25 de out. de 2007

Irado TE Vila Rica

Goiânia (GO) - Irado TE Vila Rica é do criador Dilson Cordeiro (foto), de Brasília (DF). Segundo o criador, Irado é "mais uma opção mocha da raça gir no Brasil". Ele é neto de CA Sansão, filho de Meteoro de Brasília, que figura como o quinto melhor touro do sumário da Embrapa/Abcgil. Sua mãe, Fada, tem lactação oficial de 8.124,30 Kg em 365 dias. Fada foi Grande Campeã e Melhor Úbere na Expobrasília em 2006, além de sagrar-se campeã do torneio leiteiro daquela exposição, com média/dia de 31,24 kg de leite. Irado TE Vila Rica tem sêmen disponível na Alta Genetics.

16 de out. de 2007

Jidah da São José

Bela Vista de Goiás (GO) - A Fazenda Arapuca Velha, ex-produtora de Cachaça da melhor qualidade, do saudoso Paulo Pacheco, atualmente se dedica à seleção de gir por meio de um dos seus proprietários, Dr. Lauro Belchior, pai de Samuel Belchior, deputado estadual pelo (PMDB). Estive na Arapuca Velha no último sábado e me surpreendi com o touro Jidah da São José, touro participante da primeira bateria de touros do teste de progênie Embrapa/Girgoiás. Jidah é filho de Egipcio TE, touro do criador mineiro José Afonso Bicalho, atual diretor financeiro da Abcgil, com a vaca Beduína da São José, do antigo plantel de Alberto Pereira Nunes.
Dr. lauro Belchior está confiante no desempenho de Jidah no teste de progênie. Durante minha visita aproveitou para mostrar algumas crias do touro. Todas muito boas. O Touro, segundo Dr. Lauro, transmite comprimento, profundidade e boa caracterização.
Dr. Lauro é um entusiasta com os programas de melhoramento do gir de Goiás: laboratório de TE e do teste de progênie. Já está preparando outro animal para o teste de 2008, um filho do touro Gamazonic, filho da vaca Ustacha ZS. Em breve mostrarei o animal aqui no blog Girbrasil. Por falar em Gamazonic, cabe comunicar que ele está na Central congelando sêmen. Um touro maravilhoso e que possui filhas boas de leite. Interessados no sêmen de Gamazonic, entrar com contado com Girbrasil e fazer a reserva. Serão congeladas apenas 1.000 doses.
Vista da entrada da Fazenda Arapuca Velha, no municipio goiano de Bela Vista, capital do Gir do Estado de Goiás.

14 de out. de 2007

GIR LEITEIRO FARÁ BONITO NA FENAGRO 2007

Goiânia (GO) - Durante a Fenagro 2007, Salvador - Bahia, de 24 de novembro a 02 de dezembro, o Núcleo dos Criadores Gir Bahia-Sergipe contarão com um stand dentro do parque de exposições para receber seus associados e visitantes interessados em conhecer melhor o Gir Leiteiro.

Abaixo o calendário da Fenagro 2007:
Inscrições: De 15 de setembro a 01 de novembro de 2007.

Sendo que a taxa de inscrição por animal será de R$ 150,00 até 01 de outubro e após esta data será de R$ 180,00. Favor encaminhá-las para a ABAC pelo fax 71 3375-3062. Os animais destinados aos leilões também ficarão expostos nas argolas juntamente com o gado de pista.

Entrada dos animais: De 17 a 23 de novembro.
Torneio Leiteiro: De 26 a 28 de novembro a partir das 14 horas.
Leilão Baby: 28 de novembro às 20 horas
Julgamento: 29 e 30 de novembro às 14 horas.
No julgamento será adotado o regulamento unificado ABCZ/ABCGIL em sua totalidade, exigindo principalmente dos animais participantes os dados produtivos e reprodutivos.

Leilão Gir Bahia: 30 de novembro às 20 horas.
Saída dos animais: A partir do dia 03 de dezembro.


12 de out. de 2007

CTZL - Centro de Transferência de Tecnologias de Raças Zebuínas

Goiânia (GO) - O Centro de Transferência de Tecnologias de Raças Zebuínas com Aptidão Leiteira (CTZL), área de 194 hectares localizada na Rodovia BR 060, no Gama (DF), a 50 km da Esplanada dos Ministérios, será inaugurado dia sete de novembro de 2007. O presidente do Conselho Técnico Administrativo do CTZL é o pesquisador da Embrapa Cerrados, Moacir Saueressig.
O chefe-geral da Embrapa Cerrados, Roberto Teixeira Alves, destaca que o projeto do CTZL é "um bom exemplo de integração de órgãos federais, distritais e iniciativa privada". A criação do CTZL, orçada em 11,6 milhões, recebeu o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Ciência e Tecnologia, Emater-DF, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e Associações de Criadores de Raças Zebuínas Leiteiras (Gir, Guzerá, Indubrasil e Sindi).

"A razão de apoiar é que o projeto beneficia a inclusão social através da difusão de tecnologias", salienta Aniceto Weber. O CTZL fica na Fazenda Tamanduá, local que servia de base para o Sistema de Produção de Leite da Embrapa.

CTZL oferecerá cursos, palestras e dias de campo voltados para agricultores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, representantes de cooperativas e associações de produtores. "Acreditamos até que iremos receber profissionais de toda a América Latina",

Prova de Produção de Leite

Segundo Paulo Horta, criador de Gir em Brasília e um dos lutadores para a concretização do CTZL, a primeira ação será a I PROVA NACIONAL DE PRODUÇÃO DE LEITE, abrangendo fêmeas registradas Gir (PO ou LA), primíparas, até os 42 meses de idade, sob o mesmo manejo e com igual alimentação. NÃO HÁ EXIGÊNCIA DE LACTAÇÃO CONTROLADA OFICIALMENTE DAS MÃES. Segundo ele “queremos estimular a identificação de novas linhagens leiteiras, fugindo da evidente endogamia, hoje tão presente.” Basta ser GIR registrada pela ABCZ.

Paulo Horta diz que as "novilhas" prenhes deverão estar na Fazenda a partir de 01.5.08; as parições deverão estar programadas para 01.07.08 a 30.8.08; o manejo será: pastejo rotacionado com suplementação de concentrado. Durante a seca será fornecido feno e silagem de milho. Não serão usados hormônios.

Teste de Progênie Embrapa/Girgoiás

Numérico ZS, de Emilio da Maia de Castro, atual presidente da Girgoiás

Goiânia (GO) – Em primeira mão, publicamos fotos de dois touros participantes da 3º bateria de touros do teste de progênie Embrapa/Girgoiás. São fotos extra-oficiais, feitas na central Transêmen, em Goiânia. Ao todo são oito touros: Krishna JK GIL, de Gilmar Cordeiro de Souza; Numérico ZS, de Emílio da Maia de Castro; Galileu, de Íris Rezende Machado; Krishna Orvalho GIL, de Bráulio Afonso de Morais; Jukov Piracanjuba, de Athos Magno; Bey Rajni 3970 TE, de Eduardo Costa Simões; Nobre ZS, de José Sab Neto e Maranamú da Saudade, de Alberto Ferreira Motta. Publicaremos, em breve as fotos de todos os touros. A Girgoiás informa que todos os sêmens foram coletados e codificados. Em breve inicia a distribuição às fazendas colaboradoras. Quem tiver interesse em participar do teste como fazenda colaboradora, deve entrar em contado com a Associação pelo telefone (62) 3203-4753.

Jukov Piracanjuba, de Athos Magno Costa e Silva
Fonte: Girgoiás - Click na tabela para aumentar o tamanho.

8 de out. de 2007

Jampur do Caio

Goiânia (GO) – Este é Jampur, Filho de Jampur Fan (Jampur Gamad POI Fan x Escrita Fan) X Delanda Piracanjuba(Heroi Dalton da Cal x Queila da São Jose - Vaca que vai a chave de ouro) . Segundo seu proprietário, Caio Sandro, de Caldas Novas (GO), tem leite e raça, além de ser precoce. Aos 18 meses já tem exame de andrológico positivo. O tourinho já está cobrindo algumas vacas do rebanho de Caio.

Zurita e "o circo de famosos"

Goiânia (GO) – Recebi uma carta do Dr. Francisco Jalles Neto, criador de Nelore em São José do Rio Preto criticando a postura do presidente da Unidade Brasileira da Nestlé, Ivan Fábio Zurita (foto). A briga é por causa do projeto de Zurita de fazer cruzamento industrial de Nelore com Simental, denominado projeto “Vitelo”. A birra é que Zurita, que de pecuária conhece pouco, disse que o cruzamento será ideal devido “a carcaça e rusticidade da raça simental”. Afirmação infeliz.

O nelorista disse que os leilões realizados por Zurita foi um “circo de Famosos e industriais endinheirados que mal sabem distinguir uma vaca de um boi”.

Essa briga já ganhou até nota na revista Veja. Pensei que briga desse tipo só acontecia entre os criadores de Gir. No Nelore também a “goiabeira cai a folha”.

Voltando ao caso, Dr. Jalles propõe que outros nelorista façam formalmente uma reclamação a ACNB – Associação dos Criadores de Nelore do Brasil – para impedir que Zurita continue divulgando essas “qualidades” do simental.

3º Leilão Virtual da Fazenda Brasília

Goiânia (GO) - Dia 20 de outubro é a vez de a Fazenda Brasília realizar seu 3º Leilão Virtual da Fazenda Brasília, sábado as 13:45h, transmissão Canal Rural, serão prenhezes sexadas de fêmeas das melhores doadoras da Fazenda Brasília "Média acima de 12.000 kg de Leite na Lactação". Rubens Peres e Flávio Peres (foto) vão dispor da melhor genética Gir leiteiro que já consagrou a Fazenda Brasília como uma das principais fazendas do Brasil na produção de animais altamente leiteiros.

1º Leilão Virtual Aliança Gir Leiteiro

Goiânia (GO) – A necessidade de comercialização, de divulgação e promoção da raça gera uma necessidade de ampliar relacionamentos. Veja o caso dos leilões, em que o criador participa como convidado, ou parceiro. Dia 9 de outubro acontecerá o 1º Leilão Virtual Aliança Gir Leiteiro, que reúne três planteis de diferentes regiões. São criadores que estão se unindo para vender. Isso é Bom. Trata-se de Maria Tereza Lemos Costa Calil, Milton de Almeida Magalhães Júnior e Sílvio Queiroz. Maria Tereza é do Estado de São Paulo, Milton de Uberlândia e Sílvio de Uberaba e presidente da ABCGIL – Associação Brasileiro de Criadores de Gir Leiteiro. O leilão será as 20 horas, dia 09/10/2007, pelo Agrocanal. Serão 40 lotes de fêmeas, todos os animais com controle leiteiro oficial. Uma boa oportunidade. Imperdível.

5 de out. de 2007

Montana Fan


Goiânia (GO) – Múcio Borges (foto), envia fotos do touro Montana Fan, filho do Príncipe e irmão paterno da Ilha Bela, vaca jovem campeã em Uberaba no concurso leiteiro, com 8.400kg de leite. Filho de Diadema Fan (POI) com produção de 5.700kg de leite, controle oficial da ABCZ. Montana Fan participa do teste de progênie Embrapa/Girgoiás, primeira bateria, e, segundo Dr. Múcio “é um animal com características raciais raras e que será certamente uma opção importante para os criadores de gir leiteiro”.
Foto histórica do dia em que Dr. Múcio Borges, à direita, comprou Montana Fan de Fábio André. Ao fundo, o jovem Átila Correia, criador de gir em Bela Vista de Goiás e neto de Artur Correia, tradicional criador de gir em Bela Vista.

1 de out. de 2007

Leilão de Marcello Moraes adiado

Abaeté (MG) - Dr. Marcelo Moraes liga dizendo que seu primeiro leilão virtual foi adiado em virtudes de agenda para transmissão pelo canal de televisão. Informa que brevemente outra data será marcada e que os animais estão sendo preparados para esse grande evento.

Água

Goiânia (GO) – Nesses tempos de seca permanente e prolongada, quando se vê uma foto como esta valorizamos ainda mais água que temos em nossas fazendas. Seca em Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. As águas estão baixando a cada ano antecipando o grande tema da humanidade: água. Os recursos naturais nem sempre são renováveis e se o homem não cuidar dos recursos ambientais, daqui a algum tempo vamos ter sérios problemas com o abastecimento de água nas fazendas
Por falar em água, uma pergunta: onde fica e de quem é essa fazenda da fato acima? Uma dica, fica no Estado de Minas Gerais.

Bi vende embriões

Ribeirão Preto (SP} – O premiado José Luiz Junqueira Barros (foto à esquerda), O Bi, da Fazenda Café Velho, que fez a grande Campeão da Expozebu 2007 e dos dois grandes campeonatos da Exposição de Uberlândia (MG) 2007, modalidade dupla Aptidão, está fazenda uma promoção interessante. Está vendendo 10 embriões de macho (nascimento previsto para dezembro de 2007 e janeiro de 2008) dos touros Cabaré DOBI e Krishna II na vaca Campeão DOBI .(foto abaixo), grande Campeão da ExpoUberlandia 2007 e na Camponesa. Tudo por R$ 20.000,00. Só vende o pacote.
Krishna II foi um touro de excelente caracterização racial, de propriedade do criador Goiano Hélio Lemos (foto à direita). Segundo Hélio Lemos, as filhas de krishna II, além de belas, são leiteiras. Quem se interessar, envie e-mail para Girbrasil (rosimardogir@gmail.com).