino é criador de Gir

Goiânia (GO) - O presidente do Grupo Ouro Fino, Norival Bonamichi, é o mais novo criador de Gir Leiteiro do Brasil. A entrada de Norival na lista de criadores de Gir do Brasil demonstra a força do crescimento da raça em todo o país. Esperamos que esse crescimento, com a entrada de novos e importantes criadores de Gir, seja permanente e sustentável. Parabéns ao Noviral Bonamichi pela sábia decisão de criar e selecionar Gir, “a raça que tem a cara do Brasil”.

8 de mar. de 2008

1º Leilão Gir Leiteiro do Estado de Goiás

Hidrolândia (GO) – O 3º Leilão Gir Fan, do criador Goiano Fábio André foi adiado em virtude do estado de saúde da sogra de Fábio, que está hospitalizada. Fábio confirmou sua participação no 1º Leilão Gir Leiteiro do Estado de Goiás, dia 20 de abril, sábado, em Bela Vista. É um nome importante do Gir nacional prestigiando o leilão e o 3º Encontro de criadores, em Bela Vista. Fábio abriu a porteira da Estância Royal para os promotores do leilão Gir Leiteiro de Goiás para escolher uma fêmea para remate.



Morrinhos (GO) – José Renato Chiara (foto), criador de Gir em Morrinhos é um dos veterinários de maior prestígio no Estado de Goiás, proprietário da empresa Samvet Embriões, especializado em Transferência de Embriões e Fecundação In Vitro (Fiv), também participará do Encontro de criadores como promotor e venderá uma prenhez no 1º Leilão Gir Leiteiro do Estado de Goiás. José Renato levará à remate um embrião sexado de fêmea de Teatro da Silvânia.



Uberlândia (MG) – Outra confirmação importante de participação no 3º Encontro de Criadores de Gir de Bela Vista é a dupla Milton Magalhães Filho e Milton Magalhães Neto (Foto), de Uberlândia. Tradicionais criadores de Gir Leiteiro, com prêmios nas principais exposição de Gir do Brasil, engrandecerão o evento em Bela Vista. Milton Magalhães (pai) é diretor da Associação Nacional dos Criadores de Girolando, onde desempenha um importante papel para o crescimento da pecuária leiteira do Brasil. Os “Miltons” serão promotores e venderão um animal no 1º Leilão Gir Leiteiro do Estado de Goiás.

7 de mar. de 2008

Tese sobre consanguinidade

Prezado Rosimar,

Sem querer colocar lenha na fogueira, mas agora que os ânimos se acalmaram sobre a discussão da consangüinidade (endogamia) na raça Gir, decidi disponibilizar minha tese de mestrado sobre o tema, no site da Fazenda Sumauma, no link Artigos (Destaques).
Lá o interessado poderá conhecer mais sobre a estrutura genética da raça, os efeitos da endogamia sobre características produtivas e reprodutivas (produções de leite, gordura, proteína, lactose, sólidos totais e duração da lactação; idade ao primeiro parto e intervalo de partos) e um ensaio sobre a alteração da base genética nas avaliações genéticas.
Acredito que deste modo estarei colaborando para enriquecer o debate, pautado em análises técnicas.

Um abraço,

João Cruz Reis Filho

Engenheiro Agrônomo
Doutorando em Melhoramento Genético Animal
www.fazendasumauma.com.br

1º Leilão Virtual Ventres de Elite

Brasília (DF) – Os dois gigantes do Gir Leiteiro do Centro-Oeste, Fazenda Jacurutu e Agropecuária Palma, vão fazer o “1º Leilão Virtual Ventres de Elite”. Será dia 15 de março de 2008, às 14 horas, pelo Canal Rural. Entre as estrelas do leilão está Profana (Caju de Brasília X Jafra). Profana tem produção oficial pela ABCZ de 17.185 kg de leite. Uma fábula de leite. Profana, com essa lactação, é a recordista mundial de produção de leite e acho que jamais será superada oficialmente. A fazenda Jacurutu é de Demetrius Mesquita e Raimundo Martins de Mesquita, já a agropecuária Palma é do ex-governador de Brasília e ex-senador também por Brasília, Joaquim Roriz.

Gir das Paineiras

E aí grande Rosimar,

Tudo pronto para o encontro em Bela Vista? Pode colocar minha presença como certa neste grande encontro da raça. Gostaria de colocar um link do blog da Girbrasil nos meus sites, tanto o www.girpaineiras.vet.br (do meu gado), quanto o www.paineirasreproducoes.com.br (da minha empresa), primeiramente gostaria da sua autorização e se possível um logo para eu colocar no site.

Um grande abraço

Zé Eduardo
Gir das Paineiras
Consolação - São Paulo/SP
Tel. (11) 3231-4589

5 de mar. de 2008

Em busca de Jorge Cordeiro

Olá caríssimo Sr. Rosimar Silva,

Sou filho do Sr. Jesus Abreu, também criador de gado Gir. Visitei o Blog Girbrasil, realmente está maravilhoso: a qualidade do gado é excelente e à apresentação está bem detalhada e interessante. Gostaria de saber como funciona a associação do gado Gir ai em Goiás e como poderia apresentar o meu plantel. Gostaria de saber se teria como o Sr. me fornecer o contato do Sr. Jorge Cordeiro pois por um infelicidade eu perdi minha agenda onde postava o contato dele. Certo de pode contar com o Sr. lhe agradeço desde já.

Leandro Abreu
(94) 8129-6868
leandroabreu@hotmail.com

Nota do Editor:

“Obrigado Leandro,

O objetivo do nosso trabalho é contribuir na promoção e divulgação da raça Gir e dos criadores de Gir do Brasil e de outros países também. Sobre a Associação Goiana dos Criadores de Gir, informo que é uma entidade voltada aos criadores de Goiás.
Sobre o Jorge Cordeiro, ex-criador de Gir em Dores do Indaiá (MG), informo que seus herdeiros criaram o Condomínio Jorge Cordeiro. Você pode falar com um dos filhos de Jorge, Gilmar Cordeiro pelo telefone (62) 9975-0520, ou pelo e-mail gilmarcordeirodesouza@gmail.com. Gilmar é um criador de Gir com fazenda em Goiânia, capital do Estado de Goiás”

Visita à Fazenda São João Bosco, Silvânia (GO)

Prezado Rosimar Silva,

Quero parabenizá-lo pela realização do 3º Encontro de Criadores de Gir, dia 19 de abril, em Bela Vista de Goiás, pois nós aqui da região das Águas Quentes e Estrada de Ferro, temos um grande orgulho de sermos admiradores da Raça GIR e são pessoas como você, que apesar de não conhecê-lo, tive algumas oportunidades de constatar via Internet e via revista Girbrasil. A sua paixão pelo GIR dignifica a raça, ainda mais quando tem ao seu lado um conhecedor e também apaixonado pela raça como meu amigo CAIO SANDRO, aqui de Caldas Novas. MEUS PARABÉNS!!!!


Gilmar Martins dos Santos
Caldas Novas (GO)
gillmartins@hotmail.com

4 de mar. de 2008

Andréia venderá no leilão dos "Puros"

A Seleção de gado gir de Andréia Nunes iniciou com o seu pai
há 42 anos na Estância São José. Como uma das herdeiras desse
patrimônio genético, Andréia promete dar continuidade a obra do pai.



Goiânia (GO) – Andréia Nunes (foto), filha do saudoso Alberto Pereira Nunes Filho, ex-presidente da Associação Goiana dos Criadores de Gir, da Estância São José, em Trindade (GO), entrou para o seleto grupo do “1º Leilão Gir Leiteiro Puros de Origem”, encabeçado pelo criador mineiro João Machado Prata Júnior.

“Os puros”, como Girbrasil passou a chamar os integrantes desse grupo, é composto por João Machado (Uberaba), Onofre Ribeiro (Paraopeba), Antônio Paulo Abate (Campo Florido), Léo Machado (Alexânia) e Arthur Souto Maior (Jequitibá). Os poucos convidados serão escolhidos a dedo no grande cenário nacional do Gir Leiteiro.

Fontes extra-oficiais informam que apenas dois criadores de Goiás farão parte desse grupo especial de vendedores em Uberaba este ano. Andréia Nunes e Fábio André, da Estância Royal.

Sabe-se que cada membro dos “Puros” fez um aporte de R$ 9.000,00 para um fundo de R$ 45.000,00 para a promoção do leilão. Por tudo isso, será sem dúvida um dos principais leilões da Expozebu 2008. A Assessoria será de Luiz Ronaldo, que visitará todos os plantéis participantes do leilão e estará autorizado a escolher o animal que julgar melhor para participar do leilão. Sem direito de recusa do proprietário.

Andréia Nunes já escolheu o animal que levará à pista gramourosa do leilão dos “Puros”: será uma filha de Xantina da São José, campeã nacional do Controle Leiteiro Oficial da ABCZ de 2002. “Vou levar o que tenho de melhor e espero repetir o feito de 2006, quando meu animal obteve o preço mais alto do leilão Dose Dupla”, relembra Andréia.

Um dia com Arthur Correia


fotos: Rosimar SilvaVisão panorâmica da Fazenda Javi, em Bela Vista de Goiás,
a bela propriedade de Arthur Correia e do seu maravilhoso rebanho,
mais de meio século de seleção. Um exemplo de dedicação à raça gir.


Bela Vista (GO) - Arthur Correia, 84 anos, dos quais mais de meio século criando e selecionando gir, receberá os criadores de gir de Bela Vista e do Estado de Goiás, para um grande almoço de confraternização, no dia 15 de março, sábado. O Churrasco começa às 10h com mostra de gado. O criador de gir e prefeito de Goiânia (GO), Íris Rezende Machado, já confirmou presença. Essa é mais uma articulação de Girbrasil visando a união dos criadores goianos e o reconhecimento do trabalho de um homem que sempre acreditou na raça gir. Breve matéria completa sobre a vida e obra de Arthur Correia.

Arthur Correia, no alto dos seus 84 anos de vida.
Um exemplo de homem digno, trabalhador e honesto.

3 de mar. de 2008

Parceiros do 3º Encontro de Criadores de Gir

Goiânia (GO) – Mais dois nomes importantes do Gir leiteiro Nacional aderiram ao 3º Encontro de Criadores de Gir, dia 19 de abril, na cidade de Bela Vista de Goiás, distante 45 km de Goiânia, atual "Capital Goiano da Raça Gir". Os dois vão participar como promotores do evento. Demetrius Mesquita, criador goiano radicado em Brasília, dona da Fazenda Jacuturu. Demetrius é um criador de destaque no Gir leiteiro nacional, promotor de grandes leilões em Uberaba e com tourinho em teste de progênie Embrapa/Abcgil.

João Cruz Reis Filho, engenheiro agrônomo, atualmente Doutorando em Melhoramento Genético Animal, é criador de Gir leiteiro na fazenda Sumaúma, em Miradouro, município da zona da mata mineira, às margens da BR 116, km 679, distande 30 km de Muriaé (sentido Rio) e 85 km de Realeza (sentido Bahia). João mora atualmente em Brasília, onde trabalha no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Veja mais: 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8

2 de mar. de 2008

Cinqüentenário da 1ª visita de João Feliciano à Vitória da Conquista

João Feliciano na Estância Jasdan, Paraopeba (MG), em junho de 2006.
Aqui ao lado da vaca Última, a última filha de Gailão DC por monta natural.

Vitória da Conquista (BA) – A EXPOCONQUISTA 2008 irá ocorrer no período de 8 de março a 16 de março de 2008, e será realizada no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, na cidade de Vitória da Conquista, no Estado da Bahia, tendo como promotora a Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense – COOPMAC, onde será realizado o julgamento em pista. São esperados cerca de 80 animais da raça Gir para a mostra. O julgamento ocorrerá nos dias 13 e 14 pelo Dr. Marcelo Miranda. O regulamento será o unificado da ABCZ/ABCGIL.

O destaque deste ano será a exposição de Gir e uma grande homenagem aos ex-criadores Coronel Virgílio Mendes Ferraz -Ziziu Mendes - e João Feliciano Ribeiro, dia 13 com coquetel às 20h. No dia 14 acontecerá o 1º Leilão Conquista do Gir, às 20h. Cujos promotores são Contabrás Agropecuária, Fazenda Cinelândia e Jaymilton Gusmão. O leilão levará à remate 35 lotes de fêmeas, tourinhos e embriões. Convidados de várias partes do Brasil já confirmaram a presença. Não terá canal.

Saga de João Feliciano

Há exatamente meio século João Feliciano (foto) saía de Araxá, no triangulo mineiro, onde morava e tinha suas propriedades, dirigindo um caminhão GMC com 08 tourinhos com destino a Exposição de Vitória da Conquista - BA.

A viagem foi tumultuada e demorada, pois as estradas eram muito precárias, quando chegou à Vitória da Conquista a exposição já havia terminado e os pecuaristas da região já haviam retornado às suas fazendas. João Feliciano ficou por duas semanas tentando vender os tourinhos, mas não conseguia.

Foi a uma Igreja de Nossa Senhora da Vitória e orou pedindo que o iluminasse; coincidentemente quando saiu foi orientado que procurasse o Coronel Ziziu Mendes.

Foi a sua fazenda Oriente onde foi bem recebido; ficando por ali uns três dias, nascendo uma grande amizade.

João Feliciano passou a ser seu consultor e adquiriu, na época, a elite dos principais plantéis de Minas Gerais, Goiás e São Paulo, como Mauricio Andrade, Geniplo Dornas, Miguel Gonçalves, Diomedes Gentil dos Santos e da recém importação da Índia de Quincas Borges.

Ziziu, sem dúvida, tinha um dos melhores planteis de Gir do Brasil sempre preocupado com a produção de leite, onde produzia naquela época 3.000 litros de leite a pasto em vacas gir registradas, recorde até hoje não superado no Brasil.

Com o seu falecimento, o filho Marcelino Santos Mendes (Bebé) atendendo um pedido do pai, confia a João Feliciano para uma parceria 40 novilhas filhas de suas melhores vacas com touros indianos que incorporou ao seu plantel em suas fazendas em Araxá e posteriormente Fazenda São Bento e Estância Jasdan em Paraopeba, onde João Feliciano e seu filho Onofre Ribeiro mantêm a chama acesa do trabalho iniciado por Ziziu, na década de 1920.

Dessa amizade surgiriam filhas dos touros famosos de Ziziu Mendes: Egípcio, Relevo, Kaiser, Utan, Tango, e tantos outros.

Segundo Onofre Ribeiro, filho de João Feliciano, "Vitória da Conquista, sem dúvida foi um marco no GIR LEITEIRO com equilíbrio (racial e rusticidade) e o nome de Ziziu se perpetuou para sempre".

Veja os principais contatos da Exposição de Vitória da Conquista:

· D. Lúcia (COOPMAC) – (77) 2101-4008 ou (77) 8119-4880;
· Jaimilton Gusmão – (77) 3421-3508 ou (77) 3421-3369 ou (77) 9979-3369;
· Maria Franco Rodrigues – (33) 3621-5734 ou (33) 9971-6263 ou (33) 9986-1708 e
· Joaquim Souto – (71) 9172-0610 - jsoutobr@yahoo.com.br

Pró-Genética Minas Gerais

Belo Horizonte (MG) – Atenção criadores de Gir do Estado de Minas Gerais. Fiquem de olho no calendário oficial do Pró-genética de 2008. Ótima oportunidade para vender tourinhos.

CURVELO – 5 de abril de 2008-03-02
Governador Valadares – 12 e 26 de abril e 26 de outubro
Campina Verde – 25 de maio
Carangola – 01 de junho – a confirmar
Belo Horizonte – 03 de junho
Serro – 20 de junho – a confirmar
Curvelo – 25 de outubro – a confirmar

Para mais informações entre em contato com:
EMATER/MG - Departamento Técnico – DETEC
contato: José Alberto de Ávila Pires (Xapecó)
telefone: (31) 31 9776 1675
e-mail: xapeco@emater.mg.gov.br